5 Vantagens de trabalhar em Home Office

Conheça as 5 principais vantagens em trabalhar em casa! Saiba como o home office pode ser vantajoso.

home office

Uma nova forma de trabalhar vem se difundindo cada dia mais nas organizações, o famoso home office. Trazido há poucos anos pelas multinacionais, o Brasil hoje é um dos países em que o número de trabalhadores nessa modalidade mais cresce.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O Home Office, ao pé da letra, significa escritório em casa. Ou seja, o funcionário desenvolve as atividades em sua própria casa, sem ser necessário o deslocamento até a empresa, realizando o trabalho em casa utilizando principalmente da internet para se comunicar com seus chefes.

Com a expansão da internet e o desenvolvimento de diversas tecnologias de informação, trabalhar em casa se tornou muito mais fácil e trouxe uma série de vantagens, seja para o empregador ou empregado.

Confira abaixo 5 vantagens em trabalhar de Home Office!

5 vantagens de trabalhar em Home Office

home office

1. Flexibilidade

A flexibilidade de horários é um ponto chave no Home Office, afinal é possível organizar seu tempo e realizar suas tarefas no momento em que se sente mais concentrado. Além disso, é comum que aconteçam imprevistos e atrasos, seja na fila do banco ou no supermercado, nesses casos, basta estender seu horário até mais tarde. Existem ainda aquelas pessoas que são mais produtivas durante a madrugada e, nesse caso, nada melhor que o home office.

2. Comodidade

Trabalhar em casa também tem a vantagem de ser muito mais cômodo, afinal não é preciso se deslocar até a empresa, utilizar transportes públicos ou gastar horas e mais horas em um engarrafamento. Todo esse tempo que seria inútil pode ser um fator determinante para melhorar a produtividade do funcionário.

3. Qualidade de Vida

Com todo o tempo economizado no deslocamento e no horário de almoço, o funcionário pode aproveitar para melhorar a própria qualidade de vida, que é um fator essencial para ter uma boa produtividade. Praticar esportes, passear, passar mais tempo com a família, participar da vida de seus filhos, estudar outros idiomas, tudo isso pode ser conciliado de uma melhor forma trabalhando em casa.

4. Economia

Seja para o empregador, seja para o empregado, a economia é um fator importante nesta modalidade de trabalho. Diversos gastos podem ser drasticamente reduzidos, sendo eles: manutenção do ponto comercial, alimentação em restaurantes, transporte, etc.

5. Conforto

Além de tudo, você terá ainda todo o conforto que você sempre quis em seu escritório. Pode organizar o ambiente da forma que imaginar e propiciar assim muito conforto, que pode ser transformado em motivação para fazer os trabalhos da melhor maneira possível.

Veja também: + 5 aplicativos para trabalhar bem durante o home office

Tendências do home office

Com o isolamento social devido a pandemia do coronavírus, as empresas precisaram reorganizar o modelo de trabalho e muitas adotaram o home office. Dessa forma, o trabalho não parou e os funcionários tiveram uma segurança maior, devido à menor exposição ao coronavírus.

A pandemia ainda não acabou, mas com a vacinação em andamento no país, algumas empresas já liberaram o modelo híbrido, em que os funcionários vão até o local de trabalho em dias determinados, e em outros, trabalham de casa. Assim, evita aglomeração nos escritórios e em outros espaços.

Neste novo modelo de trabalho, empregadores e empregados perceberam que é possível trabalhar a distância e que trabalhar de casa tem alguns benefícios, como: menos tempo no trânsito e mais contato com a família. 

A Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa em setembro de 2021 para comparar a satisfação e o desempenho dos profissionais entre 2020 a 2021. A instituição constatou que 70% das pessoas que aderiram ao home office desejam continuar exercendo suas atividades nesse modelo de trabalho.

Em uma entrevista para o Jornal da USP, o professor Wilson Amorim, um dos coordenadores da pesquisa, se mostrou surpreso com o resultado: “Colocamos a expectativa de que as pessoas tivessem uma visão relativamente crítica do trabalho em casa e a distância. Não foi isso o que aconteceu”, afirma.

Além disso, o pesquisador comentou sobre os pontos positivos dessa preferência pelo home office. Segundo o professor, “estar trabalhando enquanto o entorno é marcado pelo desemprego já é um fator de alívio. Outro ponto é a insegurança em relação à própria saúde, reduzida com o fato da não necessidade de sair para trabalhar. Por fim, ele destaca o tempo “ganho” ao não enfrentar trânsito nos dias de trabalho convencionais.”

Para acompanhar a entrevista na íntegra, basta dar play no botão abaixo:

Com toda essa mudança e série de benefícios, algumas empresas já pensam em adotar o home office como o novo modelo de trabalho. Além da satisfação dos colaboradores, é possível ainda transferir os recursos destinados à manutenção de um espaço físico para outras áreas da empresa, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA) apesar das dificuldades para implementar o home office em um período atípico, 50% das empresas afirmaram que o trabalho a distância superou as expectativas, sendo que 29% das empresas pretendem adotar o novo modelo de trabalho para a metade ou para todos os seus colaboradores.

No vídeo abaixo é possível entender a realidade de uma empresa brasileira que adotou o home office para o período pós-pandemia:

E você, já trabalha em Home Office? Conte pra gente sua experiência!

Saiba mais: Veja profissões pra trabalhar de casa, em Home Office

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin