dcsimg

Veja como está o mercado de trabalho pra Análise de Sistemas

Veja onde estão as melhores oportunidades de trabalho para Análise e Desenvolvimento de Sistemas e saiba onde estudar para ter seu diploma reconhecido!

Os analistas de sistemas estão entre os profissionais mais requisitados pelas empresas do Brasil. Isso porque no mundo de hoje, os meios de produção e as relações sociais estão cada dia mais ligadas à tecnologia, o que faz com que haja uma alta demanda por especialistas na área de Tecnologia da Informação (TI).

Dentre as funções do profissional de TI estão projetar, documentar, testar e implementar sistemas da tecnologia da informação de uma empresa, cuidar da manutenção de sistemas e softwares, elaborar projetos operacionais, desenvolver softwares e ainda buscar por inovações tecnológicas.

O mercado de trabalho para Análise e Desenvolvimento de Sistemas é promissor: como há pouca oferta de profissionais qualificados, as empresas estão sempre buscando por analistas capacitados a atender à demanda.

Se você pretende seguir a carreira de tecnólogo em Análise de Sistemas, acompanhe este artigo e saiba como está o mercado de trabalho e onde estudar para ter um diploma reconhecido!

Mercado de trabalho para Análise e Desenvolvimento de Sistemas

De acordo com uma pesquisa feita pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o segmento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está em segundo lugar na lista das áreas que mais realizaram contratações formais no início de 2018. 

Além disso, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) informou que a tendência é que haja demanda no Brasil para 750 mil profissionais de TI até 2020.

Como o mercado de trabalho para este segmento é dinâmico, com mudanças acontecendo a todo momento, é importante que o analista de sistemas mantenha-se constantemente atualizado, aumentando as chances de se destacar na carreira e alcançar uma boa posição.

Dentre as áreas em que o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar, destacamos:

  • Prestação de serviços, como autônomo ou em prestadoras de serviço.
  • Analista de suporte, com a manutenção de computadores, redes e sistemas operacionais.
  • Análise de sistemas, atuando no desenvolvimento de sistemas de informação.
  • Desenvolvimento de sistemas para a web, desenvolvendo sistemas computacionais para a web através da linguagem de programação.

Campo de atuação do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Segundo o Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação, atualizado em 2016, o campo de atuação para analistas de sistemas inclui:

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria
  • Empresas de tecnologia
  • Companhias ligadas a serviços, indústria ou comércio
  • ONGs
  • Órgãos públicos
  • Institutos e centros de pesquisa
  • Instituições de ensino

Campos em crescimento para Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Dois campos de atuação mostram-se promissores para o analista de sistemas atualmente. São eles: a Internet das Coisas e o mercado de startups. Saiba mais sobre eles:

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é um conceito que surgiu em inglês (Internet of Things) e se refere à interação da internet com objetos que usamos em nosso dia a dia, como geladeiras, luminárias, fechaduras, etc. A ideia é embutir esses objetos com sensores capazes de reagir a partir de dados transmitidos através de uma rede.

Startups

As startups são modelos de negócio que vêm ganhando destaque no mercado da tecnologia. De acordo com uma pesquisa publicada pela empresa Robert Half, a área de desenvolvimento de sistemas para ambientes iOS e Android é apontada como a de maior oportunidade para os profissionais.

Sobre a carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve dispor da tecnologia para garantir a segurança dos dados de uma empresa e otimizar seus processos internos. Sua função é desenvolver softwares personalizados e acompanhar toda a fase do planejamento de novos programas até a implantação.

Além disso, ele deve estar capacitado para antecipar as necessidades dos usuários do sistema e desenvolver soluções informatizadas. Seu trabalho envolve planejar a arquitetura do software, codificar comandos por meio da linguagem de programação e propor a interface utilizada pelo cliente.

O analista de sistemas é responsável ainda pela administração e segurança de redes de computadores, sendo um profissional estratégico para a segurança e produtividade de uma empresa.

Como a profissão ainda não é regulamentada, é fundamental que o profissional estude em uma boa faculdade reconhecida pelo MEC para ter seu diploma bem aceito no mercado de trabalho.

A valorização do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Com o crescimento da procura por analistas de sistemas capacitados, houve também uma valorização deste profissional: segundo o levantamento feito pela Robert Half, o salário aumentou entre 2,2% e 5,26% entre 2017 e 2018. 

Esses valores correspondem, em média, a um aumento que varia de R$200 a R$2.000: sendo o valor mais baixo relacionado ao cargo de analista de sistemas júnior, enquanto os mais altos refletem aumentos em cargos de liderança, como gerentes de sistemas e analista de sistemas seniors.

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é oferecido em nível superior de grau tecnológico, com duração entre 2 e 3,5 anos. É possível realizar o curso tanto no formato presencial quanto a distância.

Por se tratar de uma formação de tecnólogo, a faculdade é voltada para o mercado de trabalho e a grade curricular oferece ao aluno a oportunidade de estudar disciplinas práticas em atividades normalmente exigidas pelas empresas.

De acordo com o MEC, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode aparecer com diferentes nomenclaturas:

  • Análise de Sistemas de Informação
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação
  • Desenvolvimento de Software
  • Engenharia de Software
  • Processamento de Dados
  • Sistemas de Software

Onde estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Atualmente, há diversas instituições particulares que oferecem o curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tanto na modalidade presencial quanto EAD.

Listamos abaixo algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar para ter seu diploma bem aceito pelo mercado de trabalho:

Nas faculdades listas, você encontrará diversas facilidades de pagamento e benefícios que te ajudarão a cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Essas instituições participam de programas governamentais como ProUni e ainda possuem iniciativas próprias de bolsas de estudo, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia. Visite o site da faculdade escolhida para saber mais!

Veja também:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: conheça este curso

Descubra o salário de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Está interessado em cursar Análise de Sistemas? Deixe um comentário contando o que achou do mercado de trabalho!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin