Quais são as 10 principais engenharias? Conheça cada uma delas

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2019, constatou que as carreiras de engenharia possuem um bom índice de empregabilidade. Isso porque cerca de 95% dos formados na área possuem alguma ocupação. Além disso, os salários dos engenheiros, em geral, estão entre os cinco mais altos do país.

Não por acaso praticamente todos os rankings de melhores carreiras e profissões colocam alguma formação de engenharia entre os escolhidos. Só que uma carreira tão promissora e ampla possui também uma concorrência acirrada: os cursos de graduação em engenharia costumam ficar entre os mais concorridos do Enem e dos vestibulares tradicionais.

+ 10 profissões em alta na área de Engenharia

10 principais engenhariasAtualmente, há cerca de 20 formações diferentes de engenharia, de modo que as engenharias constituem quase que uma área do conhecimento, em vez de uma graduação. Em comum, as diferentes formações possuem disciplinas de Cálculo, Matemática e Física.Cabe destacar que cada formação possui um tipo específico de enfoque profissional. Confira, a seguir, quais são as q0 principais carreiras de Engenharia e conheça cada uma delas.

Conheça as 10 principais carreiras de Engenharia

As carreiras de engenharia são diversas e podem ser ocupadas por pessoas com diferente objetivos e interesses profissionais, desde que tenham a formação adequada; Veja, abaixo, carreiras de Engenharia que estão entre as mais tradicionais:

1. Engenharia Aeronáutica

Como o nome sugere, o engenheiro aeronáutico trabalha com o planejamento e fabricação de transportes aéreos, como aviões e helicópteros. A graduação forma profissionais aptos a elaborarem o projeto, a construção e a realizar a manutenção de aeronaves, aeroportos e equipamentos de controle, como os de planejamento e fluxo do tráfego aéreo.

2. Engenharia Ambiental

A graduação em Engenharia Ambiental pretende formas engenheiros aptos a trabalhar com o estudo, o diagnóstico e a redução dos impactos ambientais em áreas rurais ou urbanas em que há o interesse em realizar a preservação ambiental. Por isso, o engenheiro ambiental trabalha com a preservação e manutenção da fauna, da flora, do ar e da água, desenvolvendo e aplicando técnicas de manejo e tratamento que são capaz de recuperar áreas já degradadas.

+ Conheça a diferença entre Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal

3. Engenharia Civil

10 principais engenhariasA Engenharia Civil é um dos cursos mais conhecidos e tradicionais da área. Tanto é que, muitas vezes, a imagem que as pessoas têm do engenheiro são, na verdade, o engenheiro civil: que trabalha com obras, com construção. Só que ao contrário do que alguns pensam, o engenheiro civil pode trabalhar com a construção e qualquer estrutura, não apenas casas e prédios. Isso inclui pontes, estradas, portos, barragens, viadutos, entre muitas outras possibilidades. O engenheiro civil deve analisar o terreno, fazer a preparação do mesmo, acompanhar a obra, a manutenção e o restauro dos prédios já existentes.

+ Teste vocacional: você tem perfil para Engenharia Civil?

4. Engenharia de Computação

A Engenharia da Computação é um curso mais recente da área. Ainda assim, o mercado de trabalho para os profissionais com essa formação está aquecido. Na graduação, aprende-se sobre engenharia eletrônica e ciência da computação para desenvolver  projetos de automação industrial, sistemas, computadores e periféricos.

5. Engenharia Elétrica

10 principais engenhariasA Engenharia Elétrica também está entre as mais tradicionais da área. Na graduação, os estudantes aprendem sobre geração, transmissão, transporte e distribuição de energia elétrica. Além disso, o engenheiro elétrico pode trabalhar com o desenvolvimento e a manutenção de componentes elétricos e eletrônicos, usinas de energia, linhas de transmissão, sistemas e potência.

+ Entenda a diferença entre Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

6. Engenharia Florestal

O engenheiro florestal trabalha com o desenvolvimento de projetos sustentáveis para a exploração e o manejo de recursos naturais. O profissional da área trabalha também com aprimoramento genético das plantas e a descoberta e o registro de novas espécies, quando for o caso.

7. Engenharia de Produção

Apesar de ser relativamente recente, a Engenharia de Produção é um dos cursos mais conhecidos da área. Isso porque o ramo de atuação dos engenheiros de produção é amplo, podem trabalhar em empresas de todos os setores, praticamente. Na graduação, o estudante aprende a fazer a avaliação e otimização dos processos produtivos com o intuito de reduzir os custos e otimizar o lucro.

+ 10 profissões da área de engenharia que talvez você não conheça

8. Engenharia de Materiais

10 principais engenhariasA Engenharia de Materiais é a área da engenharia que trabalha com o desenvolvimento e a descoberta de novos materiais, que possam ser utilizados pela indústria, principalmente. Na graduação, o estudante aprende sobre ligas e combinações, analisando a resistência a impactos, a condutividade de calor, ponto de flexibilidade, entre outras características. A formação exige e fornece conhecimento sobre os diferentes processos químicos existentes.

9. Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica também é um dos cursos mais tradicionais da área. Em geral, o engenheiro mecânico aprende sobre o projeto, a construção, a análise, a operação e manutenção de diferentes sistemas. Em relação ao mercado de trabalho, o engenheiro mecânico pode trabalhar em uma empresa ou prestar consultoria para diferentes empresas.

+ Veja 10 carreias de engenharia com aplicação na área da saúde

10. Engenharia Nuclear

A Engenharia Nuclear é a área da engenharia que trabalha com a exploração de minerais que podem ser relevantes para a geração de energia elétrica. Além disso, o engenheiro nuclear é o responsável por projetar, construir e operar reatores nucleares, que são usinas geradoras de energia elétrica.

Onde estudar Engenharia?

O que deve ser observado ao se matricular em uma faculdade, sendo ela a distância ou não, é se a mesma é reconhecida pelo MEC. Caso caso a faculdade não seja, ao finalizar o curso, o diploma não terá validade alguma e você terá jogado fora tempo e dinheiro.

Separamos uma lista com as principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de RH a distância.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin