Como funciona o curso de Psicologia semipresencial?

Entenda por que não existe graduação em Psicologia a distância e saiba mais sobre a modalidade semipresencial

A faculdade de Psicologia é uma das mais procuradas pelos estudantes brasileiros. Contudo, ainda não são permitidos cursos 100% online, apesar do crescimento exponencial do ensino a distância. O curso de Psicologia semipresencial torna-se, então, a melhor opção para quem quer fazer essa faculdade sem perder as vantagens do EaD.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Continue a leitura deste artigo para entender tudo o que você precisa saber sobre como funciona o curso de Psicologia semipresencial.

Como está o mercado de trabalho para psicólogos?

De acordo com o último Censo da Educação Superior, publicado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Psicologia está na sexta posição dos cursos mais procurados do país. 

Existem mais de 425 mil psicólogos em atuação no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O estado de São Paulo lidera o ranking dos que mais possuem psicólogos, contando com mais de 120 mil profissionais.

Apesar da grande quantidade de psicólogos atuantes no país, o mercado de trabalho permanece aquecido e a busca por esse profissional só aumenta.

Devido a preocupação cada vez maior com a saúde mental, sobretudo após a recente pandemia de covid-19, a contratação deste profissional, tanto para atendimento clínico quanto para atuação em instituições das mais diversas áreas tem aumentado consideravelmente. 

Além de trabalhar em consultório próprio, um psicólogo pode atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor, como clínicas, hospitais e centros de saúde, escolas e instituições de ensino, clubes, ONGs, institutos de pesquisa, consultorias e junto ao RH de empresas em geral, de todas as áreas da economia.

Leia mais: Confira 5 dúvidas frequentes na área da Psicologia

O que faz um psicólogo?

O psicólogo estuda e analisa os fenômenos psíquicos e o comportamento das pessoas. Eles atuam diretamente na realização de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e enfermidades que afetam a saúde mental, incluindo distúrbios emocionais e de personalidade. De forma geral, o psicólogo auxilia no bem-estar e na manutenção da saúde mental das pessoas.

Para isso, o profissional de Psicologia estuda o comportamento humano através da análise das ideias e emoções das pessoas, buscando por padrões comportamentais. Eles trabalham tanto com fenômenos conscientes quanto com o subconsciente e o inconsciente de seus pacientes.

Além disso, o psicólogo também avalia os processos mentais e sociais de pessoas, grupos e instituições.

Leia mais: Psicologia – saiba tudo sobre a profissão

Qual o perfil de um psicólogo?

Para fazer a faculdade de Psicologia e atuar como psicólogo, o profissional precisa ter algumas características, entre as quais se destacam:

  • Ter empatia: o psicólogo precisa ter empatia para ouvir e compreender as necessidades das pessoas.
  • Ser analítico: esse profissional precisa ter uma grande capacidade de análise das mais diversas situações, com atenção a detalhes que podem passar despercebidos. Saber interpretar é um diferencial para uma boa atuação profissional.
  • Boa comunicação: o diálogo é a base de atuação do psicólogo. Portanto, é essencial que o profissional saiba se expressar, para entender e ser entendido pelo paciente.
  • Gostar de ler: a leitura é essencial para quem pretende seguir essa profissão, pois são muitos casos, estudos e pesquisas sobre as diferentes correntes da área e que fazem parte do dia a dia da profissão.

Como é o curso de Psicologia

Para atuar como psicólogo, o profissional deve obter diploma de graduação no curso de Psicologia, além de se inscrever no Conselho Regional de Psicologia.

A faculdade de Psicologia tem em média 5 anos de duração, e conta com uma forte carga teórica, além do estágio obrigatório para quem pretende atuar atendendo pacientes.

Durante o curso, o aluno irá aprender sobre as diferentes teorias psicológicas, além de diversas maneiras de interpretar e analisar a mente humana.

Confira as principais disciplinas ministradas na graduação de Psicologia:

  • Abordagem Sistêmica das Organizações
  • Avaliação Psicológica
  • Ética
  • História das Ideias Psicológicas
  • Metodologia de Pesquisa
  • Neuropsicologia
  • Pessoas com Deficiência
  • Psicanálise
  • Psicologia Behaviorista
  • Psicologia e Educação
  • Psicologia e Práticas Institucionais
  • Psicologia e Saúde
  • Psicologia e Trabalho
  • Psicologia Fenomenológico-Existencial
  • Psicologia Sócio-Histórica
  • Psicopatologia

Além dessas matérias, que são consideradas disciplinas básicas do curso de Psicologia, existem diversas outras que podem ser oferecidas como disciplinas optativas, ficando a critério do estudante quais os conteúdos ele irá estudar e agregar à sua formação.

Saiba mais: Confira quais são as matérias do curso de Psicologia

Existe curso de Psicologia a distância?

Por lidar com relações humanas, o contato presencial é fundamental na Psicologia. Por este motivo, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) são contrários ao oferecimento do curso de Psicologia totalmente na modalidade EaD.

O MEC não autoriza a oferta de curso superior em Psicologia no formato 100% a distância, apesar da grande procura por esta modalidade. Contudo, estão autorizados os cursos semipresenciais, que acabam se tornando uma ótima alternativa para quem não quer abrir mão das vantagens do ensino a distância. 

Entretanto, para quem já possui diploma do ensino superior, os cursos de pós-graduação na área de Psicologia estão autorizados pelo MEC a serem realizados na modalidade a distância.

Leia também: Psicologia EAD: saiba se esse curso existe e todos os detalhes

Como funciona o curso de Psicologia semipresencial?

Na modalidade de ensino semipresencial, o aluno deve cumprir parte da carga horária do curso em aulas presenciais e em outra parte em aulas feitas a distância

O aluno vai até a instituição de ensino de uma a três vezes por semana para as aulas presenciais e exercícios práticos. O restante do curso é feito no modelo EaD, que pode ser feito em casa, por meio do acesso à internet. 

As disciplinas mais teóricas, que não exigem um acompanhamento presencial, costumam ser as matérias ofertadas na modalidade a distância.

Já presencialmente, são realizadas as atividades que precisam ser práticas, com necessidade de observação detalhada do comportamento humano, como é o caso da Psicologia. Além disso, o curso de Psicologia exige a participação do aluno em conferências, laboratórios, aulas didáticas presenciais e estágios, nos quais é desenvolvido o contato direto com pacientes.

Quanto custa a faculdade de Psicologia?

Assim como os demais cursos de graduação, o valor das mensalidades de uma faculdade de Psicologia, seja ela presencial ou semipresencial, podem variar bastante. O preço depende muito da universidade e sua avaliação, da demanda, da localização, entre outros fatores.

Na média, o curso de psicologia custa aproximadamente R$ 1.000 por mês. No entanto, é possível encontrar faculdades que oferecem diversas facilidades para os alunos, como bolsas de estudo e descontos, que fazem os preços baixarem consideravelmente. Algumas mensalidades podem chegar a cerca de R$ 400.

Saiba mais: Descubra quanto custa uma faculdade de Psicologia

Outras opções de cursos disponíveis em EaD

Caso você só possa fazer uma faculdade na modalidade a distância, saiba que existem outras opções de cursos alternativos à graduação de Psicologia, cuja atuação no mercado de trabalho é bastante parecida, pois contam com muitas disciplinas da área.

Confira algumas opções de cursos parecidos com Psicologia e que podem ser oferecidos na modalidade EaD:

No vídeo abaixo, você confere um pouco mais sobre cursos próximos ou parecidos com Psicologia:

Dica de leitura: Por que fazer um curso técnico na área de Psicologia?

Onde estudar

Independente do curso e da modalidade escolhida, é essencial que você opte por uma instituição que seja reconhecida pelo MEC, ou seu diploma pode ser invalidado.

Confira algumas instituições que, além de reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, possuem facilidades para novos alunos, como bolsas de estudo:

E você, o que acha do curso de Psicologia ser oferecido apenas na modalidade presencial ou semipresencial? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Leia também: 15 filmes para quem gosta de Psicologia e quer estudar a área

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin