Como crescer na carreira?

Os profissionais que atuam hoje em dia no mercado de trabalho enfrentam batalhas diárias como grande competitividade e altos níveis de exigências. Por isso, a busca por qualificação sempre ajuda quem quer se diferenciar e crescer na carreira.

De acordo com um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quem tem diploma do Ensino Superior, por exemplo, ganha mais do que o dobro do que pessoas que estudaram somente até o Ensino Médio. Quando o grau de instrução aumenta, ou seja, quando se tem mestrado ou doutorado, os salários podem ser quatro vezes maiores do que quando se tem só até o Ensino Médio.

Os caminhos para esse aprimoramento podem ser os mais diversos possíveis, afinal, as condições de acesso ao ensino se tornaram mais fáceis nos últimos tempos. Isso inclui cursos de graduação, tecnológicos, de especialização e de pós-graduação, que são capazes de abrir portas para um mundo de possibilidades.

Descubra o curso ideal para você
Para ver todos os cursos, acesse a lista de cursos do Guia da Carreira.
Assim, você pode pesquisar com calma e encontrar o que for melhor para o seu crescimento profissional.

A seguir, você pode conferir algumas dúvidas muito comuns de quem está pensando em estudar para crescer profissionalmente e quer atingir uma remuneração maior.

Quais são as formas que a faculdade pode impactar minha carreira?

A vida de uma pessoa que decide fazer faculdade ou até mesmo uma pós-graduação pode ser influenciada em vários aspectos. Esse tipo de experiência acadêmica proporciona o aumento de sua rede de contatos, abre oportunidades no mercado de trabalho com melhores salários e deixa o currículo dela ainda mais completo, fazendo com que se destaque dos demais.

O que levar em consideração na hora da escolha de uma faculdade?

O processo de escolha de uma faculdade deve levar em conta alguns fatores importantes, como estrutura oferecida pelas instituições, pesquisa sobre cursos e suas grades curriculares, qualidade do corpo docente e conversas com ex-alunos, que podem contar melhor suas impressões baseadas em suas vivências de estudante.

Descubra a faculdade certa para você
Para ver todas as faculdades, acesse a lista de IES do Guia da Carreira. Dessa forma, você pode encontrar a instituição que esteja mais alinhada com seus objetivos de carreira.

Quais pontos devem ser analisados na escolha de um curso?

A escolha do curso costuma envolver uma reflexão bastante complexa, por isso muita gente por aí se vê em um momento de muitas dúvidas. O que pode ajudar a amenizar essa ansiedade para essa tomada de decisão é a análise de questões como maiores talentos e afinidades, a situação em que se encontra o mercado de trabalho para a área pretendida e como são as instituições de ensino que oferecem essa formação. É fundamental entender que nem sempre a pessoa pode acertar da primeira vez, por isso é necessário ter calma e deixar as cobranças de lado.

Quais são os cursos com as profissões mais bem pagas do Brasil?

Geralmente, os cursos com as profissões mais bem pagas do Brasil estão ligados a áreas mais tradicionais, como Medicina, Direito, Engenharia, Administração de Empresas e Recursos Humanos. Na maior parte das vezes, pessoas que escolhem esses cursos costumam apresentar salários iniciais bastante altos.

Onde posso estudar?

Atualmente, muitas instituições de Ensino Superior oferecem cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC que contam com esse tipo de formação:

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin