Técnico em Contabilidade: saiba como é e onde fazer

O mercado de Contabilidade está fervilhando de oportunidades. Descubra como iniciar na carreira e como continuar se qualificando para conquistar novos espaços!

Apesar de ser uma carreira relativamente tradicional – a primeira escola do ramo no Brasil foi fundada em 1939! – a Contabilidade vem se reinventando e segue a todo vapor como um dos mercados de trabalho mais promissores da atualidade.

E tem sido promissor não apenas para quem almeja ocupar cargos de gerência e direção, mas também para quem está iniciando a vida corporativa.

Ou seja, ótima notícia para você que chegou até aqui em busca de informações sobre o curso Técnico em Contabilidade.

Vamos contar como funciona essa formação, que atividades o profissional pode exercer e quais são as qualificações que vão garantir ainda mais sucesso na carreira.

Acompanhe!

O curso técnico em Contabilidade

As exigências para entrar no curso técnico em Contabilidade são bem simples: ter no mínimo 16 anos e estar cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio. Quem já concluiu o ensino médio também pode entrar nessa formação.

Em apenas dois semestres, em média, dá para concluir o curso. Então, com o certificado em mãos, é preciso obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para começar a exercer a profissão.

O que se estuda no curso técnico em Contabilidade

O curso técnico em Contabilidade pode ter disciplinas diferentes dependendo da instituição de ensino.

Para você ter uma ideia, segue um exemplo de grade curricular:

  • Comunicação Empresarial
  • Fundamentos de Gestão
  • Informática Aplicada
  • Comportamento Organizacional
  • Legislação e Ética
  • Matemática Financeira
  • Economia e Estrutura de Mercados
  • Fundamentos de Contabilidade
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade Industrial
  • Contabilidade Gerencial

É claro que o mundo da Contabilidade é bem mais complexo do que essa pequena lista de disciplinas pode dar a entender. No entanto, a base dada no curso já permite começar a buscar emprego.

O que faz um técnico em Contabilidade

É muito importante saber que o profissional formado como técnico em Contabilidade e o contador têm papéis diferentes numa empresa. O técnico, por ter formação de nível médio, não pode ser responsável por determinados processos, que são exclusivos de quem cursou uma faculdade de Ciências Contábeis.

Isso não quer dizer que o técnico não seja importante para a organização. Muito pelo contrário! Ele realiza atividades essenciais para o bom andamento da contabilidade e a saúde financeira de uma empresa.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC), um material de consulta elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), quem se forma no curso está apto a:

  • Analisar a documentação contábil e elaborar planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, de amortização dos valores imateriais.
  • Anotar informações sobre transações financeiras.
  • Apurar haveres, direitos e obrigações legais.
  • Controlar as movimentações contábeis.
  • Examinar documentos fiscais e parafiscais.
  • Organizar, controlar e arquivar documentos relativos à atividade contábil.
  • Preparar a documentação contábil.
  • Registrar as operações contábeis da empresa. Ordenar os movimentos pelo débito e crédito.

Não é pouca coisa, concorda?

Onde um técnico em Contabilidade pode trabalhar

Escritório de contabilidade é a primeira opção que vêm à cabeça quando pensamos onde um técnico em Contabilidade pode trabalhar.

E essa é, de fato, uma ótima opção para você iniciar sua busca por um emprego na área.

É ótima, mas não é a única!

O universo de possibilidades de emprego para o técnico em contabilidade é muito, muito mais amplo.

Esse profissional pode atuar como autônomo, prestando serviços de forma independente, ou trabalhar no departamento financeiro ou contábil de qualquer organização, seja ela pública, privada ou não governamental, em todos os setores da economia!

Como se destacar no mercado de Contabilidade

De acordo com os dados mais recentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil tem quase 520 mil profissionais da área registrados. Desses, cerca de 165 mil são de nível técnico.

Já falamos que o mercado está aquecido para técnicos em Contabilidade, mas o número de profissionais em atividade dá uma pista da concorrência que você pode ter que enfrentar adiante.

Para se destacar em meio à multidão, a saída é investir em qualificação contínua, sempre.

E aqui o cardápio também é extenso. Há opções de especialização técnica e de nível superior – tecnólogo e bacharelado.

Olha só:

Especializações de nível médio (técnico)

  • Finanças
  • Legislação Tributária

Cursos de nível superior

  • Tecnólogo em Processos Gerenciais
  • Tecnólogo em Comércio Exterior
  • Tecnólogo em Gestão Comercial
  • Tecnólogo em Gestão Financeira
  • Bacharelado em Ciências Contábeis

Certo, você se convenceu a investir na carreira. Mas o que é melhor: nível técnico ou superior?

Confira a seguir.

Vale mais a pena fazer o curso técnico ou superior na área de Contabilidade?

Bom, a resposta para essa pergunta só você vai poder dar, de acordo com sua situação e necessidades.

Se ainda estiver cursando o ensino médio e quiser começar logo a trabalhar, pode fazer o técnico com tranquilidade. Ele vai dar a base para você colocar o pé na profissão em pouco tempo.

Se puder esperar, se já tiver concluído o ensino médio ou mesmo se quiser chegar ao mercado com uma qualificação a mais, vale muito a pena buscar uma formação de nível superior.

E não precisa necessariamente ser o bacharelado em Ciências Contábeis, que dura pelo menos 4 anos.

As opções de curso de tecnólogo que listamos anteriormente duram apenas dois anos.

Por fim, vale lembrar que mesmo que a sua condição financeira atual não seja das melhores, há várias alternativas para cursar uma faculdade sem apertar o orçamento. Bolsas de estudos, descontos, convênios e até financiamento são ótimas opções.

Sem contar na possibilidade e estudar a distância, o que é uma super facilidade para quem já está trabalhando e precisa conciliar os estudos com a vida profissional.

Onde estudar

O curso técnico em Contabilidade é facilmente encontrado em escolas técnicas e profissionalizantes, institutos federais de educação, ciência e tecnologia (os IFs), em instituições como Senac e Senai e até em algumas faculdades.

Por falar nelas, se você optar pelo curso superior (o que a gente recomenda muito para ampliar suas possibilidades de carreira), procure se matricular numa instituição reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), assim seus investimentos trarão resultado.

Separamos algumas ótimas faculdades onde você pode encontrar cursos de tecnólogo e bacharelado. Todas elas trabalham com descontos, bolsas e financiamentos sem burocracia.

Confira agora mesmo:

Veja também:

Descubra quais são os melhores cursos técnicos 

Vai fazer o técnico em Contabilidade ou vai apostar num curso superior? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin