Entenda as vantagens de fazer um curso de qualificação profissional

Qualificação profissional é tudo aquilo que você carrega consigo na sua bagagem. Logo, os cursos de qualificação profissional são aqueles que aperfeiçoam as experiências que você  já tem guardadas no seu repertório, ou te capacitam para colocar novas por lá. São cursos de menor duração e de qualquer natureza, totalmente focados em habilidades do mercado de trabalho

> Encontre bolsas de estudo de até 80% para sua carreira.

Em tempos exponenciais e tão voláteis, se qualificar é a melhor defesa e o melhor ataque. Você precisa estar preparado para mudanças e, principalmente, como se adaptar a elas. 

O verbo qualificar, no dicionário Michaelis, possui uma ótima definição: “preparar alguém ou preparar-se para realizar determinada tarefa ou exercer uma função; capacitar, habilitar; atribuir qualidade a algo“.

Olha o significado. Por mais que você tenha que se doar, não pode ser visto como algo distante. Precisa de ímpeto e de coragem. De assumir as rédeas e de controlar suas ações. Você está no comando, se qualificando conforme o planejado. Aprendizado contínuo.

Quer saber mais sobre o assunto? Falaremos sobre cursos de qualificação profissional, suas particularidades e como agregá-los no seu currículo. Confira!

O que é um curso de qualificação profissional?

Essa modalidade é chamada de FIC (Formação Inicial e Continuada) ou apenas Qualificação Profissional.

Geralmente são cursos rápidos, com duração de alguns meses e com uma carga horária flexível, afinal, é para qualificar uma valência do mercado de trabalho que o profissional opta por essa alternativa.

qualificação profissional alunoIsso inclui cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade. 

Suas matrículas estão condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação – e não necessariamente ao nível de escolaridade. 

Os cursos de qualificação profissional, quando regulamentados pelo sistema educacional, possuem uma duração mínima de 160 horas. Eles devem garantir a profissionalização em determinada área e, ao mesmo tempo, o contínuo aproveitamento dos estudos nos diferentes níveis de ensino.

Qual a diferença de curso de qualificação profissional e graduação?

Graduação é o conceito da formação superior completa, que permite a uma pessoa exercer a profissão para a qual se graduou. No Brasil, são as instituições de ensino superior (IES) as responsáveis por oferecer cursos de graduação. 

Acima dessas instituições, está o Ministério da Educação (MEC), que autoriza o funcionamento e abertura de cursos superiores, além de definir a carga horária exigida para cada curso e até avaliar o funcionamento e a qualidade das instituições superiores no país.

A graduação possui três modalidades:

  • Tecnológica:  cursos com duração de 2 ou 3 anos, que têm disciplinas mais focadas nos estudos práticos. 
  • Licenciatura: cursos com duração de 4 anos, que têm disciplinas mais focadas nos conhecimentos específicos do curso e na prática pedagógica.
  • Bacharelado: cursos com duração de 4 ou 5 anos, com maior carga teórica para uma formação profissional que permita uma atuação abrangente no mercado.

Se você quiser saber mais sobre graduação e assuntos correlatos, leia mais.

Qual a diferença de curso de qualificação profissional e técnico?

São cursos que se integram à organização curricular de uma Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio (curso técnico).

São destinados para pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Para obter o diploma de técnico é necessário a conclusão do ensino médio. 

Com carga horária variando entre 800 e 1.800 horas, dependendo da respectiva habilitação profissional técnica, podem ser estruturados com diferentes arranjos curriculares, mas todos focados no mercado de trabalho.

O objetivo é desenvolver as competências básicas para dar o pontapé inicial em uma profissão. Os cursos promovem, sobretudo, a capacidade de aprender e empregar novas técnicas e tecnologias no trabalho.

Benefícios de um curso de qualificação profissional e como ele agrega no seu currículo

Um curso de qualificação profissional pode agregar de diversas maneiras se inserido em contextos diferentes, mas dentre elas, talvez as principais que podemos destacar em sua maioria sejam:

Curta duração

Sua menor duração não equivale a uma qualidade inferior. Cursos de qualificação profissional vão totalmente de encontro com as pretensões das empresas, que esperam atualizações contínuas de seus colaboradores e futuros talentos.

Do lado do aluno, é o elo entre flexibilidade, teoria e prática. Como algo rápido pode converter em uma habilidade aplicável no mercado de trabalho, um diferencial competitivo diante dos demais.

Investimento de baixo custo

Os cursos oferecem condições mais acessíveis, dada sua natureza, de foco e assertividade em uma competência. É vantajoso para o aluno ter acesso a uma formação de qualidade e que caiba no bolso. Não é raro ver descontos gigantescos para esse tipo de certificação.

É um ótimo investimento para as empresas qualificarem seus funcionários. Precisa de uma valência específica? Certamente existe um curso de qualificação profissional rápido de ser executado e que dá para encaixar no orçamento.

Formação voltada para o mercado

Para as empresas esse aspecto é fundamental, pois o profissional já chega familiarizado com a rotina de trabalho e focado nas competências demandadas especificamente pela área escolhida. 

Os cursos de qualificação profissional são, antes de tudo, uma oportunidade de especialização em algum tema que você sente mais afinidade. É literalmente a oportunidade de se reciclar, de se aprofundar em um determinado assunto, requerido diretamente pelo mercado.

Valorização do currículo

Cursos de qualificação profissional aumentam a empregabilidade, pois o candidato possui, certificadas, valências diferenciadas no mercado de trabalho. Você atesta, através de cursos regulamentados por instituições de ensino, que você se aperfeiçoou em determinada habilidade.

São das coisas que enchem os olhos de quem olha para o seu currículo

Saiba como turbinar ainda mais seu currículo!

A ideia de que a vida basta para a formação do conhecimento de um profissional não é mais compatível com o mundo em que vivemos. É preciso entender os pormenores que costuram essa malha social em que vivemos.

É preciso entender a educação como algo que está no seu controle, que é qualificação, que é repertório, que expande. Para isso serve o aprendizado contínuo: te estimular a continuar aprendendo – e no controle do processo sobre isso.

O conceito mostra que o aprendizado não é uma responsabilidade atrelada às instituições de ensino, mas sim ao seu livre arbítrio. Tem que funcionar de forma voluntária e proativa. 

Esse tipo de proatividade e a capacidade de se tornar um canivete suíço ao longo da vida é definitivamente um diferencial competitivo. 

Ao fazer sua escolha por uma graduação ou por uma pós-graduação, a primeira informação que deve verificar é se a instituição tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. 

Essa é a garantia de que você vai obter um diploma de nível superior válido em todo o país, que poderá ser usado para encontrar um emprego na área ou participar de concursos públicos que exijam esse grau de escolaridade.

Fizemos uma seleção com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem condições imperdíveis. Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do Brasil, todas elas contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos facilitados. Confira:

> Não perca a oportunidade de encontrar bolsas de estudo de até 80% para turbinar sua carreira!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin