dcsimg

Saiba como estudar Estética e Cosmética a distância

Tem interesse no curso de estética e cosmética EAD? Então vamos tirar todas as suas dúvidas em relação ao curso e a carreira nesse artigo. Confira!

Um procedimento estético bem executado pode ter um significado que vai muito além da solução de um problema estético. Um procedimento com resultados satisfatórios pode representar um processo de recuperação da autoestima de um paciente e até uma melhora na qualidade de vida.  

O curso de estética e cosmética EAD trabalha exatamente com essa abordagem, de promover conforto e bem-estar. Para que você finalize o curso apto a aplicar tratamentos que podem transformar a vida dos pacientes, o curso abordará técnicas de estética facial, corporal e capilar. Nele você também terá disciplinas relacionadas ao uso de terapias alternativas (como do-in, shiatsu, fitoterapia, aromaterapia e cromoterapia).  

Além das matérias voltadas para a prática da estética em si, o curso também é composto por disciplinas básicas de anatomia, fisiologia, microbiologia, imunologia e eletroestética, pois são elas que darão a você embasamento para explicar ao cliente o motivo pelo qual determinado tratamento é indicado para ele. E, o mais importante, saberá como atuar dentro das normas de biossegurança.

Mercado de trabalho para quem faz estética e cosmética EAD

Estética e cosmética é uma das áreas da saúde e bem-estar mais dinâmicas. A medida que a tecnologia avança, a passos largos, novos procedimentos, produtos, materiais e equipamentos vão surgindo e técnicas consagradas de limpeza facial, hidratação, maquiagem, visagismo, depilação e podologia tornam-se defasadas rapidamente.  

Isso faz com que, para manter-se no mercado de trabalho, você precise estar sempre se atualizando em relação às novidades do setor, por outro lado, esse intenso surgimento de novidades faz com que o mercado esteja sempre aquecido e os profissionais da área sejam sempre requisitados.

Os ambientes que mais empregam esse profissional são: clínicas estéticas e dermatológicas, academias de ginástica, hotéis, clínicas de cirurgia plástica, drogarias, farmácias de manipulação, salões de beleza, spas, perfumarias e indústria cosmética.  

Outras opções são: abrir o próprio negócio, prestar consultoria especializada ou atuar em institutos de ensino ministrando aulas.

Confira mais detalhes sobre a atuação de quem cursa estética e cosmética EAD

Consultoria: prestar consultorias para empresas de cosméticos e de equipamentos para o setor da estética ou, ainda, como consultor de imagem pessoal.

Ensino e pesquisa: ministrar aulas ou atuar com pesquisas de novos produtos e equipamentos em algum instituto.

Estética corporal: aplicar tratamentos estéticos visando melhorar a estética corporal, a imagem pessoal e, consequentemente, a autoestima.

Estética facial: aplicar procedimentos que previnam ou tratem os sinais do envelhecimento como linhas de expressão, manchas cutâneas e rugas. Também emprega técnicas de tratamentos estéticos para acne.

Estética pré e pós-cirúrgica: nessa área o profissional vai trabalhar em parceria com o médico, e aplicar técnicas e tratamentos que otimizem o processo de cicatrização e diminua os desconfortos causados pelas intervenções cirúrgicas.

Maquiagem profissional: aplicar maquiagem em várias ocasiões, levando em conta aspectos do visagismo, como as maquiagens para festa, em noivas ou debutantes.

Massagem corporal e facial: realizar diversos tipos de massagens de acordo com a necessidade do cliente, como drenagem linfática manual ou massagem modeladora turbinada, com o intuito de promover a beleza e o bem-estar.

Terapia capilar: quando está atuando nessa área, o profissional aplica procedimentos que tratam as patologias do couro cabeludo e fios.

Visagismo: desenvolve, de acordo com a personalidade do cliente, uma imagem pessoal adequada a ele. Essa imagem é elaborada levando em consideração os aspectos do visagismo, como contorno de rosto, formato de olhos, boca, nariz, tom da pele, tipo de cabelo e a personalidade do indivíduo, aliando tudo isso às técnicas de maquiagem e penteado adequadas.

Como é o curso de estética e cosmética EAD

No curso EAD o aluno estuda por meio do ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma digital onde a universidade disponibiliza as videoaulas e materiais de apoio. O curso é grau tecnológico e tem em média 2 anos de duração, mas em algumas faculdades pode chegar a 3,5 anos.

Durante o curso você vai estudar disciplinas como cosmetologia, estética e saúde, fundamentos de anatomia e fisiologia, química capilar e recursos estéticos aplicados aos tratamentos faciais. Algumas aulas serão ministradas em laboratórios especializados.

Para você ter uma visão mais clara de como será o curso, confira abaixo a grade curricular. Essa grade pode mudar um pouco dependendo da instituição de ensino escolhida por você.

Grade curricular do curso estética e cosmética EAD

  • Língua brasileira de sinais
  • Anatomia humana
  • Fisiologia geral e humana
  • Bioquímica
  • Dermatologia estética
  • Cosmetologia
  • Visagismo
  • Saúde coletiva
  • Metodologia de pesquisa
  • Eletrotermofototerapia
  • Anamnese e diagnósticos em estética
  • Estética capilar e tricologia
  • Terapias alternativas em estética e cosmética
  • Bioética e legislação em vigilância sanitária
  • Empreendedorismo
  • Recursos terapêuticos manuais
  • Spaterapia
  • Estética corporal
  • Estética facial
  • Estética e cirurgia
  • Microbiologia básica e ambiental
  • Princípios de administração e marketing
  • Química geral e ambiental
  • Gestão estratégica de negócios
  • Psicologia em saúde
  • Biossegurança e primeiros socorros

Onde cursar estética e cosmética EAD

O curso de estética e cosmética é bastante procurado, visto a ampla atuação que a formação permite. Não será difícil encontrar uma instituição que ofereça o curso e esteja localizada em uma região próxima de onde você reside.  

Entretanto, antes de iniciar o curso, é importante verificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para ajudar você, separamos algumas universidades que oferecem o curso de estética e cosmética EAD e são reconhecidas pelo órgão. Confira!

Veja também:  

Conheça o curso de Estética e veja onde cursá-lo

Dermatologia: saiba mais sobre essa carreira

Agora que você já sabe onde como estudar estética e cosmética EAD, conte para nós onde pretende estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin