dcsimg

Descubra o que faz um antropólogo

Você está curioso(a) para entender como é o trabalho de um antropólogo? Neste artigo, você entende o que é antropologia, o que o antropólogo faz e como se tornar um. Confira!

O que é antropologia?

O termo antropologia vem do grego “estudo do ser humano”. Como o próprio nome diz, a antropologia é a ciência social que estuda o ser humano e a Humanidade como um todo, seus hábitos, crenças, costumes, linguagem, leis, histórias etc.

A antropologia pode ser dividida em antropologia física, que estuda os aspectos biológicos e a evolução da espécie humana, a antropologia cultural ou social, que se dedica ao estudo da diversidade cultural dos povos, e a antropologia linguística, que estuda as relações do homem com a linguagem.

O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss é considerado o fundador da antropologia moderna. Depois dele outros antropólogos conhecidos no mundo e no Brasil são: Franz Boas, Bronislaw Malinowski, Clifford Geertz, Darcy Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre.

O que a antropólogo faz?

O antropólogo é o profissional encarregado dos estudos da antropologia. Para conhecer e analisar a cultura dos povos atuais e extintos, os antropólogos consultam livros, fotos, registros orais, depoimentos e outras fontes de pesquisa.

Uma das práticas mais comuns na antropologia é a observação e descrição de povos e de sua cultura, a chamada etnografia. A palavra etnografia vem do grego “povo” e “escrita”. Os antropólogos costumam viver por um tempo em contato com os povos a serem observados, convivendo e se inserindo na cultura em questão.

Entre as funções que os antropólogos podem exercer, estão:

  • Analisar os materiais de sítios arqueológicos, a linguagem e outros elementos da cultura de povos antigos e atuais;
  • Elaborar análises socioculturais para órgãos públicos, organizações não governamentais e empresas privadas;
  • Realizar pesquisas científicas, orientar teses de mestrado e doutorado e publicar artigos científicos em revistas e eventos científicos;
  • Ministrar aulas para ensino médio e superior, em cursos de Antropologia e relacionados, como Ciências Sociais, Arquivologia, Museologia, entre outros.

Qual é a importância do antropólogo?

A antropologia é a ciência que se propõe a conhecer as diferenças. Por meio dos estudos antropológicos, é possível compreender e respeitar a diversidade cultural das várias civilizações do passado e do presente.

A antropologia tem a importante função de demonstrar a importante de todas as sociedades, enfatizando que nenhuma é superior a outra. Essa ciência entende que só pode se definir o “eu” quando se conhece o “outro”.

Onde um antropólogo pode trabalhar?

Como um pesquisador, o antropólogo pode trabalhar em universidades e institutos de pesquisa públicos ou privados, fundações e organizações não governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Os antropólogos também pode atuar em museus, acervos culturais, sítios arqueológicos, consultorias e assessorias. Além de lecionar em universidades e escolas de ensino médio.

Qual o salário de um antropólogo?

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial do antropólogo é R$ 4.483,16.

O que é preciso para se tornar um antropólogo?

Para atuar como antropólogo, é preciso cursar a graduação de Antropologia ou Ciências Sociais com habilitação em Antropologia. Também é possível fazer uma pós-graduação nessa área do conhecimento.

Como é o curso de Antropologia?

O curso de Antropologia é um bacharelado com duração de 4 anos. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), os formados em Antropologia devem ter domínio da bibliografia e metodologia básica da antropologia, autonomia intelectual, capacidade analitica, compromisso social, entre outras características.

O curso tem estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) obrigatórios. Essa graduação inclui disciplinas como Introdução a Antropologia, Etnologia Ameríndia, Linguística, Teoria Antropológica, Leituras Etnográficas, Antropologia e Gênero, Cultura e Ambiente, Antropologia Brasileira, História do Pensamento Arqueológico e Filosofia das Ciências Sociais.

Atualmente, existem poucos cursos de Antropologia no Brasil. Mas, existem áreas correlacionadas como Ciências Sociais, que muitas vezes tem habilitação em Antropologia. Confira alguns cursos da área:

Onde estudar para ser um antropólogo?

Se interessou por algum dos cursos citados? Antes de escolher uma faculdade para ingressar, é preciso analisar as avaliações da instituição no MEC, conhecer sua estrutura e comparar suas mensalidades.

Existem faculdades privadas oferecem ótimos descontos e ingresso sem burocracia, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular digital. Confira algumas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Leia mais: Antropologia: conheça o curso, mercado e veja onde estudar

E você, já decidiu qual curso quer ingressar? Conta para gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin