Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence

business intelligenceBusiness Intelligence (BI) – ou Inteligência de Negócio – é um conceito utilizado no mercado para um conjunto de técnicas utilizadas para extrair dados e informações de um negócio, e do próprio mercado, e transformá-los em conteúdo estratégico para a tomada de decisão.

São coletados dados sobre concorrentes, clientes e potenciais clientes, fornecedores, serviços e produtos, entre outras informações. Esses dados são, então, convertidos em relatórios analíticos, com informações relevantes e estratégicas que auxiliam as lideranças a tomarem decisões mais assertivas para o negócio.

O Business Intelligence funciona como uma bússola para as lideranças de uma empresa, ou seja, norteiam suas decisões e as ações da instituição.

Leia também: 10 profissões que surgiram com a Tecnologia

Como funciona o Business Intelligence?

Antigamente, as decisões estratégicas das lideranças de uma empresa eram tomadas com base em sua experiência de mercado e visão de negócio, de forma mais intuitiva. Os líderes utilizavam os dados daquilo que conseguiam observar no dia a dia da instituição. 

Contudo, o avanço da internet e das tecnologias transformou a forma como as engrenagens de uma empresa funcionam. Aumentou-se a disponibilidade de dados e mudou a forma com que eles são coletados e analisados, tornando-os ativos cada vez mais estratégicos para as empresas. O processo de coleta e análise de dados ficou muito mais confiável e assertivo.

Com a ajuda de softwares especializados, o profissional de BI coleta os dados e os organiza, analisa e monitora de acordo com o sistema de negócios. 

No podcast abaixo, você confere um pouco mais sobre o que é Business Intelligence através da explicação de um especialista na área:

Vantagens do Business Intelligence

A aplicação do BI por uma empresa possibilita algumas vantagens estratégicas. A administração de dados de forma inteligente conta com algumas vantagens. Confira:

  • Otimização de processos: com os dados certos e obtidos de modo ágil, os líderes conseguem agir de modo mais assertivo e inteligente, o que otimiza todos os processos, tornando-os mais eficientes e, como consequência, geram resultados mais positivos.
  • Reconhecimento do mercado: conhecer bem o mercado em que se está inserido é um grande diferencial para as empresas. E o Business Intelligence permite isso de forma mais rápida e exata. 
  • Identificar oportunidades: se torna possível compreender melhor as características dos clientes e do público consumidor, e assim identificar novas oportunidades, tendências do mercado e hábitos de compra, que se transformam com o tempo.
  • Melhorar o relacionamento com o público: ao conhecer melhor os públicos de interesse, será possível criar uma comunicação mais direcionada, segmentada e customizada, fortalecendo o relacionamento com cada público.
  • Gestão de risco: além de oportunidades, o Business Intelligence identifica possíveis ameaças, e os líderes podem se preparar para lidar com os riscos, bem como para preveni-los e evitá-los. Com as devidas ações preventivas, realizadas com ajuda do Business Intelligence, as lideranças podem minimizar ou eliminar riscos futuros.
  • Reconhecimento de falhas: uma boa estratégia mercadológica identifica não só os pontos fortes, mas também as falhas e pontos a melhorar. Com o Business Intelligence, essas falhas são mais fáceis de serem localizadas e corrigidas, para que não se tornem problemas graves e que interfiram no futuro da empresa.

O que faz um profissional de Business Intelligence?

O profissional de Business Intelligence ocupa um cargo estratégico dentro da empresa, pois, com base nos dados coletados e nos relatórios gerados, é capaz de traçar caminhos e pensar em soluções para tornar o negócio mais eficiente. Ele está atento a todos os fatores que influenciam diretamente o sucesso de uma organização.

Esse profissional é capaz de fornecer insights para as lideranças, fazendo com que a empresa se destaque no mercado. Ele tem a responsabilidade de planejar, organizar, executar e analisar as estratégias de uma empresa com base nos dados coletados.

Para isso, o profissional de BI utiliza de um olhar analítico afiado para identificar padrões, reconhecer pontos a melhorar, gerenciar riscos, apontar soluções e prever cenários futuros.

O Business Intelligence está muito interligado com o Marketing. Confira mais sobre isso em um bate papo com profissional da área no seguinte vídeo:

Onde um profissional de BI pode trabalhar?

Os profissionais de Business Intelligence são muito buscados por empresas de todos os setores e segmentos. As opções no mercado de trabalho não param de aumentar para esse profissional.

Ou seja, um profissional de BI pode atuar em qualquer empresa, seja de serviços, indústria ou comércio, independente do tamanho e segmento de mercado. As grandes e médias empresas têm uma visão mais consolidada sobre a importância do Business Intelligence, mas pequenas empresas e startups têm se destacado no assunto, principalmente para otimizar as tomadas de decisão e prevenir riscos.

Além disso, o profissional de BI também pode atuar nas mais diversas consultorias, que prestam serviços de inteligência a outras empresas. 

Saiba quais profissões estão em alta na área de tecnologia

Quanto ganha um profissional de BI?

De acordo com o site Vagas, um Analista de Business Intelligence começa no mercado com um salário aproximado de R$ 3.000,00.

Ainda de acordo com o Vagas, a média salarial para Analista de Business Intelligence no Brasil é de cerca de R$ 4.525,00. Além disso, o profissional pode ganhar até R$ 6.480,00 de acordo com nível de experiência.

Como se tornar um profissional de Business Intelligence?

Para atuar como profissional de Business Intelligence não é necessário possuir uma graduação específica, mas devem possuir afinidade com dados e tecnologia.

Confira as graduações mais comuns entre os profissionais de BI:

  • Ciência de Dados
  • Análise de Sistemas
  • Tecnologia da Informação
  • Ciência da Computação
  • Engenharia
  • Economia
  • Administração
  • Marketing

Saiba mais: Descubra quais são as diferentes faculdades de Informática

Há muitos cursos livres no mercado e diversas pós-graduações e especializações na área. Esse profissional deve ser muito autodidata para sempre aprender coisas novas e se atualizar. O ramo requer atualização constante.

Entre as características e habilidades do profissional estão:

  • Domínio de tecnologia
  • Curiosidade
  • Interesse por entender como as tecnologias funcionam
  • Gostar de estudar e se atualizar
  • Ser autodidata
  • Facilidade com números
  • Capacidade de interpretar e analisar dados
  • Pensamento crítico
  • Boa comunicação
  • Interesse por programação
  • Saber trabalhar em equipe
  • Saber tomar decisões
  • Ética
  • Flexibilidade
  • Organização

Dica de leitura: 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Onde estudar para se tornar um Business Intelligence?

Confira algumas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuem diversas possibilidades de cursos para quem deseja se tornar um profissional de Business Intelligence. Além disso, possuem ótimos programas de bolsas de estudos.

Você se interessou pela área de Business Intelligence? Você concorda que a gestão estratégica de dados é o futuro dos negócios? Fale pra gente aqui nos comentários o que você acha desse ramo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin