Pós-graduação em Ciências Políticas

Você sabe quem pode fazer uma pós-graduação em Ciências Políticas? Sabe o que o curso oferece? Então vem aprender com a gente!

Uma pós-graduação em Ciências Políticas serve para proporcionar um estudo mais aprofundado e complexo para quem se interessa pelo assunto. Esta especialização é versátil e engloba diversas áreas de interesse ao longo do curso. Por isso, se você é do campo das humanidades, curte debater ideias e está procurando uma pós-graduação, o curso de Ciências Políticas pode ser recomendado para você.

O que é um curso de Ciências Políticas?

Tem muita gente que acha que falar sobre política não é algo necessário. Mas este é um grande equívoco! Na verdade, por mais que as pessoas tenham divergências políticas e ideias diferentes sobre o assunto, as Ciências Políticas são primordiais para a organização da sociedade e para o estudo de fenômenos políticos.

Por isso, em uma graduação de Ciências Políticas você irá basicamente aprender tudo aquilo que abrange a política. Ou seja, estudos sobre teorias e práticas políticas, diferentes ideologias, governos e sistemas políticos são o foco do curso.

A graduação, que dura em média de três a quatro anos, concede ao estudante o grau de bacharelado. Esta modalidade de estudo fala bastante sobre instituições e fenômenos políticos. Mas caso você já seja formado em áreas correlatas, fazer uma pós-graduação em Ciências Políticas pode ser uma boa ideia.

Quem pode fazer uma pós-graduação em Ciências Políticas?

A pós-graduação em ciências políticas é voltada para quem já concluiu uma graduação. Ela segue uma linha de conteúdo bem parecida com a faculdade de Ciências Políticas. Portanto, você irá mergulhar de cabeça em assuntos que se relacionam com a filosofia, sociologia, antropologia, direito, economia, economia brasileira, relações internacionais, história e até mesmo psicologia. Mais completo do que você pensava, não é verdade?

Mas bom, se já tenho graduação, por que devo fazer uma pós-graduação em Ciências Políticas? Bom, ter uma especialização é sempre importante. Na verdade, estudar cada vez mais nunca é algo ruim. Além disso, um currículo mais completo pode te ajudar bastante a conquistar uma boa vaga de emprego e uma atuação notável na área.

Quanto tempo dura uma pós-graduação em Ciências Políticas?

Assim como você já deve saber, a pós-graduação em Ciências Políticas (assim como a maior parte das especializações) tem uma duração mais enxuta que a graduação. Por isso, esse curso dura entre um e dois anos, em média. 

Ao longo do curso, você irá participar de debates, seminários, discussões em grupo e pesquisas políticas – de opinião ou não – em abundância. E se você não tem uma desenvoltura considerável em argumentar ou falar em público, não se preocupe. Afinal, o curso serve também para te ajudar a desenvolver o pensamento e o discurso de maneira crítica e muitas vezes articulada.

Qual a área de atuação de um cientista político?

Hoje em dia, especialmente por conta de avanços tecnológicos, a atuação de um cientista político é algo super abrangente. Por isso, as áreas de atuação mais comuns envolvem cargos em ONGs, partidos políticos, sindicatos trabalhistas, campanhas políticas e muitos outros.

Por exemplo, se você for super antenado às redes sociais e for fã da comunicação, pode ajudar a traçar estratégias de marketing para impulsionar um candidato ou partido político em uma eleição. Além disso, é possível trabalhar com pesquisas que se aprofundam no conhecimento das relações entre os membros da sociedade e a política em si.

Quero fazer uma pós-graduação em Ciências Políticas. Como começar?

E aí, o que você achou da nossa explicação até agora? Acha que a pós-graduação em Ciências Políticas pode ser a sua cara? Bom, se esse for o caso, é preciso procurar por uma instituição de ensino que forneça um curso de qualidade para que você tenha acesso ao melhor ensino possível.

As universidades públicas, apesar de renomadas, nem sempre são as opções mais acessíveis para a maior parte da população, especialmente para quem já trabalha fora durante o dia todo e não consegue encontrar tempo para focar nos estudos. Entretanto, o importante é não desistir de estudar e continuar em busca do diploma, certo?

Bom, neste caso, é possível procurar por uma pós-graduação em uma universidade particular na modalidade presencial ou EAD (ensino a distância), interessante para quem tem pouca disponibilidade de tempo ao longo da semana.

Portanto, ao procurar a faculdade que mais combina com seu orçamento e perfil, lembre-se de dar uma olhadinha na reputação do local. Além disso, é preciso ter atenção a algo importante: você sabe se o curso de pós-graduação em Ciências Políticas que você escolheu é certificado pelo MEC? Essa informação é crucial para que você não corra o risco de terminar o curso e não ter o diploma validado.

Ficou interessado? Então dá uma olhadinha nas instituições de ensino a seguir que possuem o esquema chamado ingresso direto. Através do ingresso direto, é possível que você entre na faculdade para fazer sua pós-graduação mesmo que não tenha tido um desempenho tão satisfatório em vestibulares ou no ENEM. Afinal, o importante é continuar em busca dos estudos!

E que tal dar uma olhadinha em instituições de ensino que oferecem pós-graduação em Ciências Políticas na modalidade EAD e com mensalidade que cabem no seu bolso? 

Aproveite essa oportunidade e dê continuidade aos seus estudos sem sair de casa. Conheça mais de 30 faculdades que oferecem o curso por mensalidades entre R$29,97 e R$ 187,68. É só clicar no link a seguir: Pós-graduação em Ciências Políticas.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Depois de decidir se vai ou não estudar na pós-graduação de Ciências Políticas, compartilha o seu resultado com a gente aqui nos comentários e conta sua experiência!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!