Tipos de personalidade: conheça cada uma delas

Descobrir qual o seu tipo de personalidade pode ajudá-lo no autoconhecimento e até mesmo a entender quais as profissões que mais combinam com o seu jeito de ser. Existem hoje alguns tipos de metodologias que separam a personalidade em diferentes grupos, Eneagrama de personalidade, MTBI, 16personalities, hoje vamos falar sobre o MTBI.

Continue a leitura e conheça os principais tipos de personalidades do MTBI.

Evolução dos estudos sobre os tipos de personalidade

Entender o comportamento humano e categorizá-lo em grupos com características semelhantes é uma preocupação que vem desde a Idade Antiga, com os primeiros pensadores.

Essa classificação por tipo de personalidade ajuda a entender as motivações que movem a sociedade e, assim, compreender melhor os comportamentos individuais. Os estudos dos tipos de personalidade continuam evoluindo com o tempo e ainda são objetos de muitos estudos sobre o comportamento humano.

Os quatro humores de Hipócrates

Na Antiguidade, os primeiros médicos e filósofos já entendiam que havia relação entre a saúde do corpo e a da alma, e por isso buscavam compreender a ligação entre os humores (primeiro conceito de personalidade) e suas manifestações no corpo humano. O nome dado a essa teoria é Humorismo, que se destacou entre os estudos de Hipócrates.

Inspirado nos avanços de Hipócrates, o pai da Medicina, o médico e filósofo grego Galeno desenvolveu a Teoria Humoral, que defendia que a saúde humana se dava pelo equilíbrio entre quatro humores, tendo cada um deles características distintas.

Essa teoria ainda divide as pessoas em quatro tipos de temperamentos, de acordo com a predominância de algum desses quatro humores. São eles:

  • Colérico: são pessoas muito ativas ao lidar com problemas e desafios. Costumam ser egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas e determinadas.
  • Sanguíneo: gostam de influenciar as outras pessoas por meio de conversas e atividades e tendem a ser mais emocionais. Entre suas características, são entusiastas, persuasivas, convincentes, amistosas, comunicativas, confiantes e otimistas.
  • Fleumático: apreciam ritmo constante e segurança, e não gostam de mudanças repentinas. Costumam ser pacientes, confiáveis, calmos, leais, persistentes, gentis e previsíveis.
  • Melancólico: gostam de seguir regras, regulamentos e estrutura. São pessoas mais cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas.

Classificação tipológica de Myers-Briggs (MBTI)

Com o decorrer dos anos e evolução da sociedade, diversos estudiosos procuraram entender a personalidade humana, como o médico neurologista e psiquiatra  Sigmund Freud, criador da Psicanálise,  e do psicólogo Alfred Adler, criador da Psicologia do Desenvolvimento Individual.

Com interesse em estudar os tipos psicológicos e tentando reconciliar as teorias de Freud e Adler – e de definir sua própria perspectiva -, o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung desenvolveu a Psicologia Analítica (ou junguiana).

Essa nova teoria distingue vários tipos ou temperamentos psicológicos, sobre os quais Jung escreveu o livro “Tipos Psicológicos”, publicado em 1921.

A partir das ideias de Carl Jung, as estadunidenses Katharine Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers criaram um teste questionário que, através da autoavaliação, classifica o indivíduo em um de 16 tipos de personalidade.

O questionário foi atualizado no decorrer dos anos e ficou conhecido como Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), tornando-se uma marca registrada.

Saiba mais sobre o MBTI: Teste de personalidade MBTI: o que é e como fazer

Grande parte dos pesquisadores atuais acredita que o questionário apresenta falhas para a explicação da complexidade e diversidade da personalidade humana em sua totalidade, e por isso o teste caiu em desuso na Psicologia. Contudo, o MBTI tem sua importância reconhecida para o autoconhecimento e é, atualmente, um dos mais utilizados para classificação de tipos de personalidade.

Tipos de personalidade: conheça cada uma delas - Guia da Carreira

Classificação dos tipos de personalidade

Enquanto Galeno dividiu as personalidades em 4 temperamentos, o MBTI indica 16 tipos diferentes de personalidades.

Para chegar aos 16 tipos de personalidade, o MBTI utiliza da combinação entre 4 critérios, sendo que cada critério possui duas opções, representadas por letras. Cada critério constitui uma parte da personalidade, e a combinação entre eles formam uma das 16 sugeridas pelo MBTI e indicadas pela sigla composta pelas letras de cada critério.

Extrovertidos ou Introvertidos

O primeiro critério utilizado pelo MBTI está relacionado com a maneira da pessoa interagir com o mundo:

  • Extrovertidos (E): sociáveis. Gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não têm medo de expor suas opiniões e são comunicativos. Concentram sua energia no mundo real.
  • Introvertidos (I): sentem-se melhor sozinhos, pois são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Geralmente, não se abrem facilmente. Concentram sua energia no mundo das ideias e pensamentos.

Sensoriais ou Intuitivos

O segundo critério relaciona-se com a forma de se observar e absorver as informações do mundo:

  • Sensoriais (S): mais materialistas, obtêm a informação por meio da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas.
  • Intuitivos (N): são mais imaginativos. Preferem observar e tirar suas conclusões a partir de seus próprios pensamentos e crenças. São pessoas mais criativas e complexas.

Pensadores ou Sentimentais

O terceiro critério é sobre o modo de julgar as ações de outras pessoas e de se tomar decisões:

  • Pensadores (T): julgam as ações de outras pessoas e tomam suas decisões sempre com base na lógica, pesando os prós e contras. São objetivos e justos, e raramente seus sentimentos influenciam nas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas.
  • Sentimentais (F): julgam as pessoas e tomam decisões guiados pelos instintos e sentimentos. Costumam se decidir de acordo com o sentimento do momento. Valorizam a harmonia, a empatia e não seguem regras rígidas, aceitando bem as exceções.

Julgadores ou Perceptivos

O quarto critério tem a ver com o modo de viver, se de forma espontânea ou planejada:

  • Julgadores (J): tomam decisões rapidamente, sem pensar muito antes de agir, pois ficam angustiados ao deixar os problemas se acumularem. Ficam satisfeitos somente após tomarem as decisões.
  • Perceptivos (P): demoram mais para agir, pois preferem pensar bastante antes de tomar uma decisão. Ficam angustiados se precisarem tomar decisões rapidamente, e satisfeitos ao tomar decisões bem pensadas e mais acertadas.

Leia mais sobre os critérios que definem a personalidade segundo o MBTI

Quais são os tipos de personalidade?

A combinação entre os quatro critérios acima formam os 16 tipos de personalidade sugeridos pelo MBTI. Estes, por sua vez, são agrupados em 4 categorias, devido à algumas características que compartilham:

Artesãos

Também chamados de Exploradores, os artesãos procuram a ação e o dinamismo. Gostam de novidades e desafios. São aventureiros naturais e estão sempre em busca de novas formas de estímulo.

Saiba mais sobre os Artesãos

Tipos de personalidade:

  • ESTP (Empreendedor/Promotor): inteligente, enérgico e disposto a arriscar.
  • ISTP (Virtuoso/Construtor): habilidoso em diversas ferramentas e experimentador.
  • ESFP (Animador/Performer): sempre entusiasmado, enérgico e espontâneo.
  • ISFP (Aventureiro/Compositor): artista flexível e ousado.

Profissões indicadas para Artesãos:

Racionais

Também chamados Analistas, os racionais são determinados, lógicos e muito inteligentes. Tiram grandes conclusões mesmo com poucas informações. Também são grandes teóricos e estrategistas.

Saiba mais sobre os Racionais

Tipos de personalidade:

  • ENTJ (Marechal de Campo/Comandante): especialista em resolver desafios com ousadia.
  • INTJ (Cérebro-mestre/Arquiteto): tem pensamento criativo e estratégico.
  • ENTP (Inventor/Inovador): marcado pela curiosidade e perspicácia.
  • INTP (Lógico/Arquiteto): possui sede insaciável por conhecimento e inovação.

Profissões indicadas para Racionais:

Idealistas

Também chamados de Diplomatas, são sonhadores por natureza e estão sempre tentando mudar o mundo ao seu redor para melhor. São passionais, e sua energia concentra-se no futuro, e por isso são os que fazem mais planos.

Saiba mais sobre os Idealistas

Tipos de personalidade:

  • ENFJ (Professor/Protagonista): líder carismático que hipnotiza as massas.
  • INFJ (Advogado/Conselheiro): idealista e reservado, mas inspirador.
  • ENFP (Ativista/Campeão): espírito livre e criativo, e muito sociável.
  • INFP (Mediador/Curador): pessoa poética, bondosa e altruísta.

Profissões indicadas para Idealistas:

Guardiões

Também chamados de Sentinelas, são pessoas muito sensatas, trabalhadoras e realistas. Encaram suas tarefas com muita seriedade e responsabilidade. Também são as personalidades mais confiáveis.

Saiba mais sobre os Guardiões

Tipos de personalidade:

  • ESTJ (Executivo/Supervisor): administrador nato, com talento para gerência e liderança.
  • ISTJ (Logístico/Inspetor): marcado pela responsabilidade e comprometimento.
  • ESFJ (Cônsul/Provedor): sempre atencioso, sociável e solícito.
  • ISFJ (Defensor/Protetor): protetor dedicado e acolhedor, com muito senso de empatia.

Profissões indicadas para Guardiões:

Teste de personalidade

Para saber qual o seu tipo de personalidade, é necessário responder um questionário-teste sobre comportamentos, como sugere o MBTI.

Quer saber qual o seu tipo de personalidade? Então responda esse teste que preparamos para você.

Onde estudar?

Agora que você sabe quais os cursos que mais combinam com cada tipo de personalidade, confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem esses cursos:

Você reconheceu qual seu tipo de personalidade? Gostou das indicações de cursos? Conte aqui pra gente nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin