Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

3 idiomas nada óbvios para você ter no currículo e se destacar

8 de agosto de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Ser um profissional que se comunica em vários idiomas oferece uma vantagem significativa no mercado de trabalho, não é? 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Em um mundo cada vez mais caracterizado pela conectividade e globalização, o idioma se mostra um destaque no currículo durante os processos seletivos, principalmente quando o assunto é o inglês.

Este ainda é o idioma mais procurado no Brasil e no mundo, buscado por 63% das pessoas que desejam aprender ou se aperfeiçoar, de acordo com relatório realizado pela Preply, em 2022; o espanhol e o francês representaram 18% e 7%, respectivamente, dos interessados. 

O relatório também revelou que o crescimento profissional foi o principal motivo para 33% das pessoas em todo o mundo desejarem aprender um novo idioma.

+ Esses idiomas podem te ajudar a alavancar a carreira

Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, solução de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA, comentou sobre como um segundo idioma pode oferecer mais oportunidades.

“Dominar mais de uma língua não apenas facilita a comunicação com pessoas de diferentes nacionalidades, mas também abre portas para oportunidades de carreira internacionais em empresas com operações globais. O idioma não deve ser uma barreira para que você cresça profissionalmente, então buscar aprimoramento é fundamental para aqueles que procuram ascender no mercado”.

E é por isso que não só o inglês deve ser considerado na hora de aprender outros idiomas. É importante também analisar aqueles que são amplamente falados e relevantes para o campo em que você deseja atuar.

+ Saber inglês pode render um salário 30% maior

Uma forma de buscar compreender ainda mais esse ponto é saber se a empresa contratante tem relações comerciais com companhias de outros países e quais são esses idiomas.

Outros idiomas para você colocar no currículo

A especialista pontua alguns dos principais idiomas para aprender e se destacar nas entrevistas de emprego.  

Começando, claro, pela língua franca dos negócios e da tecnologia, o inglês, que é amplamente falado em todo o mundo. 

+ Conheça 8 aplicativos e sites para aprender inglês de graça
+ Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

Dominar o inglês oferece uma série de oportunidades de trabalho, permitindo que você se conecte com clientes e colegas de diferentes países e culturas.

“Para quem busca trabalhar para empresas nos Estados Unidos, ou de vários países na Europa, ter o inglês em nível avançado vai ser um requisito básico para que você consiga fazer entrevistas em grandes empresas. Em alguns casos não é necessário falar os idiomas oficiais do país, porém o domínio do inglês é essencial”, explica Samyra.

Mas outros também se fazem presente nessas sugestões da especialista:

Espanhol

Com mais de 460 milhões de falantes nativos, o espanhol desempenha um papel indispensável nos âmbitos dos negócios e do comércio global. A região da América Latina, em específico, se configura como um mercado em constante expansão, oferecendo incontáveis oportunidades para profissionais proficientes em ambos os idiomas. 

Além de facilitar conexões comerciais preciosas com nações de língua espanhola, o domínio do espanhol também desbloqueia acessos a uma ampla gama de setores, abrangendo desde o turismo até o comércio internacional e o campo tecnológico. 

Francês

A importância da língua é evidente em várias esferas, sobretudo na moda, gastronomia, turismo e relações internacionais. O francês, além de ser uma língua oficial da União Europeia, exerce sua influência em nações africanas e outras partes do globo. Habilidades nesse idioma podem desvelar um vasto panorama de possibilidades profissionais, facilitando conexões mais profundas com mercados francófonos e acesso a setores de renome, ampliando horizontes e perspectivas.

Alemão

O alemão não é somente a língua oficial da Alemanha; ela também é falada em nações como Áustria, Suíça e Liechtenstein. Dominar esse idioma pode se revelar excessivamente vantajoso, sobretudo para aqueles que buscam oportunidades laborais nos campos da engenharia, tecnologia e indústria automobilística. 

+ 5 dicas para conseguir trabalho no exterior morando no Brasil

Inúmeras empresas alemãs possuem o posto de líderes em suas respectivas esferas, e possuir proficiência no idioma desbloqueia oportunidades para colaboração com essas organizações renomadas. Além disso, o alemão é um idioma culturalmente rico, oferecendo acesso a obras literárias e filosóficas de grande importância histórica.

Quais profissões precisam de outro idioma?

Saber outro idioma pode ser extremamente vantajoso em diversas carreiras, independente da área de atuação. Entretanto, separamos aqui algumas profissões em que ter conhecimento em outros idiomas é muito importante:

  • Relações Internacionais/Diplomacia: Profissionais que lidam com assuntos internacionais, negociações e diplomacia precisam se comunicar com representantes de outros países.

+ Conheça quais são as áreas de atuação de Relações Internacionais

  • Turismo e Hotelaria: Em um setor que lida com pessoas de todo o mundo, a capacidade de falar diferentes idiomas é crucial para atender às necessidades dos visitantes.

+ Hotelaria e Turismo: curso e mercado de trabalho

  • Comércio Exterior: Empresas que lidam com importação e exportação dependem de profissionais que possam se comunicar eficazmente com parceiros internacionais.

+ Comércio Exterior: profissão, curso e carreira

  • Jornalismo Internacional: Jornalistas que cobrem eventos internacionais precisam entrevistar fontes em diferentes idiomas e traduzir informações para seu público.
  • Engenharia e Tecnologia: Em um mundo globalizado, muitos projetos de engenharia e desenvolvimento de tecnologia envolvem equipes de diferentes países.
  • Serviços de Atendimento ao Cliente: Empresas com uma base de clientes internacionais precisam de agentes que possam atender às necessidades dos clientes em seus idiomas.
  • Pesquisa Científica e Acadêmica: Colaborações internacionais em pesquisa científica e acadêmica frequentemente exigem comunicação em diferentes idiomas.

Já sabe qual é a área que mais combina com você? Faça o teste gratuito!

Todas essas profissões e muitas outras podem fazer parte do seu futuro profissional. Para isso, invista no ensino superior e especializações para se destacar dos demais no mercado de trabalho.

Escolha uma instituição bem avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) que separamos para você! Lembrando que essas universidades oferecem bolsas de até 80%. Confira:

+ Leia também!
Descubra como colocar o intercâmbio no currículo
Conheça os 5 melhores cursos intensivos de idiomas

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.