Cursos técnicos: veja quais são as melhores opções para 2022

Você sabia que os egressos de cursos técnicos possuem uma das maiores empregabilidades? O Brasil é um país que carece muito de profissionais deste nível em todas as área.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para cursos técnicos e superiores

O curso técnico é considerado a melhor forma de qualificar trabalhadores diretamente para uma função, de forma mais rápida e com carga horária adequada. Em alguns casos, um jovem pode cursar o técnico em conjunto com o seu Ensino Médio.

Conheça a seguir todos os detalhes sobre um curso técnico e conheça alguma opções que estão em alta no mercado de trabalho.

O que é um curso técnico?

O curso técnico é uma formação de nível médio que visa formar e capacitar profissionais com base em ensinamentos teóricos e práticos. É uma formação voltada diretamente para as necessidades do mercado de trabalho. Os cursos técnicos são oferecidos de forma integrada, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio.

Leia também: Entenda como são divididos os tipos de cursos técnicos

Qual a diferença entre curso técnico e de tecnólogo?

O curso de tecnólogo (ou tecnológico) é uma modalidade de ensino superior, como os bacharelados e licenciatura. Já o curso técnico é de nível médio. Uma pessoa com curso superior é autorizada a realizar processos mais complexos e possui funções diferentes de um técnico.

Saiba mais: Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado 

Quais são as vantagens de um curso técnico?

Um curso técnico apresenta várias vantagens para seus alunos. Algumas delas são:

  • Possibilidade de realizar o curso técnico junto com o Ensino Médio
  • Formação mais rápida, de até dois anos
  • Alta empregabilidade
  • Bons salários
  • Existem escolas técnicas em cidades onde ainda não existem faculdades

Quem tem mais de 18 anos pode fazer curso técnico?

Sim, pessoas maiores de 18 anos podem ingressar em um curso técnico normalmente. Não há um limite de idade estabelecido para isso. A única restrição seria para cursos oferecidos na modalidade concomitante com o Ensino Médio. Se você já se formou no Ensino Médio, é necessário se inscrever em um curso subsequente ao Ensino Médio e independente.

Leia mais: Conheça cursos técnicos para quem tem mais de 40 anos fazer 

As melhores opções de curso técnico em 2022

Antes de apresentarmos a lista de cursos técnicos em alta, vale a pena saber que o Ministério da Educação (MEC) divide os cursos técnicos por eixos temáticos no Catálogo Nacional De Cursos Técnicos (CNTC). São eles:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

O catálogo do MEC oferece 215 opções de cursos disponíveis nas escolas técnicas brasileiras. Se você não tem ideia de qual curso ingressar, vale a pena dar uma olhada.

Confia também: Descubra onde fazer cursos técnicos em Belo Horizonte

Para não deixar o interesse de ninguém de fora, vamos citar um curso técnico em alta de cada eixo temático.

Ambiente e Saúde: Técnico em Enfermagem

Este é um dos cursos técnicos mais tradicionais e que possui uma alta empregabilidade por ser uma função requisitada em praticamente todos os municípios do país.

veja quais são as melhores opções para 2022 - Guia da Carreira

Controle e Processos Industriais: Técnico em Mecatrônica

Com a evolução da tecnologia, as indústrias precisam de profissionais capacitados para lidar com as máquinas e seus componentes eletrônicos.

Desenvolvimento Educacional e Social: Técnico em Tradução e Interpretação de Libras

A inclusão de pessoas com deficiência finalmente está entrando no radar de muitas empresas, que entendem a importância de inserir um profissional de libras em seus materiais de divulgação, eventos, entre outros momentos que a comunicação se faça necessária.

Gestão e Negócios: Técnico em Administração

O curso técnico em Administração nunca sai de moda. Além de clássico, possui alto reconhecimento e valorização do mercado por oferecer as ferramentas necessárias para que o jovem chegue ao trabalho com as noções básicas necessárias.

Informação e Comunicação: Técnico em Programação de Jogos Digitais

O mercado de games é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo, com faturamento de bilhões de dólares por ano. Para movimentar esta indústria é preciso de muitos profissionais preparados.

Infraestrutura: Técnico em Edificações

Mesmo com as crises econômicas que o país passa, o setor de construção civil segue firme no ranking das áreas que mais empregam. Uma obra é um conjunto muito complexo que depende de várias categorias profissionais, entre elas, a de Técnicos em Edificações.

Militar: Técnico em Controle de Tráfego Aéreo

Esta é uma das profissões mais difíceis pelo alto grau de responsabilidade e com nível de exigência altíssimo. E para exigir isso dos seus profissionais, costuma pagar um salário muito bom.

Produção Alimentícia: Técnico em Cervejaria

O mercado de bebidas alcoólicas no Brasil viu nas últimas décadas a chegada de grandes empresas e também a popularização de fábricas menores, de cervejas consideradas artesanais ou locais. 

Produção Cultural e Design: Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

Se você pensa em atuar no mercado audiovisual, talvez essa seja uma opção muito interessante para você. Alguns empregadores para os egressos deste curso são as emissoras de televisão e de rádios educativas, comunitárias e comerciais, estúdios e produtoras de vídeo, agências de publicidade e produtoras de conteúdo para rádios e podcasts.

Produção Industrial: Técnico em Química

É um curso muito interessante para pessoas que moram em regiões com indústrias que realizam processos químicos, pois as chances de sair do curso técnico empregado serão bem grandes.

Recursos Naturais: Técnico em Agronegócio

Uma opção muito boa para quem mora em regiões onde o agronegócio pulsa, pois terá uma formação voltada para a administração deste setor.

Segurança: Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em Segurança do Trabalho é um profissional essencial para garantir que todas as variáveis que envolvem a qualidade de vida, saúde e segurança do trabalhador estejam aplicadas.

Turismo, Hospitalidade e Lazer: Técnico em Guia de Turismo

Para quem mora em uma região turística esta é uma opção bastante interessante e que oferece as bases profissionais para fornecer um bom serviço de recepção e condução dos turistas.

Onde posso fazer um curso técnico?

Quem deseja realizar um curso técnico pode encontrar seu curso em instituições públicas ou privadas. Uma característica interessante dos cursos técnicos é que eles normalmente são oferecidos conforme a vocação econômica e empregabilidade naquela região.

Por exemplo, uma região onde há várias indústrias e um ecossistema de produção de riqueza em torno do plantio de cana-de-açúcar, provavelmente terá um curso técnico de Açúcar e Álcool para formar os profissionais para este setor.

Talvez por isso você não encontre o curso técnico que deseja em sua cidade e valha a pena pensar um pouco mais sobre as opções disponíveis para o seu futuro.

Estes são os locais que normalmente oferecem cursos técnicos:

  • Rede de ensino pública federal (CEFET, por exemplo)
  • Redes de ensino públicas estaduais (ETEC)
  • Redes de ensino públicas municipais
  • Instituições do sistema S (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT)
  • Instituições sem fins lucrativos
  • Escolas particulares

Confira também: Como conseguir uma bolsa para cursos técnicos

O que fazer depois do curso técnico?

O curso técnico não precisa ser a etapa final dos seus estudos. Pelo contrário, é muito importante aprimorar-se, em busca de melhores posições e salários no mercado de trabalho.

Para isso, será necessário ingressar em um curso superior. Como você viu anteriormente, existe uma opção bem legal no ensino superior para quem já fez um curso técnico: o tecnólogo, com formação mais rápida e voltada para as necessidades mais específicas de uma profissão.

Mas nada impede você de ingressar em um bacharelado ou quem sabe até em uma licenciatura para poder dar aulas! Tudo depende do seu sonho e ele não precisa ser pequeno, pois sempre haverá uma opção disponível para você realizá-lo.

Uma faculdade com mensalidades que cabem no seu bolso, que aceite a nota do Enem e ainda tenha uma unidade perto de você seria uma mão na roda, certo? Pois então temos uma ótima notícia.

Selecionamos algumas faculdades com estas características e que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade do seu diploma ao fim do curso. Vale a pena conhecer cada uma delas e ver qual combina mais com você:

Leia também: Saiba o que são as soft skills e como desenvolvê-las

E, aí? Gostou dos cursos técnicos em alta neste ano? Pretende fazer algum deles? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin