Qual é a diferença entre pós-graduação e mestrado?

O mercado de trabalho é cada vez mais concorrido. A entrada constante de novos profissionais e as tecnologias que não param de surgir fazem com que a qualificação constante seja uma regra. Por isso, após a graduação, muitos profissionais procuram continuar se especializando.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

diferença entre mestrado e pós-graduação

Mas, nesse caso, é melhor fazer uma pós-graduação ou um mestrado? Afinal, qual é a diferença entre uma pós-graduação e um mestrado?

De antemão, pode-se dizer que existem muitas diferenças! Conheça melhor cada uma dessas formações para saber qual é a melhor para você!

Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Qual é a diferença entre uma pós-graduação e um mestrado?

De modo geral, a pós-graduação é um curso mais curto que um mestrado. Por isso, os cursos de pós-graduação são criados com o intuito de atender a demandas mais específicas e pontuais por parte do mercado de trabalho e também dos profissionais. Já um mestrado possui uma duração maior, além de proporcionar uma formação mais ampla.

Assim, a escolha sobre cursar uma pós-graduação ou mestrado depende dos objetivos profissionais de cada um. Conheça melhor as características de cada uma dessas diferentes formações.

Veja como é uma pós-graduação

Segundo a Semesp, entidade que representa instituições de ensino superior do Brasil, mais de 6,3 milhões de pessoas com 24 anos ou mais, já concluíram um curso de pós-graduação até 2021. O número demonstra que tanto a oferta quanto a procura aumentam ano após ano.

Isso acontece porque a formação é valorizada e requisitados pelo mercado de trabalho. Ainda de acordo com a Semesp, as áreas mais procuradas pelas estudantes que querem cursar uma pós-graduação, são:

diferença entre mestrado e pós-graduação

  • Educação;
  • Ciências Sociais;
  • Negócios;
  • Administração;
  • Direito;
  • Saúde e bem-estar social.

Em gera, os cursos de especialização duram em torno de 12 meses. Algumas, porém, chegam a durar até 18 meses. Além disso, há cursos nas modalidades a distância e presencial.

+ Cursos de pós-graduação crescem mesmo com pandemia

Veja como é um mestrado

O mestrado, por sua vez, é uma pós-graduação strictu sensu. O curso tem o intuito de dar sequência aos estudos realizados na graduação ou de realizar uma recolocação profissional, se for o caso. Além disso, o curso de mestrado é mais longo que o de uma pós-graduação, já que ele tem uma duração de 12 a 30 meses, segundo o prazo estipulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o recebimento da titulação.

diferença entre mestrado e pós-graduaçãoOutra caraterística do mestrado é que ele permite ao estudante a especialização em determinada área, o que o permite se tornar um professor universitário. Além disso, no mercado de trabalho, as habilidades técnicas adquiridas ao longo da formação tendem a ser requisitadas.

Isso porque o profissional com mestrado possui conhecimentos inovadores e repertório amplo, adquirido ao longo da formação. Em relação à oferta de cursos, de acordo com a CAPES, os cursos de pós-graduação stricto sensu cresceram 48% na última década.

A tendência de crescimento demonstra que há uma demanda pode parte dos estudantes e do mercado de trabalho. Segundo os dados divulgados pela Capes, houve um acréscimo de 3.128 programas, em 2011, para 4.650, em 2020.

+ Para que serve um mestrado?

Qual é melhor fazer: especialização ou mestrado?

Como vimos, as diferenças entre o mestrado e a pós-graduação, também chamada de especialização, faz com que a escolha entre um e outra considere os objetivos profissionais do estudante.

Os cursos de especialização costumam ser mais curtos e baratos do que os de mestrado. Além disso, uma pós-graduação tende a ter uma aplicação rápida, já que a formação visa atender demandas específicas por parte do estudante.

+ Conheça 7 pós-graduações para quem é formado em Letras

Já o mestrado, por ser mais abrangente, requer mais tempo para ser concluído, além de proporcionar um repertório maior ao estudantes. Ainda assim, o curso de mestrado nem sempre atende aos objetivos profissionais de cada um.

Por isso, o processo de escolha deve levar em consideração alguns fatores, como:

  • tempo médio de formação;
  • valor investido na formação;
  • expectativa de retorno do dinheiro investido;
  • objetivos profissionais.

+ Mulheres na pós-graduação: perspectivas e desafios

Para que serve um mestrado?

De modo geral, o mestrado serve para qualificar o profissional ou para realizar a sua recolocação no mercado de trabalho. Se o estudante segue com os estudos na mesma área em que fez a graduação, acontece uma especialização, já que determinados assuntos serão estudados de modo intenso.

+ Como é fazer um mestrado?

diferença entre mestrado e pós-graduaçãoNo entanto, se o estudante opta por cursar um mestrado em uma área diferente da que fez graduação, o curso pode promover a recolocação desse profissional. Por exemplo, uma pessoa formada em Letras pode realizar um mestrado na área de Comunicação, caso queira trabalhar com veículos de informação e comunicação, como jornais, revistas, redes de televisão e rádio, entre outros.

Além disso, os interessados em seguir a carreira de professor universitário devem, necessariamente, cursar um mestrado. Isso porque a titulação é exigida em diversos editais públicos de contratação. E, mesmo na rede particular e ensino, poucos são os docentes contratados sem o mestrado.

+ Como e onde fazer um mestrado a distância?

Onde estudar uma pós-graduação ou mestrado?

Agora que você já conhece a diferença entre pós-graduação e mestrado e sabe o quão requisitados pelo mercado de trabalho são os profissionais qualificados, que tal se matricular em um dos cursos?

Confira, a seguir, a lista de instituições de ensino superior que oferecem bolsas de estudo de até 80% para cursos de pós-graduação:

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin