Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

10 dicas de empreendedorismo para mães que desejam começar um negócio

10 de maio de 2023
mães empreendedoras
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

“Mulher que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos”, esse é o significado de mãe ou mães no dicionário Michaelis. Só que mais que cuidar do outro, muitas mães empreendedoras buscam cuidar de suas responsabilidades e seus empregos, conciliando tudo.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Outras, invés de atuar para outras empresas, contam com seu próprio negócio. Um estudo realizado pela Rede Mulher Empreende mostrou que em 68% dos casos, quando uma mulher se torna mãe, ela também se torna empreendedora.

Os dados apontam que a cada dez mulheres que empreendem, sete são mães. Esses números reforçam um outro estudo, desta vez da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que revelou que cerca de 50% das mulheres que saem de licença-maternidade não retornam aos cargos após o período.

O empreendimento surge como uma oportunidade de renda para a família, além de se manter dentro do mercado de trabalho.

+ 7 ideias de trabalho para mães com filhos pequenos

Para ajudar essas mães empreendedoras, separamos algumas dicas que podem ajudar a começar um bom negócio, seja para substituir uma oportunidade ou para recomeçar e se tornar dona e proprietária de algo que é seu. Confira!

10 dicas para mães empreendedoras

Algumas dicas podem nortear as mães empreendedoras para começarem a dar o pontapé no próprio negócio a qualquer momento da vida, inclusive, indo contra as expectativas do mercado. 

É assim que as mães empreendedoras têm a oportunidade de ser sua própria chefe e ter maior autonomia sobre as decisões tomadas. O empreendedorismo permite que se trabalhe em algo que se ama, o que pode trazer uma grande satisfação pessoal.

O empreendedorismo é a possibilidade de ganhos financeiros mais expressivos, já que o sucesso do negócio pode ser diretamente proporcional ao esforço e dedicação investidos. Mas não só isso! Veja algumas dicas:

Identifique uma necessidade

Comece procurando por uma necessidade ou problema que ainda não foi resolvido no mercado. Se você encontrar uma solução para isso, então você pode ter um negócio rentável em suas mãos, criando um produto ou serviço de sucesso.

Faça uma pesquisa de mercado

Depois de identificar a necessidade, faça uma pesquisa de mercado para ver se há demanda suficiente para a solução que você planeja oferecer. Use as mídias sociais, grupos de discussão, pesquisas e outros recursos para obter feedback de potenciais clientes.

Estabeleça uma meta realista

Defina metas que sejam alcançáveis e realistas. Comece com objetivos pequenos e aumente gradualmente à medida que seu negócio cresce.

+ Saiba quais as 18 melhores profissões para mães

Faça um plano de negócios

Escreva um plano de negócios detalhado para ajudar a visualizar seu negócio e estabelecer objetivos claros. Um plano de negócios bem elaborado também é essencial para planejar com antecedência: de curto e longo prazo, estratégias de marketing e um orçamento.

Faça um orçamento

Faça um orçamento para saber quanto dinheiro você precisará investir para começar seu negócio e quanto precisará para manter funcionando. Considere todos os custos envolvidos, incluindo custos operacionais, de marketing e de pessoal.

Busque financiamento

Se precisar de financiamento, procure fontes como bancos, investidores anjo ou crowdfunding. Se certifique de ter um plano de negócios sólido para apresentar a possíveis investidores.

Use sua rede

Utilize sua rede de contatos para divulgar o seu negócio e aumentar a sua base de clientes. Isso pode incluir amigos, familiares e colegas de trabalho, principalmente nas redes sociais.

Gerencie o seu tempo

Gerencie seu tempo de forma eficiente para equilibrar seu negócio e sua vida pessoal. Empreender já é difícil, precisando dividir com a maternidade é ainda mais. Mas se for possível organizar o que pode ser controlável, o gerenciamento se torna mais fácil.

+ O que é empreendedorismo e como praticar

Construa sua marca

Construa uma marca forte e coerente que reflita a personalidade do seu negócio e que seja atraente para seu público-alvo, podendo ou não se tratar de mães empreendedoras.

Crie uma rede de apoio

Construa um círculo de contatos e mentores que possam ajudar em seu negócio e oferecer suporte emocional. A família ou os amigos podem fortalecer as mães empreendedoras para dar seguimento ao seu empreendimento.

Cursos para mães empreendedoras

Empreender exige o desenvolvimento de diversas habilidades, como liderança, planejamento estratégico, resolução de problemas, entre outras, o que pode ser extremamente enriquecedor para o crescimento pessoal e profissional.

+ Conheça os melhores cursos pra quem quer ter negócio próprio

Algumas  opções de cursos de graduação rápidos podem ser de grande ajuda para adquirir conhecimentos importantes na área de negócios. 

Uma opção é o curso de Gestão de Negócios, que pode ser encontrado em diversas instituições de ensino superior e tem duração média de dois anos. Este curso aborda temas como administração, finanças, marketing, estratégias empresariais, entre outros.

Outra opção é o curso de Empreendedorismo, que também tem uma duração de dois anos, abordando temas como planejamento de negócios, inovação, gestão de riscos, entre outros. Conheça algumas faculdades que oferecem a formação:

Há alguns cursos técnicos na área para mães empreendedoras, como por exemplo, o curso técnico em Administração de Empresas, que aborda temas como gestão de pessoas, marketing, finanças, entre outros.

É importante destacar que além dos cursos de graduação e técnicos, existem diversos cursos livres e workshops que podem ser de grande ajuda para mães empreendedoras.

+ Leia também!
Licença-paternidade: o que é e quem tem direito?
Quer fazer faculdade de empreendedorismo? Veja opções

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.