dcsimg

Saiba quais carreiras e profissões estarão em alta até 2025

A gente tem uma lista com as áreas que estarão a pleno vapor nos próximos anos!

Não se engane: nos próximos anos o mundo vai mudar muito!

Em todo o planeta e especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil, as crises dos últimos anos redefiniram totalmente o cenário profissional.

As empresas foram obrigadas a conter despesas e enxugar seus quadros de funcionários.

Isso, por outro lado, abriu brechas para que outras áreas despontassem no cenário – algumas novas e outras nem tanto.

A seguir, saiba quais carreiras e profissões estarão em alta até 2025.

Carreiras e profissões em alta até 2025

A gente fez uma pesquisa entre as grandes consultorias especializadas em recrutamento para descobrir quais são as profissões e carreiras mais promissoras para os próximos anos.

A previsões, feitas por instituições do porte da Catho, Robert Half e Page Personnel, mostram que as áreas de gestão, negócios, inteligência e tecnologia da informação estarão com tudo até 2025.

Aqui estão algumas das profissões em alta que selecionamos para você:

Inteligência Artificial

É um dos ramos mais quentes atualmente, com maior potencial de crescimento. A missão é difícil: ensinar as máquinas a operar sob a lógica do pensamento humano, com base no cruzamento de diferentes tipos de informação. A inteligência artificial é, junto ao big data, um dos grandes diferenciais entre as megaempresas hoje em dia.

Cursos: Tecnologia da Informação (TI), Matemática, Engenharia da Computação, Banco de Dados.

Biomedicina e Bioinformática

O biomédico ou profissional similar que se dedicar ao trabalho de prevenção de doenças e reprodução humana com uso assistido da tecnologia vai ser bastante disputado por hospitais, clínicas especializadas, laboratórios, centro de pesquisas e indústria farmacêutica.

Cursos: Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Química – com mestrado ou doutorado em bioinformática.

Cientista ou Engenheiro de Dados

Já ouviu falar de “big data”? Pois é, na era da tecnologia, quem souber “minerar” preciosidades em meio a uma torrente de dados, terá o mercado aos seus pés. O cientista ou engenheiro de dados é responsável por captar, analisar e descobrir tendências de mercado e consumo em meio às informações coletadas.

Cursos: Engenharia da Computação, Matemática, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estatística, Física, Informática, Tecnologia da Informação, Banco de Dados, Biblioteconomia, Gestão da Informação.

Agricultor Urbano e Agroecólogo

O agricultor urbano é aquele capaz de praticar o cultivo orgânico de alimentos em áreas urbanizadas.

O agroecólogo, por sua vez, é quem domina conhecimentos de sustentabilidade e aplica à agroindústria.

Ambos têm mercado garantido nos próximos anos!

Cursos: Agronomia, Agroecologia, Engenharia de Alimentos, Agroindústria, Agronegócio.

Gerontólogo

Com uma população de idosos cada vez maior no Brasil, o mercado para profissionais especializados em melhorar a saúde e a qualidade de vida dessa população surge com tudo!

Cursos: Gerontologia, Enfermagem.

Desenvolvedor Mobile

A criação de aplicativos para celulares deve crescer ainda mais nos próximos anos, especialmente aqueles que oferecem serviços essenciais à clientela: transporte, entrega de comida, organização financeira, etc.. O mercado de jogos mobile também deve acompanhar esse crescimento.

Cursos: Jogos Digitais, Ciências da Computação, Engenharia da Computação.

Gestor de Qualidade

É o profissional responsável pelo bom fluxo de fabricação de produtos – ou seja: com menor custo e maior eficiência. Também cuida para que tudo o que diz respeito a procedimentos e normas seja cumprido ao pé da letra.

Cursos: Gestão de Qualidade, Engenharia de Produção, Administração.

Gerente de Marketing

O gestor de Marketing tem papel fundamental dentro de uma empresa: desenvolver e divulgar produtos e serviços, direcionar investimentos em ações de divulgação e avaliar performance. Tornou-se uma área essencial para a permanência de organizações no mercado.

Cursos: Marketing, Publicidade e Propaganda, Administração.

Advogado de Compliance

O advogado de compliance trabalha em empresas de médio e grande porte e tem a responsabilidade de criar códigos de conduta para funcionários e gestores, procedimentos corporativos, acompanhar operações fiscais e aplicar normas de governança. É responsável pela boa imagem jurídica e ética da empresa – uma tarefa e tanto!

Curso: Direito, com licença de advogado pela OAB.

Planejamento Financeiro

Poucas áreas assumem tanta importância num cenário de crise como o planejamento financeiro. Os profissionais que cuidam de orçamentos, investimento e prospecção de novos negócios passam a ser essenciais – e isso deve se manter firme e forte pelos próximos anos.

Cursos: Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Ciências Econômicas, Gestão Comercial, Administração.

Gestor de Desenvolvimento de Negócios

Esse profissional é o responsável por desenvolver estratégias de desenvolvimento, buscar novas frentes de negócio e explorar áreas desconhecidas mas com alto potencial de resultados. É ele quem cria as diretrizes que irão definir os rumos da empresa nos próximos anos.

Cursos: Administração, Ciências Econômicas, Gestão Financeira, Engenharia de Produção.

Especialista em Remuneração

O especialista em remuneração tem a missão de criar e atualizar faixas salariais em diferentes setores de uma empresa. É um profissional de perfil analítico, antenado com os salários das concorrentes e com visão estratégica de negócios.

Cursos: Gestão de Recursos Humanos, Administração.

Especialista em Investimentos

É o profissional especializado em tudo quanto é produto financeiro disponível no mercado, de forma que consegue indicar e gerenciar os investimentos certos para cada perfil de cliente.

Cursos: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Gestão Financeira.

Advogado Digital

A questão de lei e crimes cibernéticos estão com tudo – hackeamentos, bullying digital, propagação de fake news, por exemplo. Os advogados especializados nesse tipo de Direito devem garantir um bom mercado nos próximos anos.

Curso: Direito, com carteira de advogado pela OAB.

Onde fazer os cursos que formam os profissionais em alta até 2025

Existem milhares de instituições públicas e particulares onde você pode encontrar os cursos que mencionamos acima.

O importante é garantir entrada numa faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) – o que irá lhe render um diploma bem aceito no mercado de trabalho.

Quer algumas sugestões para começar? Basta clicar em alguma dessas abaixo:

Veja também:

Conheça os 10 cursos técnicos com maiores salários

Está pensando em seguir por alguma dessas profissões? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin