dcsimg

Descubra se existe faculdade de Psicologia a distância

Interessado em cursar Psicologia EAD? Confira se é possível estudar a distância!

Você sabia que a faculdade de Psicologia é uma dos cursos mais procurados atualmente? Apenas em 2016, mais de 235 mil matrículas foram realizadas nesta graduação.

Com tanta busca, é normal surgir uma demanda por essa formação na modalidade a distância. Se você tem interesse em fazer Psicologia EAD, descubra neste artigo se há oferta desse curso!

Faculdade de Psicologia a distância existe?

Não! Mesmo com bastante procura, o funcionamento de curso de psicologia EAD ainda não foi autorizado pelo Ministério da Educação.

E por que não é possível cursar Psicologia a distância? Porque as graduações da área da saúde exigem que o aluno tenha vivências e experiências específicas que só podem ser adquiridas em aulas presenciais orientadas por profissionais já formados no ramo.

Por exemplo, um aluno de Enfermagem deve saber como aplicar uma injeção e coletar sangue de um paciente. Essas habilidades só podem ser desenvolvidas com a realização de aulas presenciais e com a orientação de profissionais já graduados e experientes.

O mesmo acontece no curso de Psicologia. O aluno deve aprender a realizar uma série de atividades da área, como observações comportamentais, aplicação de testes psicológicos e atendimento a pacientes de diferentes idades. Essas habilidades requerem a orientação e a supervisão de um psicólogo para garantir que o aluno aprenda corretamente.

Logo, se você encontrar uma faculdade oferecendo um curso de Psicologia a distância, fique atento. As chances desse curso ser irregular são grandes!

Isso acontece por dois motivos. Primeiro, a oferta de alguns cursos de saúde — como Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem — deve ser analisada previamente pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) antes de ser autorizada pelo Ministério da Educação.

Segundo, o CNS é contra a oferta desses cursos na modalidade a distância. O órgão afirma, em uma resolução publicada em 2016, que adota esse posicionamento devido aos “prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, bem como pelos riscos que estes profissionais possam causar à sociedade, imediato, a médio e a longo prazos, refletindo uma formação inadequada e sem integração ensino/serviço/comunidade.”

Assim sendo, quem deseja cursar Psicologia deve fazer a graduação presencialmente em uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Como é o curso de Psicologia presencial

A faculdade de Psicologia dura cerca de 5 anos e o objetivo do curso é formar psicólogos capacitados para lidar com problemas, transtornos, distúrbios e demais questões relacionadas ao comportamento humano.

Ao longo da faculdade, você estudará uma série de matérias que misturam a teoria com a prática, isto é, com observações, atividades em laboratório, investigações psicológicas, estágios supervisionados e outras técnicas e ações que ajudam a lidar com desafios comportamentais e a diagnosticar e tratar disfunções psicológicas.

Onde estudar Psicologia presencialmente

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode cursar Psicologia na modalidade presencial e conquistar o seu diploma universitário:

Veja também:

Psicologia: saiba tudo sobre a profissão e veja onde estudar

Quanto custa estudar Psicologia?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a faculdade de Psicologia? Então conta para gente em qual instituição você pretende estudar presencialmente. Deixe seu comentário no espaço logo abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin