Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Verbos: o que é, conjugações, tempos e flexões. Saiba tudo!

26 de abril de 2022
estudante masculino preto, vestindo um casaco laranja fluorescente, com as mãos no queixo e uma expressão de dúvida.
Imagem do autor
Escrito porRedacao

Atualizado em 22/4/2024

Nascer, comer, amar, abraçar, beijar, tocar, divertir, chorar, beber, correr, dormir, brigar, desculpar, passear, pensar, olhar, ouvir, cansar, morrer… Os verbos estão conosco a cada momento da nossa vida, do início ao fim. São, sem dúvida, uma das estruturas fundamentais da nossa língua.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

E tamanha importância é comprovada pelas várias formas de se conjugar um verbo. Muita gente se desespera ao ver as tabelas com todas as flexões verbais existentes, mas, acredite: tudo é prática e estudo! Que tal começar agora?

Vamos ajudar você a entender definitivamente o que é um verbo, quais são os tipos de flexões existentes, os tempos e modos verbais e como diferenciar um verbo regular de um irregular.

Confira também:
+ Classes gramaticais: definição, exemplos e exercícios
+ Verbo to be: como usar, conjugação e dicas para aprender


Qual a definição de verbo?

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Online Michaelis nos oferece duas definições muito boas do que é um verbo, no sentido gramatical. Vamos conferi-las:

  • Classe de palavras que semanticamente denotam ação, processo ou estado e que, sintaticamente, funcionam como núcleo do predicado nas sentenças.
  • A palavra que exprime, por flexões, algumas categorias como o tempo (que identifica a ação, o processo ou estado em relação ao momento em que é enunciado), a pessoa (que indica aquele que fala, a quem se fala e de quem se fala), o número (que indica se há um ou vários sujeitos), a voz (que indica o papel agente, paciente ou ambos do sujeito na enunciação da ação), o modo (que indica a maneira de conceber e de enunciar o processo) e o aspecto (indica se a ação é habitual, momentânea, progressiva etc.).

O que são flexões verbais?

As flexões verbais são as formas que os verbos variam, ou seja, flexionam. Na Língua Portuguesa existem várias formas de um verbo ser flexionado: em número (singular ou plural), em pessoa (1ª, 2ª, 3ª), em voz (ativa, passiva, reflexiva) e em modos e em tempos, como veremos nos tópicos a seguir.

Quais são as flexões de número e pessoa?

As flexões de número e pessoa nos ajudam a entender que é o sujeito gramatical relacionado ao verbo expressado. Existem duas divisões de número e três divisões de pessoas. As flexões de número e pessoa precisam existir juntas para fazer sentido. Confira na tabela:

 SingularPlural
eunós
tuvós
ele/elaeles/elas


Quais são as flexões de vozes?

Os verbos podem ser expressos em três tipos de vozes diferentes:

  • voz ativa
  • voz passiva
  • voz reflexiva

Na voz ativa, o sujeito é o agente da ação expressa pelo verbo. Na voz passiva, o sujeito é o paciente da ação expressa pelo verbo. Na voz reflexiva, o sujeito pratica e sofre a ação verbal, sendo agente e paciente ao mesmo tempo.

  • Lucas terminou a tarefa. (voz ativa)
  • A tarefa foi terminada por Lucas. (voz passiva)
  • José se cortou com uma faca. (voz reflexiva)