Saiba tudo sobre a pós-graduação em Estética

O profissional de estética atua com procedimentos relacionados ao bem-estar e autocuidado, como tratamento capilar, drenagem e massagem linfática e cuidados com a pele. O trabalho pode ser realizado em clínicas especializadas, salões de beleza, Spas e até mesmo em hotéis.

Para desenvolver as atividades profissionais, é possível cursar uma graduação, no nível bacharelado, fazer um curso tecnólogo, técnico ou também se tornar um especialista com uma pós-graduação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

pós-graduação em estéticaA boa notícia é que o mercado de trabalho está cada vez mais aquecido. De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. Nestes cinco anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Com o aumento de profissionais, a concorrência também aumenta. Se você deseja aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área e até mesmo mudar de carreira, saiba que fazer uma especialização em Estética vai dar um destaque a mais em seu currículo

Então, continue a leitura para saber tudo sobre a pós-graduação em Estética e conhecer as faculdades que oferecem essa especialização.

Descubra o que faz um técnico em Estética

Quem pode fazer pós-graduação em Estética?

O primeiro passo para fazer uma pós-graduação é possuir um diploma de ensino superior. 

As especializações em estética são voltadas para quem tem interesse em atuar e trabalhar com procedimentos na área da saúde e bem-estar, mas não há nenhum problema em fazer essa pós-graduação se a sua graduação tiver sido na área de Humanas, por exemplo. 

Então se você deseja mudar de área ou especializar os seus conhecimentos, basta comprovar que já tem um diploma de ensino superior e ir em busca do melhor curso de especialização para alavancar a sua carreira.

Qual a duração de uma pós-graduação em Estética?

A duração da especialização vai depender da universidade, mas em média, dura em torno de 12 meses. Ao longo do curso, o estudante vai aprender a manusear aparelhos e desenvolver habilidades para aplicar as técnicas necessárias no dia a dia profissional.

Pós-graduações mais buscadas na área de Estética

Dentro da Estética é possível se especializar em diversos segmentos. É possível se tornar um especialista na área cosmética, facial, corporal e até mesmo aliar as técnicas e procedimentos de estética com outras áreas de estudo, como enfermagem e fisioterapia. 

Como existem várias possibilidades no mercado de trabalho, separamos, para te ajudar, as pós-graduações mais buscadas na plataforma de bolsas de estudo Quero Bolsa. Confira a seguir:

  1.    Enfermagem Estética
  2.    Biomedicina Estética
  3.    Farmácia Estética
  4.    Estética e Cosmetologia
  5.    Dermoestética e Cosmética Aplicada
  6.    Estética Facial e Corporal Avançada
  7.    Saúde Estética
  8.    Fisioterapia Dermatofuncional Estética e Cosmetologia
  9.    Estética Clínica
  10.    Enfermagem em Dermatologia e Estética

Quais são as disciplinas da pós-graduação em Estética?

A grade curricular varia conforme a instituição de ensino. Mas por se tratar de uma especialização da área da saúde e bem-estar, é comum que o estudante tenha contato com disciplinas relacionadas a:

  • Anatomia
  • Atendimento Clínico em Estética
  • Fisiologia
  • Biossegurança
  • Citologia e Histologia
  • Cosmetologia Aplicada a Estética
  • Estética no Pré e Pós Operatório
  • Estética Facial
  • Fundamentos de Cosmetologia
  • Fundamentos de Dermatologia
  • Empreendedorismo
  • Microbiologia e Bioquímica
  • Primeiros Socorros
  • Psicologia e Relações Humanas
  • Políticas Públicas de Saúde

Mercado de trabalho na área de Estética

pós-graduação em estéticaO mercado da Estética está aquecido e a tendência é que cresça ainda mais nos próximos anos, mesmo com a pandemia. Então se você pensa em trabalhar com estética, saiba que os índices de empregabilidade são altos.

Em um levantamento feito a pedido da empresa Merz, 17% dos entrevistados relataram que já realizaram algum procedimento estético e 52% afirmaram que possuem interesse em fazer. Além disso, a pesquisa constatou ainda que 69% dos 3 mil entrevistados passaram a se cuidar mais na pandemia. 

Existe pós-graduação em Estética a distância?

Sim! Já é possível cursar uma especialização em Estética em algumas universidades de modo digital. Mas isso não quer dizer que o curso será ofertado 100% a distância.

Como se trata de uma especialização na área da saúde e que exige aulas práticas, os alunos precisam ir à universidade em alguns dias para desenvolver diversas atividades em em ambientes preparados para isso, como salas de estética.

Saiba tudo sobre o curso de Estética a distância

Vantagens em fazer uma pós-graduação em Estética 

Fazer uma pós-graduação garante mais oportunidades, reconhecimento por parte dos clientes e melhores salários no mercado de trabalho.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Semesp, profissionais com pós-graduação ganham de 150% a 255% a mais do que aqueles que não possuem o diploma.

Com a especialização, o aluno consegue aprofundar os seus conhecimentos e as suas habilidades na área da estética. Também é possível aumentar o networking durante a pós-graduação, já que o estudante vai ter contato com outros profissionais que atuam com procedimentos estéticos e também com os professores, que podem indicar projetos, parcerias e outro trabalho. 

Além disso, a procura por procedimentos estéticos têm crescido, os equipamentos e técnicas também têm se modificado. Então fazer uma especialização é um caminho para se manter atualizado e por dentro das novidades da área.

Saiba como estudar Estética e Cosmética a distância

Onde cursar uma pós-graduação em Estética

Escolher a faculdade para fazer uma especialização requer atenção e cuidado. Afinal, é por meio dessa instituição de ensino que você poderá se desenvolver profissionalmente e melhorar o seu currículo.

O primeiro passo é buscar por universidades que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a garantia que o curso cumpre todas as diretrizes curriculares adequadas que darão base para a sua atuação profissional.

Outro ponto importante é pesquisar sobre a faculdade e ver a estrutura que ela oferece e também pesquisar sobre a qualidade do corpo docente.

Muita coisa, não é mesmo? Mas para te ajudar nessa busca, o Guia da Carreira separou algumas faculdades que oferecem especialização em estética para você iniciar os seus estudos em uma instituição de qualidade. 

Ah! Essas universidades oferecem condições especiais nas mensalidades. Então conheça cada uma delas e escolha a faculdade ideal para você!

Leia mais: Descubra qual é o salário de quem faz Estética e Cosmética

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin