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Influencer: o que é, quanto ganha e como se tornar um

Com a popularização e o crescimento das redes sociais, surgiram novas formas de se fazer negócio. O marketing digital é uma consequência desse cenário, que se intensificou com a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, surgiram novas profissões, como a de influencer, e algumas se tornaram obsoletas. Os influencers atualmente são a principal forma de fazer marketing e de propagar marcas no Brasil e no mundo. Eles ocupam o lugar que antes era preenchido por jornais, televisão, revistas e até por sites.

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Não é possível negligenciar a profissão de influencer nos dias de hoje. Só em 2022, o marketing de influência movimentou 15 bilhões de dólares no mundo, mostrando a potência desse mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela YouPix, 76% das pessoas compram porque tiveram recomendação de influenciadores. Além disso, 69% das pessoas se lembram de propagandas feitas por influencers, e não vistas em meios de comunicação tradicionais.

As previsões para o futuro são de crescimento – a estimativa é de que até 2025, o marketing de influência se torne um mercado trilionário. Portanto, se você sonha em começar a trabalhar com redes sociais, estamos no melhor momento!  Saiba tudo sobre como funciona o marketing de influência e como se tornar um influencer.

Qual é a definição de influencer?

Se engana quem pensa que ser um influencer não é uma profissão. Ao pé da letra, o influencer é uma pessoa capaz de influenciar outras. Nas redes sociais, o digital influencer é uma figura respeitada por vários seguidores, sendo capaz de impactar nas escolhas comerciais e comportamentais dessas pessoas. 

+ Saiba mais: 10 áreas do Marketing Digital em alta no mercado que valem a pena investir

Para se tornar um influencer, é necessário ser produtor de conteúdo, construindo um canal de comunicação direta com o público. Antes, os únicos canais de comunicação eram os jornais, e por isso existiam anunciantes na tv, jornais e revistas.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter um canal de comunicação com a massa, e isso torna pessoas comuns capazes de influenciar decisões de compra. Com isso, as marcas decidem fazer propagandas por meio dos influencers, e, para isso, desembolsam uma boa quantia em dinheiro.

O marketing de influência é muito efetivo porque os influencers se comunicam de forma muito próxima dos seguidores, como se fossem amigos, e isso é capaz de causar mais impacto que a mensagem fria de um jornal.

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Quanto ganha um influencer?

Uma grande dúvida das pessoas é quanto ganha um influencer. Afinal de contas, é recorrente ver pessoas comuns ascendendo socialmente por meio do marketing de influência. De maneira geral, é difícil dizer quanto ganha um influencer, porque a remuneração vai variar de acordo com o nicho, com a quantidade de seguidores, com a credibilidade, taxa de conversão de vendas e tempo de presença nas redes sociais.

+ Saiba mais: 5 redes sociais que podem te ajudar a ingressar em uma carreira

No Brasil, estima-se que a média de remuneração seja inicialmente de R$ 50 para perfis com mil a 5 mil seguidores. Já para perfis grandes, entre 20 mil e 100 mil seguidores, a remuneração pode variar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. Saiba como são feitas essas trocas de posts por dinheiro:

Parcerias com marcas

Uma das principais atividades remuneradas de um influencer são parcerias com marcas. Essa é uma relação de troca, em que uma marca fecha um contrato longo com um influencer, pagando uma remuneração contínua, e tendo também publis regulares. Nesses casos, é como se os influenciadores virassem “garotos propaganda” daquela marca.

Publicidade paga

Talvez a forma mais conhecida de fazer dinheiro para um influenciador é a publicidade paga. Nesse caso, o influencer é pago por uma marca para fazer um post, ou alguns posts sobre algum produto ou serviço, ou até mesmo sobre a marca. O valor cobrado varia de acordo com o conteúdo a ser postado e com a quantidade de conteúdo. 

Venda de produtos digitais

Também é possível ganhar dinheiro como digital influencer vendendo produtos digitais. Cursos, apostilas, atendimentos e vários outros produtos feitos pela marca do influencer e que podem ser vendidos várias vezes.

Venda de produtos físicos

Outra forma de fazer dinheiro com o marketing de influência é vendendo produtos físicos por meio da venda online. Assim, os seguidores são incentivados a adquirir produtos da marca do influencer, e as entregas são feitas geralmente com grande abrangência.

Patrocínio

Outra possibilidade é a de marcas oferecerem patrocínio para incentivar a criação de conteúdo de um influencer, e, em troca, ganhar publicidade.

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Como se tornar um influenciador?

Se você é uma das pessoas que foi conquistada pela profissão de influencer, mas não sabe por onde começar, a primeira dica é a mais óbvia: comece. É muito difícil sair da bolha de amigos, familiares, e enfrentar o julgamento público. Mas depois do primeiro momento, o público se transforma, e tudo se torna mais fácil. O mais importante é dar o primeiro passo, e ir aprendendo no caminho!

A segunda dica é escolher seu nicho. É muito importante entender desde o princípio qual é o tipo de conteúdo que você irá criar, e qual é o tipo de seguidor que acompanha esse conteúdo. É importante ter tudo muito claro para poder lidar com as estratégias certas.

+ Saiba mais: 10 Dicas de Como se Comportar nas Redes Sociais

Depois, é importante começar a produzir conteúdo relevante, que realmente acrescente em algo para as pessoas. Nada de copiar o que já existe, nem de tentar ser igual a um outro influencer.

E, por fim, ao se tornar um influencer, é importante estar sempre em contato com marcas, criar um kit de mídia (ou seja, um documento com a apresentação da sua marca para empresas).

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Quais são as 5 principais habilidades que um digital influencer precisa ter?

Para ser um bom digital influencer, é importante levar a profissão a sério e entender que se trata de um trabalho com obrigações e metas como qualquer outro. Acompanhe algumas habilidades importantes em um digital influencer.

+ Entenda a importância do marketing pessoal para sua carreira

Organização

É importante ser organizado com os prazos, contatos com marcas, conteúdo que precisam ser produzidos, editados, projetos para o futuro, produção de cursos para vendas, etc. Sem isso, ele pode acabar se perdendo e não conseguir dar conta de tudo.

Boa comunicação

Um influencer fala para mais pessoas que se pode enxergar em um estádio lotado, muitas vezes. Por isso, é fundamental ter uma comunicação clara, acessível, simpática e capaz de cativar as pessoas.

+ 10 livros para melhorar a comunicação no trabalho e na vida

Ser interessado com o mundo

O influencer também precisa querer estar sempre por dentro das principais tendências, notícias, polêmicas e modas, afinal de contas, ele vive de reproduzir essas tendências em sua rede. Então, é importante que o influencer tenha interesse pelo mundo e pelos assuntos em alta.

Poder de negociação

Nem só de partes legais é a vida do influencer, também é preciso negociar com empresas, falar de dinheiro, de metas, de conversão em vendas, de estratégias de conteúdo. Por isso, é importante que o influencer tenha capacidade de defender seus interesses e negociar bem.

Noções de SEO e Marketing Digital

Também, é muito importante para um influencer conhecer como funcionam as plataformas digitais, e o que é capaz de gerar engajamento nelas. Assim, noções de SEO e de marketing digital são importantes para quem quer produzir conteúdo para as plataformas digitais. É por isso que tantos jornalistas estão presentes no mundo dos influencers.

+ Saiba mais: 5 dicas de como se tornar um

Tipos de influenciadores

Agora que você já entendeu tudo sobre como funciona o universo do marketing de influência, está na hora de conhecer os tipos de influenciadores. Essa classificação se baseia na quantidade de seguidores, repercussão social e impacto que esses profissionais têm. Acompanhe:

Nano

Os nano-influenciadores são, basicamente, qualquer pessoa que compartilha bastante suas opiniões e estilo de vida nas redes sociais. São pessoas que têm alcance local, geralmente entre mil e 4 mil seguidores, e chegam a fazer parcerias com marcas locais.

Micro

Geralmente são influenciadores com nichos determinados, que têm um grande engajamento nas redes sociais, e entre 5 e 10 mil seguidores. Eles conseguem parcerias com marcas daquele nicho, e têm um claro impacto nas opiniões das pessoas.

Macro

São aqueles que já têm um espaço conquistado na Internet, com mais de 100 mil seguidores, até 1 milhão, e conseguem parcerias com marcas famosas.

Mega

São os influenciadores mais conhecidos, que já se tornaram referências nacionais ou mundiais, e chegaram a aparecer em filmes ou na TV. No entanto, essas pessoas geralmente podem passar muito tempo sem interagir com seguidores.

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Como medir o sucesso como um influenciador?

Em uma carreira tão nova, é difícil ter um marco para o sucesso. Porém, é válido pensar que existem vários marcadores para dizer se um influencer alcançou o sucesso ou não. Engajamento, parceria com marcas, remuneração, número de seguidores, etc. Porém, não se resume a isso. O sucesso de um influenciador depende muito de seus objetivos.

A sua ideia é se tornar o maior influencer do Brasil, conseguir se sustentar com a Internet, ou se tornar referência em determinado assunto? Vale lembrar que fatores como manter a qualidade de vida precisam ser levados em conta para medir o sucesso.

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E aí, quer se tornar influencer? Existem várias maneiras de fazer isso, e uma delas é estudando em cursos voltados para a comunicação!

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