dcsimg

Descubra quais serão as profissões do futuro em 2030

De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, até 2025, perderemos mais de cinco milhões de empregos para automação. No entanto, haverá também uma vasta gama de novos empregos disponíveis para os graduados universitários — principalmente relacionados à criação de conhecimento e inovação.

Embora os avanços em máquinas e tecnologia possam se combinar para fornecer aos graduados as ferramentas necessárias para explorar, experimentar e encontrar soluções interessantes para problemas complexos, eles também abrirão um mundo de novas oportunidades de carreira.

Então, quais são esses empregos do futuro e que áreas de estudo irão monopolizar o mercado de carreira a partir de 2030?

Quais áreas serão destaque no futuro?

Os estudantes que basearem suas carreiras com qualificações em ciências, tecnologia, engenharia e matemática estarão em segmentos muito favoráveis no futuro.

Oportunidades de trabalho para essas áreas estão sendo criadas em um ritmo muito mais rápido do que os alunos podem se formar para preenchê-los.

É claro que os estudantes de humanidades não devem abandonar seu amor pelas artes, pois a chave para o sucesso e felicidade futuros de um aluno é a busca por uma carreira que eles gostem. Na verdade, cinco das principais habilidades para as profissões do futuro em 2030 envolvem o uso de habilidades humanas fundamentais, tais como:

  • Elasticidade Mental e Solução Complexa de Problemas
  • Pensamento crítico
  • Criatividade 
  • Habilidades das Pessoas
  • Conhecimento Interdisciplinar

Lista de profissões do futuro em 2030

Dê uma olhada em uma lista de cinco empregos possíveis do futuro, uma descrição do que esperar de cada profissional e qual a graduação recomendada caso deseje seguir alguma destas carreiras:

Piloto espacial comercial

Com a SpaceX (empresa americana de pesquisa espacial)  avançando as viagens espaciais mais rápido do que poderíamos imaginar há uma década, poderia ser a hora de potenciais pilotos irem além dos céus. Certamente, surgirá o momento em que haverá a demanda por profissionais habilitados a realizar voos espaciais comerciais.

Graduação recomendada: Engenharia Mecatrônica, Engenharia Aeronáutica.

Revivalista de espécies extintas

Os zoólogos de hoje podem desempenhar um papel crítico na recriação de espécies que já se tornaram extintas, reintegrando as espécies recém-recriadas nos ambientes naturais de seus predecessores extintos.

Graduação recomendada: Biologia, Biotecnologia, Zootecnia.

Consultor de energia alternativa

É um fato científico bem conhecido que a população da Terra não pode sobreviver com combustível fóssil para sempre, então as fontes alternativas de energia estão na vanguarda da ciência e pesquisa de energia. 

Um consultor de energia alternativa seria um especialista universal em todas as fontes de energia alternativas, incluindo energia solar, hidrelétrica, nuclear e muito mais.

Graduação recomendada: Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental.

Criador de órgãos/partes do corpo

A cada 12 minutos, um novo nome é adicionado à já longa lista de espera para doadores de órgãos. 

Com os novos progressos na pesquisa com células-tronco, significa que a impressão 3D poderia ser usada para cultivar órgãos sob demanda.

Graduação recomendada: Biotecnologia, Medicina, Medicina Veterinária (no caso de órgãos para animais).

Cirurgião de memória

Com os avanços na neurociência e na tecnologia, talvez seja possível fazer o upload de uma mente humana para um computador. 

Chips de computador especializados podem fornecer benefícios como, memória aprimorada e tratamentos de paralisia. Além disso, os cirurgiões da memória podem remover memórias negativas para tratar a depressão e outras doenças psicológicas.

Graduação recomendada: Psicologia, Medicina, Engenharia Biomédica.

Onde estudar para se preparar para o futuro?

Embora essas profissões ainda não existam de fato, você pode começar a se preparar desde já. Iniciar os estudos em uma das graduações recomendadas durante o texto é uma ótima forma de fazer isso.

Por isso, aqui estão algumas sugestões de instituições que você pode escolher para se capacitar e se preparar para as profissões do futuro em 2030:

Vale lembrar que todas as instituições são verificadas e credenciadas pelo MEC. Isso significa que o seu diploma será válido em todo território nacional. Além disso, é possível até mesmo usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos ou 70% de desconto na mensalidade.

Portanto, é fundamental que você comece a construir hoje a base sólida que levará você a conquistar uma vaga em alguma dessas profissões do futuro.

Veja também:

Conheça os 8 profissionais mais felizes

Descubra quais são as profissões do futuro

Qual dessas opções do futuro chamou mais a sua atenção? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin