Conheça o curso de Gastronomia EAD e veja onde estudar

Quer entrar na graduação de Gastronomia EAD? Então descubra tudo sobre o curso e onde estudar!

gastronomia ead pessoa batendo farinha na cozinha em cima de mesa com legumesA Gastronomia é uma área que está super em alta no Brasil e no mundo. E é possível se profissionalizar na área de diversas maneiras, inclusive estudando a distância. Portanto, se você está cogitando fazer um curso de gastronomia EAD, veio ao lugar certo: aqui, vamos falar mais sobre a profissão e como funciona esse curso a distância.

A formação dentro da gastronomia envolve muito mais que apenas o ato de cozinhar e elaborar pratos. A área também prepara profissionais para empreender, gerenciar estabelecimentos, lidar com segurança alimentar, coordenar equipes e até mesmo desenvolver novos pratos e produtos alimentícios. É uma profissão de muita responsabilidade e que exige conhecimentos diversos.

Por isso mesmo, as áreas de atuação para um profissional de gastronomia são muitas, não à toa este curso está cada vez sendo mais procurado por estudantes. Muitas faculdades particulares e privadas já oferecem cursos de bacharelado e tecnólogo em gastronomia, mas não são todas as instituições de ensino que contam com o curso de gastronomia. Então, separamos tudo o que você precisa saber sobre o curso de Gastronomia EAD e as melhores opções de lugares para estudar. Vamos lá?

Como funciona o curso de Gastronomia a distância?

O curso de Gastronomia EAD é ministrado no formato tecnológico, e é de curta duração: em média, de 2 anos e meio.O diploma EAD de um curso tecnológico, no entanto, tem a mesma validade que o diploma de qualquer curso presencial, bacharelado ou licenciatura.

Vale destacar que a maior parte das faculdades que oferecem o curso de Gastronomia a distância ministram a grade curricular no formato semipresencial. Assim, parte do curso acontece online, nos ambientes virtuais de aprendizados disponibilizados pela instituição de ensino, e outra parte das aulas são ofertadas de forma presencial, geralmente nos polos de ensino da faculdade. 

O modo semipresencial é essencial para cursos que, como o de gastronomia EAD, necessitam de aprendizados práticos em ambientes controlados. Neste caso, as aulas práticas acontecem em laboratórios ou cozinhas industriais, e cada aluno tem um tutor para o ajudar a aprender todas as técnicas da melhor forma. A frequência desses encontros varia de acordo com a faculdade escolhida.

Algumas instituições que oferecem o curso de gastronomia EAD, como o Centro Educacional Anhanguera, disponibilizam para os estudantes os conteúdos mais teóricos através de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesses espaços, acessados via internet, o estudante encontra todo o material necessário para estudar, além de ter o benefício de poder realizar seus estudos no melhor horário para cada um. 

Além disso, os ambientes virtuais de ensino oferecem ferramentas de comunicação e interação, que permitem a interação entre professores e colegas de curso, além de facilitar o esclarecimento de dúvidas e a resolução de tarefas solicitadas.

Quais são as áreas de atuação para quem realiza o curso de Gastronomia EAD?

Um profissional formado em gastronomia pode atuar em diversas áreas. Entre elas, estão:

  • Chef de Cozinha: quem planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc. Um chef também coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes para realizar os preparos.
  • Personal Chef: exerce as mesmas funções do chef, mas atuando em residências particulares ou para clientes específicos.
  • Segurança Alimentar: quem vigia e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes, garantindo que as normas de segurança alimentar estão sendo cumpridas adequadamente.
  • Indústria Alimentícia: o profissional desta área desenvolve novas receitas, cria novos produtos alimentícios e testa produtos criados pela indústria.
  • Gestão de estabelecimentos: é quem administra restaurantes, refeitórios ou quaisquer estabelecimentos alimentícios. Envolve o treinamento de profissionais, a seleção de fornecedores, o gerenciamento do estoque e o controle das finanças da empresa.
  • Consultoria gastronômica: é quem realiza consultorias para empresas do ramo alimentício, propondo mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.
  • Área acadêmica: ainda é possível atuar como professor, ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes. Ou atuar como crítico gastronômico, também.

Leia também: Gastronomia: curso, carreira e mercado de trabalho

Disciplinas do curso de Gastronomia EAD

Estudar gastronomia vai muito além de apenas aprender a cozinhar. O curso de Gastronomia EAD é amplo e prepara profissionais até para administrar negócios e criar novos produtos alimentícios.

Para entender o que se estuda em um curso de gastronomia a distância, trouxemos a grade curricular deste curso ofertada pela faculdade Cruzeiro do Sul Virtual. Veja abaixo: 

  • Empreendedorismo
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Custos e Planejamentos de Cardápio
  • Técnicas e Habilidades Básicas de Cozinha
  • Cozinha Brasileira
  • Cozinha de Carnes
  • Aves e Pescados
  • Ciência e Higiene dos Alimentos
  • Assessoramento de Eventos
  • Técnicas de Aperfeiçoamento Estratégico
  • Cozinha Clássica e Contemporânea
  • Panificação
  • Confeitaria
  • Gestão Estratégica de Negócios
  • Cozinha Internacional
  • Cozinha Fria
  • Tendência e Inovações em Gastronomia de Eventos
  • Bebidas na Gastronomia
  • Diversidade Étnico-Cultural
  • Gestão de Pessoas
  • Língua Portuguesa
  • Princípios de Administração em Marketing
  • História da Alimentação e Gastronomia

Quais são as vantagens de estudar a distância?

Estudar a distância garante diversas vantagens para o estudante, entre elas a praticidade e a economia. Isso porque, estudando gastronomia EAD, é possível realizar as aulas e tarefas da sua graduação em qualquer lugar e a qualquer hora. Você encaixa suas aulas e estudos no melhor momento para você. Se você trabalha ou viaja muito, é a modalidade de ensino ideal para você. 

Entretanto, não se esqueça que os cursos geralmente são semipresenciais, e será preciso estar presente em algumas aulas no polo de ensino da sua faculdade. Consulte a grade do seu curso para mais informações.

E a economia é outro super destaque do curso de gastronomia a distância. Se você quer economizar e ainda assim conquistar seu diploma do ensino superior, fazer uma graduação EAD é a modalidade mais recomendada para você, já que ela chega a ser 70% mais barata que a presencial. 

Qual é a validade do diploma EAD?

Se você ainda tem dúvidas sobre a validade do diploma do curso EAD, pode se tranquilizar: o diploma de conclusão do curso a distância tem a mesma validade do diploma de um curso presencial, com validade em todo território brasileiro.

Veja também: Tem diferença entre o diploma de um curso presencial e a distância?

Onde estudar Gastronomia EAD?

Na hora de escolher em qual faculdade EAD estudar, é importante você priorizar alguns pontos. Além de escolher com base no reconhecimento da instituição de ensino, confira se a faculdade oferece o curso de gastronomia e se ela garante uma estrutura física adequada para realizar as aulas práticas presenciais.

Por isso, indicamos que você visite a instituição que deseja realizar o curso e verifique se ela é reconhecida pelo MEC. Só assim ela poderá emitir diplomas válidos para que você exerça a sua profissão.

Para facilitar a sua vida, separamos abaixo algumas instituições reconhecidas pelo MEC, que contam com ótimas estruturas em seus polos e ainda facilitam o pagamento das mensalidades, com bolsas e financiamentos próprios, sem burocracia:

E aí, você já decidiu fazer o curso Gastronomia a distância? Conte para nós abaixo nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin