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Carreira

Como trabalhar legalmente nos Estados Unidos?

25 de setembro de 2015
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Escrito porGuia da Carreira

Já pensou em dar aquela turbinada na sua carreira trabalhando nos Estados Unidos? Seja em um estágio, em um curso de férias ou até mesmo em um trabalho permanente, as oportunidades profissionais em solo estadunidense oferecem boa remuneração e possibilitam a realização de muitos sonhos, devido à valorização do dólar em relação ao real.

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Segundo dados do Payroll, divulgados pelo Departamento do Trabalho, em fevereiro de 2023 foram criadas 311 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola nos Estados Unidos, número acima do esperado. Além disso, o Brasil foi o sexto país com mais cidadãos sendo empregados nos EUA em 2021, de acordo com um levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, com dados do Departamento de Trabalho do país.

Caso você tenha o desejo e a oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos, é muito importante fazer um planejamento adequado e providenciar a documentação necessária para entrar de forma legal no país. Imigrar contra o que é estabelecido por lei não é uma boa opção para conseguir um bom emprego e se estabilizar profissionalmente, além de correr o risco de ser deportado.

Diante disso, o primeiro passo quando se está prestes a sair do seu país de origem é providenciar os documentos necessários. Neste caso, o melhor a se fazer é uma programação bem definida da sua viagem, uma vez que esse processo poderá ser um pouco demorado. O primeiro documento necessário será um passaporte. A partir disso, você poderá se concentrar na segunda etapa: a obtenção de um visto temporário de trabalho.

Continue lendo e acompanhe as dicas que o Guia da Carreira preparou para que você possa trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Leia mais: Entenda como tentar bolsas de estudo no exterior

Como obter um visto de trabalho?

O visto de trabalho, diferente dos demais tipos de vistos, oferece a legalidade de estar dentro do país para exercer alguma atividade profissional por um determinado período. Entre os principais vistos usados por quem deseja trabalhar nos Estados Unidos, estão o da categoria H. São eles:

  • Visto H1-B, para pessoas em ocupação especializada
  • Visto H2-A, para trabalhadores agrícolas sazonais
  • Visto H2-B, para trabalhadores temporários ou sazonais não agrícolas
  • Visto H-3, para estagiários que não sejam médicos ou acadêmicos
  • Visto H-4, para dependentes de trabalhador

O Visto H1-B é concedido para profissionais com alto nível de especialidade. Para solicitar a autorização, é preciso ter formação universitária concluída ou certificação profissional com habilidades diferenciadas. Além disso, o empregador precisa requerer junto ao Departamento do Trabalho um certificado que confirme não haver trabalhadores estadunidenses qualificados para essas funções. A duração desse visto é de até três anos, mas pode ser estendido para até seis anos.

Já o Visto H2-A é voltado para trabalhadores rurais que irão preencher empregos agrícolas temporários, em caso de trabalhadores americanos não disponíveis. O empregador também precisa comprovar ao Governo que a contratação se dá por falta de mão-de-obra local. E o trabalhador deverá provar vínculos com o Brasil, com intenção de voltar após o término do contrato. Neste caso, o contrato pode durar até um ano.

O Visto H-2B é voltado para estrangeiros que pretendem ocupar uma vaga de emprego não agrícola, em áreas em que há escassez de mão-de-obra. O empregador, assim como nas outras categorias de visto, deve requerer um certificado que confirme não haver trabalhadores estadunidenses qualificados para essas funções e o trabalhador deverá provar vínculos com o Brasil, com intenção de voltar após o término do contrato. O visto H-2B também tem duração de, no máximo, um ano.

Leia mais: 7 faculdades para quem quer trabalhar no exterior

O Visto H-3 é concedido para estagiários estrangeiros que pretendem ir para os Estados Unidos para receberem treinamento em áreas como agricultura, comércio, comunicação etc. Com esse visto, o estrangeiro não pode ter um emprego produtivo e o empregador precisa submeter uma petição no USCIS para que o treinamento seja aprovado.

Por fim, o Visto H-4 permite a permanência de filhos solteiros de até 21 anos e cônjuge do titular do visto H nos Estados Unidos. 

Vale ressaltar que, para emitir qualquer visto de trabalho para os EUA, é preciso ter fluência na língua inglesa, que será comprovada em entrevistas com a imigração e a embaixada. A seguir, confira os documentos necessários para a solicitação do visto:

  • Passaporte atual válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos EUA; 
  • Passaporte contendo o último visto dos EUA, se houver; 
  • Página de confirmação de formulário DS-160; 
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa; 
  • Foto 5×5 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco;
  • Número do recibo da petição aprovada, conforme disponibilizado no formulário I-129 de Petição para Trabalhador Não-Imigrante ou Formulário I-797 de Aviso de Ação do USCIS (não aplicável à solicitantes do visto H1-B1); 
  • Oferta de emprego do empregador nos EUA e uma solicitação aprovada do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Qualquer pessoa poderá solicitar o visto de imigrante a fim de que possa residir legalmente nos Estados Unidos, tendo ou não a objeção de procurar emprego. Para isso, o interessado deverá estar atento às leis e procedimentos para saber se ele se enquadra nos requisitos deste visto. Lembrando que todos os documentos devem ser originais.

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O que é preciso para trabalhar nos Estados Unidos?

Para trabalhar nos Estados Unidos, além da vontade de viver novas experiências e reunir os documentos necessários para iniciar este processo, é preciso tomar algumas atitudes decisivas para o processo de contratação. Por exemplo: ter domínio da língua nativa. No caso dos EUA, ter domínio do inglês é imprescindível para o profissional participar de entrevistas, desenvolver um bom diálogo e saber se comunicar com as pessoas, sejam elas colegas de trabalho, chefe ou clientes.

Ter uma graduação ou pós-graduação também é um diferencial na hora de aplicar para alguma vaga de emprego, apesar de não ser extremamente necessário. O que realmente importa é ter um bom currículo em inglês, já que ele é a porta de entrada para o início do processo seletivo. Tenha uma atenção especial com o seu “resumé” (currículo em inglês), evite erros de tradução e capriche de acordo com padrões norte-americanos.

Além do currículo no formato de documento, ter um perfil no LinkedIn pode ser uma boa atitude para garantir um bom trabalho nos Estados Unidos. A rede social é voltada para relações profissionais e networking e, por isso, é importante manter sempre o perfil atualizado e atraente. 

Outra atitude essencial para trabalhar nos Estados Unidos é pesquisar por oportunidades de emprego na área que você desejar, acompanhar avaliações e informações das empresas em plataformas confiáveis e definir qual região você gostaria de morar.

Leia mais: 5 dicas para conseguir trabalho no exterior morando no Brasil

Quais os empregos mais fáceis de conseguir nos EUA?

Os trabalhos mais fáceis de conseguir nos EUA são aqueles que não exigem diploma de graduação ou qualificação profissional e são da área de serviços, comércio e atendimento ao público. Entre eles estão: motorista de entrega, empregado doméstico, lavador de pratos, vendedor, auxiliar de cozinha, garçom, assistente de armazém, recepcionista e babá. 

No caso de profissões com maior qualificação profissional e que exijam certo grau de estudo, estão: Desenvolvedor de Software, Analista de Segurança da Informação, Tradutor, Enfermeiro, Consultor Financeiro e Gerente de Operações.

Para garantir um diploma e adquirir conhecimentos técnicos necessários para exercer uma atividade profissional bem remunerada, indicamos algumas instituições de ensino avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Elas oferecem bolsas de estudos de até 80% através da plataforma Quero Bolsa. Dá uma olhada: 

Quanto custa para tirar o visto de trabalho americano?

Você já sabe quais são os tipos de visto de trabalho existentes, mas deve estar se perguntando: e quanto custa para tirar o visto? Vamos te explicar.

Para dar entrada ao processo da solicitação do visto americano de trabalho, é preciso pagar uma taxa no valor de 190 dólares. Muito importante saber que ela não é reembolsável, caso o visto seja negado, e pode ser paga com boleto em qualquer banco ou com um cartão de crédito. 

Depois de fazer o pagamento para emitir o visto, você deve aguardar 2 dias úteis para fazer o agendamento da entrevista no Consulado americano. O agendamento pode ser feito tanto pela internet, quanto no site do governo americano ou pelo telefone.

Outro gasto adicional é o deslocamento até o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e Embaixada Americana ou Consulado. Existem embaixadas nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Lembre-se de guardar o comprovante de pagamento do visto para mostrá-lo no dia da entrevista. 

Seja qual for a forma de imigração legal nos Estados Unidos, não deixe, caso tenha a oportunidade, de trabalhar no exterior. Isso turbinará a sua carreira além de possibilitar uma experiência incrível.

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