Qual a diferença entre carreira e profissão?

Sabemos quais são os caminhos tradicionais que devemos seguir: estudar, nos profissionalizar, conseguir um emprego, trabalhar, conquistar objetivos e vivenciar a possibilidade de fazer o que sempre sonhamos em fazer. No entanto, não é fácil estar decidido antes de trilhar o seu caminho e realizar tais escolhas importantes. O que estudar? No que trabalhar? Como viver a vida? E, para isso, é muito importante entender, antes de tudo, qual a diferença entre carreira e profissão.

Veja mais: Encontre bolsas de estudo de até 80%

Existem pessoas que trabalham porque é preciso, outras que amam trabalhar e algumas que estão insatisfeitas com a profissão que escolheram seguir. Outras, acreditam no sonho de poder viver daquilo que consideram seu dom, seja ele cantar, ser um bom gestor de projetos ou até o seu talento com a matemática.

De qualquer forma, entender a diferença entre carreira e profissão pode nos ajudar a entender que o trabalho que executamos rotineiramente nem sempre é sinônimo daquilo que somos, do que acreditamos e da trajetória que trilhamos. Essas são coisas distintas, no entanto, convergentes.

E para que seja possível fazer uma boa escolha para a sua trajetória e ser autoconsciente das suas decisões, antes de tudo é preciso entender qual é a diferença entre profissão e carreira. Vamos lá?

O que é carreira e o que é profissão?

Profissão é a nossa atuação como profissionais, com base naquilo que estudamos e nos preparamos para poder exercer. Por exemplo, ser professor é uma profissão, que teve como embasamento anos de estudo e especialização em pedagogia. Outro exemplo, ainda é a profissão de um médico, que estudou medicina por muito tempo e hoje atua como especialista em ortopedia. Profissão é a ação profissional realizada no trabalho que escolhemos atuar no dia a dia.

Leia mais: Conheça carreiras e profissões que estarão em alta até 2022

Já a carreira, no entanto, é um conceito que vai bastante além da profissão. Falar de carreira é falar da trajetória de vida que desejamos seguir, com base nas nossas crenças, no estilo de vida que acreditamos ser o ideal e também, é claro, com base nos nossos estudos. Na prática, por exemplo: uma pessoa formada em pedagogia tem como ser professor a sua profissão, mas essa pessoa também pode ter muita afinidade com pais e mães de crianças autistas e querer desenvolver um projeto especializado para estudantes do espectro. 

diferença entre carreira e profissãoAssim, este professor que usamos do exemplo acima pode querer seguir um caminho de especialização ainda maior, tocando este projeto especializado para autistas enquanto faz um mestrado com base no tema, e ainda luta pela causa da inclusão escolar da criança com autismo. Esse é um exemplo de carreira, de forma em que a profissão, as afinidades e o estilo de vida de cada pessoa convergem para trilhar a trajetória que ela deseja seguir.

Em outras palavras, carreira pode ser aquilo que você gostaria de ser lembrado por ter feito e estudado, enquanto exercer sua profissão é atuar com o saber da sua área no dia a dia. Dessa forma, profissão e carreira são conceitos irmãos e convergentes, porém independentes.

O que significa ter sucesso na carreira?

Muita gente acredita que conquistar sucesso na carreira é necessariamente atingir um cargo de liderança. Entretanto, isso não condiz com a realidade, afinal nem todo profissional se sente realizado executando tarefas que um cargo de alto nível exige, como a realização de diversas reuniões e alinhamento entre núcleos, produção de planilhas diversas, gestão organizacional, entre outros. 

É possível ter sucesso na carreira sem estar no mais alto dos cargos, conciliando a sua realização pessoal com os afazeres do dia a dia com o crescimento e reconhecimento que você busca ter na sua área. Essa estrutura é conhecida como carreira em Y, analogia que é indicada para aqueles que querem “pôr a mão na massa” nos trabalhos que realizam e por isso se sentem realizados com a função que exercem.

Veja também: Carreira em Y: o que é, vantagens e desvantagens

Ter sucesso na carreira é algo bastante subjetivo, afinal muita coisa pode significar obter sucesso para diferentes pessoas. De forma geral, o sucesso é um parâmetro pessoal que pode ser definido com base no nível de satisfação pessoal de cada indivíduo. Você faz aquilo que tem vontade de fazer? Você gosta do que faz e se sente pessoalmente realizado com seus feitos e trajetória profissional? Se sim, você já conquistou ou está trilhando sua carreira de sucesso.

Como saber qual profissão é ideal para mim?

Sabemos que nem sempre é fácil tomar decisões que envolvem trajetória profissional e carreira. Por isso, é super importante que você saiba quais são as possíveis profissões que mais combinam com você para você considerar seus interesses pessoais e definir qual caminho seguir. Para isso, testes vocacionais e traçar o seu perfil profissional são ferramentas que podem te ajudar – e muito!

Confira também: Teste Vocacional Grátis

O teste vocacional é o resultado relativo à sua autopercepção e autocrítica em determinada fase da sua vida, e consiste em um instrumento para te ajudar a reconhecer seus atributos, suas afinidades e que pode te auxiliar a encontrar uma profissão compatível. Ele pode ser feito online de forma gratuita ou com o auxílio de um psicólogo ou orientador profissional.

Saiba mais: Entenda como seu Perfil Comportamental impacta a sua carreira

Já o seu perfil comportamental trata-se de uma classificação que ajuda a categorizar as pessoas com base nas suas características individuais e reações perante a determinadas situações. Em outras palavras, mapeando o seu perfil comportamental, você consegue entender seus mais fortes atributos e pontos positivos – conhecimentos importantes para definir uma profissão para seguir.

Existem diversas características predominantes nos principais tipos de perfis comportamentais, entre elas: analista, comunicador, planejador e executor. Com esse autoconhecimento em mãos, você economiza tempo, direciona seus estudos e evita desgastes com processos seletivos para cargos que não condizem com os valores que você busca para um trabalho.

Onde estudar?

Seja qual for a área que você deseja seguir para conquistar sucesso na sua profissão e satisfação na sua carreira, é preciso começar por algum lugar. E por que não iniciar do zero, com uma graduação que te dê o embasamento para você poder aplicar todo o conhecimento necessário para se destacar naquilo que deseja?

E para se aprofundar nos conhecimentos que você quer seguir estudando, priorize sempre cursar o ensino superior em faculdades que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que ofereçam um ensino de qualidade. Para facilitar sua vida, separamos algumas opções abaixo:

Além disso, as faculdades acima ainda facilitam o acesso de alunos ao ensino superior – com possibilidade de ingresso com a nota do Enem, diversas ofertas de bolsas de estudo ou opções facilitadas de ingresso, através do Prouni ou Fies. Consulte cada instituição de ensino para conferir as possibilidades.

E aí, você já se decidiu qual profissão deve seguir e qual a carreira que você quer traçar? Responda nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin