Conheça 10 cursos existentes na área de design

Saiba mais sobre todos os cursos de design e como eles funcionam!

Design é uma palavra em inglês que, em tradução literal, significa desenhar. O profissional de design ou designer, como também é conhecido, é responsável por criar e projetar produtos levando em consideração aspectos como a estética e funcionalidade.

Existem diversas áreas de atuação nas quais um designer pode atuar. Por esse motivo, existem graduações específicas para a formação técnica desse profissional. Ao todo, são 11 tipos de graduação na área de design. Veja os detalhes sobre cada um deles a seguir.

Design

O principal curso e talvez o mais conhecido é a graduação em Design, oferecida nos graus bacharelado e tecnológico.

O nível tecnológico possui aproximadamente dois anos de duração e o bacharelado possui, em média, quatro anos.

A principal diferença entre os dois tipos de curso, além do tempo de duração, é o enfoque. O curso de tecnólogo busca atender as demandas do mercado de trabalho de forma rápida, enquanto o bacharelado possui um enfoque maior em questões teóricas do curso e as aborda de forma mais aprofundada.

Ambos formam profissionais para desenvolver visualmente um produto. No entanto, é um curso mais genérico na área do Design, pois não é direcionado para uma área específica. A grade curricular conta com disciplinas nas áreas de arte, marketing e informática.

Design de Animação

Ofertado nos graus bacharelado e de tecnólogo, o curso de Design de Animação capacita profissionais para criar e desenvolver animações digitais ou analógicas como ilustrações, desenhos e fotografias.

A graduação possui duração média de dois anos no formato tecnológico e aproximadamente quatro no bacharelado. Algumas instituições de ensino podem exigir o estágio e a entrega de um trabalho final para a conclusão de curso.

A matriz curricular do curso conta com matérias específicas como história da animação, design de personagens, modelagem 3D e desenho animado. O profissional dessa área pode trabalhar em agências de animações, agências publicitárias ou até mesmo em empresas de comunicação em áreas como web, videoclipes ou games.

Design Comercial

O curso de Design Comercial pode ser encontrado no nível tecnológico e possui duração de dois anos. Como o próprio nome diz, essa graduação forma profissionais para atuar no setor varejista, na representação visual de uma marca, portanto, seu mercado de trabalho concentra-se nesse setor.

Para isso, ao longo do curso os alunos possuem contato com conteúdos relacionados à comunicação, empreendedorismo, estudo de marcas e ambientes comerciais. Além das aulas teóricas e práticas, os alunos devem entregar projetos como uma forma de avaliação.

Design Industrial

Também conhecido como Desenho Industrial ou Design de Produto, o curso é ofertado nos graus bacharelado e tecnológico, com duração de aproximadamente quatro e dois anos, respectivamente.

Essa graduação habilita profissionais para criar desenhos técnicos para a fabricação mecânica por meio de disciplinas relacionadas à matemática e tipos de design. Algumas instituições de ensino podem exigir um trabalho final para a conclusão do curso.

Após a formação, esse profissional pode atuar em empresas de diversos segmentos.

Design de Games

Com duração média de dois (tecnológico) e quatro anos (bacharelado), o curso de Design de Games capacita profissionais para criar e desenvolver jogos para computadores, videogames ou outros tipos de equipamentos eletrônicos.

A graduação conta com disciplinas teóricas e práticas sobre roteiros, linguagem visual, composições sonoras e criação de desenhos. Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios.

O mercado de trabalho para esse profissional é composto principalmente por empresas desenvolvedoras de jogos, mas também é possível encontrar vagas em produtoras audiovisuais.

Design de Interiores

O curso de tecnólogo e o bacharelado em Design de Interiores formam profissionais para atuar na ambientação de espaços, ou seja, na composição de espaços levando em consideração aspectos como estética e conforto.

A grade curricular do curso conta com disciplinas teóricas e práticas voltadas para o desenvolvimento de projetos assim como técnicas relacionadas à iluminação, decoração e até mesmo materiais. O estágio e o TCC são obrigatórios para a retirada do diploma.

Os designers de interiores podem trabalhar em construtoras, empresas de decoração e até mesmo com arquitetos.

Design de Moda

Também ofertado nos graus bacharelado e tecnológico, a graduação de Design de Moda habilita profissionais para trabalhar com a criação de desenhos de roupas e acessórios.

A grade curricular desse curso conta com matérias sobre história da arte, corte e costura, desenho e modelagem. Algumas instituições de ensino podem exigir o estágio e o TCC para a conclusão do curso.

Após a formação, esse profissional pode trabalhar em indústrias têxteis, em grandes varejos e em lojas de roupas e acessórios.

Design Digital

Oferecido no grau bacharelado, o curso de Design Digital tem duração de aproximadamente quatro anos.

Com o objetivo de formar profissionais para criar e desenvolver produtos, arte, experiência, elemento e experiências digitais como mídias interativas, a grade curricular da graduação é formada por disciplinas relacionadas ao ambiente digital como áudio, comunicação e efeitos visuais.

Design Gráfico

A graduação de Design Gráfico pode ser encontrada nos graus bacharelado e tecnológico. Ambas são responsáveis por habilitar profissionais para criar projetos de comunicação visual como anúncios, publicações de televisão ou internet, diagramação de jornais e revistas, outdoors, além de logotipos para marcas.

Para isso, a grade curricular é composta por conteúdos como linguagem visual, novas tecnologias, tipografia e softwares de editoração. Algumas instituições podem exigir estágio e entrega de TCC.

Os recém-formados podem trabalhar em agências de publicidade, gráficas, produtoras ou até mesmo em órgãos públicos que terceirizam trabalhos de comunicação.

Design Visual

Com duração de aproximadamente quatro anos, o curso de Design Visual pode ser encontrado no grau bacharelado.

Ele forma designers habilitados para utilizar elementos visuais como fotografias, desenhos gráficos e vídeos para se comunicar e representar os valores de uma empresa. Por isso, a grade curricular do curso conta com estudo de cores, ilustrações, fotografia e marketing. A necessidade de fazer estágio ou TCC pode variar entre as instituições.

Ao ingressar no mercado de trabalho, o designer visual pode trabalhar em empresas de diversos setores, para a criação da identidade visual de uma marca ou desenvolvimento de produtos.

Onde estudar?

A escolha de um curso de graduação é fundamental, mas não deixa de ser tão importante quanto a instituição de ensino onde estudar.

Para que o diploma seja válido em todo território nacional, o curso precisa ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de uma avaliação feita pelo próprio órgão.

A seguir, é possível conferir algumas opções de instituições de ensino que oferecem cursos na área de design nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Preparado para ingressar na área? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin