Existe curso técnico de Radiologia gratuito? Descubra

O curso técnico em Radiologia é um dos mais cobiçados do Brasil. Isso porque o radiologista é um profissional fundamental na área da Saúde: através do seu trabalho, médicos, veterinários e dentistas podem diagnosticar com precisão a saúde dos pacientes.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!
Para exercer a função há dois caminhos: o curso técnico e o curso tecnológico. Embora os nomes sejam parecidos, os cursos possuem diferenças fundamentais e formam profissionais de perfis distintos.
Acompanhe o artigo para saber mais sobre essas diferenças, entender como funciona a profissão e saber onde é possível fazer o curso técnico de Radiologia de forma gratuita.
Técnico em Radiologia: como é o curso
O curso técnico de Radiologia é oferecido em nível profissionalizante e pode ser feito tanto por pessoas com diploma de nível médio quanto por estudantes a partir de 16 anos que estejam cursando o segundo ano do ensino médio. Porém, em algumas instituições a idade mínima é 18 anos.
O curso técnico de Radiologia é de curta duração: em dois anos, o aluno estará formado e pronto para exercer atividades como:
- Realização de exames radiográficos convencionais (Raio X).
- Processamento de filmes radiológicos.
- Organização da sala de processamento.
- Preparação de solução químicas.
- Preparação do paciente para a realização de exames de imagem como mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, densitometria óssea, entre outros.
- Auxílio na realização de procedimentos de radioterapia e medicina nuclear.
+ Técnico em Radiologia: conheça o curso, o mercado e veja onde estudar
Conheça tudo sobre o curso técnico em Radiologia
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O que se estuda no curso técnico de Radiologia
A grade curricular do curso técnico de Radiologia é formada por disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, com o foco voltado para o setor de saúde.
Assim, Fisiologia, Anatomia, Física aplicada e Psicologia voltada para a área de saúde são algumas das matérias que o aluno irá aprender ao longo de seus estudos.
Também faz parte do currículo disciplinas que esclarecem sobre os riscos da exposição à radiação e ensinam sobre os cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança do profissional e do paciente. Radioproteção, Biossegurança e Legislação Radiológica são algumas delas.
+ Descubra o que se estuda em Radiologia
Sendo o curso técnico de Radiologia uma formação profissionalizante de nível médio, os estudos são focados nas disciplinas práticas, que ensinam sobre o funcionamento dos equipamentos que o radiologista deve operar.
Grade curricular do curso técnico de Radiologia
Conheça as principais disciplinas oferecidas nos cursos técnicos de Radiologia:
- Introdução à Radiologia
- Biossegurança
- Fisiopatologia
- Física Aplicada
- Anatomia e Fisiologia Humana
- Dosimetria e Radioproteção
- Técnicas Radiológicas e Equipamentos
- Imagem Digital
- Processamento de Imagem
- Radioproteção
- Psicologia Aplicada à Saúde
- Noções de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Radiologia Veterinária e Medicina Nuclear
A carga horária do curso pode variar entre 1200 a 1600 horas. Além das disciplinas curriculares, os alunos cursam ainda aulas extracurriculares, preparação para estágio e realizam um trabalho de conclusão de curso.

Onde fazer o curso técnico de Radiologia gratuito
O curso técnico de Radiologia é oferecido de forma gratuita em algumas instituições participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecido pelo Governo Federal.
Através do Pronatec, é possível cursar o técnico de Radiologia gratuitamente em redes parceiras, como o SENAC, e outras instituições de ensino. Veja algumas delas:
- SENAC
- Faculdade Método de SP (FAMESP)
- Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
- Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)
+ Saiba quanto precisa tirar no Enem pra passar em Radiologia
Curso técnico e curso tecnológico em Radiologia: quais são as diferenças
Além do curso técnico, há ainda outra opção de formação para quem quer atuar na área de Radiologia: o curso tecnológico.
Embora os nomes sejam parecidos, entre eles há uma diferença fundamental: o curso técnico é uma formação de nível médio, enquanto o curso tecnológico forma profissionais de nível superior.
Com duração média de 3 anos, o curso tecnológico em Radiologia oferece disciplinas mais aprofundadas a respeito da gestão dos serviços radiológicos. Além disso, o profissional formado no curso tecnológico pode concorrer a vagas que exigem nível superior.
+ Saiba quanto custa o curso técnico em Radiologia
Veja as diferenças de atuação entre o técnico e o tecnólogo em Radiologia:
- Técnico em Radiologia: com formação de nível médio, o técnico em Radiologia é capacitado para operar máquinas radiológicas, analisar imagens e realizar a manutenção geral das salas de procedimentos.
- Tecnólogo em Radiologia: com formação de nível universitário, o tecnólogo possui conhecimentos mais aprofundados que o técnico e pode chefiar equipes e executar tarefas de maior responsabilidade. Além disso, o profissional com nível superior pode ainda investir em cursos de pós-graduação e atingir salários mais altos.
Onde fazer o curso tecnológico em Radiologia gratuito
Se você se interessou pelo curso tecnológico em Radiologia, saiba que ele também é oferecido gratuitamente em algumas universidades públicas. Dentre elas, destacamos:
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Instituição presente em todos os estados brasileiros)
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Para concorrer a uma vaga é necessário prestar o Enem, que a cada ano se torna mais concorrido: recentemente, as notas de corte para o curso de Radiologia tiveram o mínimo de 636 pontos, sem zerar a prova de Redação. Portanto, o candidato deve manter o foco e estudar bastante para conseguir ser aprovado.
Onde estudar Radiologia pagando menos
Outra boa opção é estudar Radiologia como faculdade. O Guia da Carreira ajuda você a encontrar mensalidades com desconto para o curso e bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino do Brasil.
Entenda como funciona o Guia da Carreira
Se você se interessou e quer saber mais como funciona o Guia da Carreira, clique no link abaixo:
Como funciona o Guia da Carreira?
Onde estudar com desconto
Veja abaixo algumas instituições de ensino que são parceiras do Guia da Carreira e aproveite a oportunidade para estudar com desconto.
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
+ Veja também!
Quanto ganha um técnico em Radiologia?
Saiba quanto custa a mensalidade da faculdade de Radiologia
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.