dcsimg

Descubra o que faz um historiador

Você está curioso(a) para saber mais sobre a profissão historiador? Neste artigo, você lê sobre a função desse profissional e conhece o curso de História. Confira!

O que faz um historiador?

O termo história vem do grego “investigação”. A história é a ciência que estuda a ação do homem ao longo tempo e registra os acontecimentos do passado.

De acordo com a visão europeia, a história só pode ser registrada por meio da escrita. Por isso, na linha do tempo, a história se inicia por volta de 4 mil a.C., com o surgimento da escrita, e o período anterior se denomina Pré-História.

O historiador é o profissional que tem como missão investigar, escrever e analisar a história. Essa função é tida como uma profissão desde século XIX. Atualmente, a lei brasileira que regulamenta a profissão de historiador está aguardando sanção no Congresso.

Para investigar o passado, o historiador seleciona documentos oficiais, manuscritos, fotos, objetos, achados arqueológicos, registros orais, entre outros. Ao analisar os materiais históricos, ele leva em consideração o contexto social, econômico e cultural da época estudada e os relaciona aos fatos já conhecidos pela ciência.

De acordo com a lei em andamento no Congresso, entre as funções do historiador, estão:

  • Lecionar a disciplina de história no ensino básico;
  • Planejar, organizar, implantar e dirigir serviços de pesquisa histórica;
  • Assessorar, organizar, implantar e dirigir serviços de documentação e informação histórica;
  • Elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Qual é a função de um historiador na sociedade?

Por ser um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. Com seu trabalho, é possível compreender melhor as civilizações, dos tempos antigos à atualidade.

O historiador também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos. “Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”, diz a famosa frase da historiadora Emília Viotti da Costa.

Dia 19 de agosto é considerado o Dia Nacional do Historiador. A data é uma homenagem ao dia do nascimento de Joaquim Nabuco, que além de historiador, foi político, diplomata, jurista, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Qual é o salário de um historiador?

Os historiadores podem trabalhar em museus, acervos, bibliotecas, centros culturais, editoras e meios de comunicação públicos ou privados. Eles também podem ser professores e pesquisadores em universidades e escolas de ensino básico.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de 2019, a média salarial dos historiadores no Brasil é de R$ 2.674,00. Já os professores de História, ganham, em média, R$ 2.149,00 por mês, segundo o site VAGAS.COM.

O que é preciso para ser um historiador?

De acordo com a lei de regulamentação da profissão de historiador (ainda aguardando sanção presidencial), só podem exercer a atividade de historiador as pessoas com graduação em História.

Aqueles que tiverem mestrado ou doutorado, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com linha de pesquisa dedicada à história também podem exercer a profissão.

Como é o curso de História?

O primeiro passo para se tornar um historiador é cursar a graduação de História. O curso tem duração de 4 anos e pode ser feito no nível bacharelado e/ou licenciatura. Para concluir a graduação, é preciso fazer estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso bacharelado é indicado aos que desejam ser historiadores na prática, em organizações públicas ou privadas. Já a licenciatura é voltada aos que pretendem ser professores de História.

Entre as disciplinas do curso de História, estão: História Antiga, História Medieval, História Moderna, História Contemporânea, História do Brasil, História da América, História da África, História e cultura afro-brasileira e indígena e Ensino de História.

Onde estudar para ser um historiador?

Se interessou pelo curso de História? Ele é oferecido nas modalidades bacharelado e licenciatura em diversas faculdades pelo Brasil. Mas, para escolher a instituição que mais combina com você é preciso analisar as avaliações do MEC da faculdade, sua estrutura e considerar o melhor custo-benefício.

Para te ajudar, confira algumas faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC que oferecem a graduação em História, na modalidade presencial e a distância. São faculdades que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso e ainda oferecem descontos e bolsas de estudo. Veja:

Leia também: História: profissão, carreira e mercado de trabalho

Agora que você já conhece melhor a profissão de historiador, está pensando em fazer o curso de História? Compartilha com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin