Conheça 5 cursos de pós-graduação em Pedagogia

Com um mercado de trabalho cada vez mais disputado, além de novas áreas e tecnologias sendo desenvolvidas cada vez mais rápido, muitos profissionais estão buscando na pós-graduação uma forma de se diferenciar e alcançar melhores salários. No setor da Educação também tem sido assim, com muitos profissionais buscando quais são os cursos de pós-graduação em Pedagogia mais adequados para os seus objetivos.

Se você é uma dessas pessoas em busca de aprimoramento profissional e deseja fazer uma pós-graduação em Pedagogia mas ainda não sabe qual ou como, fique atento a cada um dos tópicos a seguir onde iremos explicar os detalhes de como você poderá dar esse passo extra na sua carreira.

Como funciona a pós-graduação em Pedagogia?

Existem tipos diferentes de pós-graduação em Pedagogia, portanto é preciso analisar e compreender qual delas é mais adequada para o seu momento e objetivos profissionais.

A pós-graduação no Brasil é dividida nos formatos stricto sensu e lato sensu. O tipo mais comum de pós-graduação é a lato sensu, normalmente denominada como especialização ou MBA.

Os cursos de especialização são mais procurados por seu formato mais direto e focado em um assunto específico. Cursos da modalidade lato sensu precisam ter no mínimo 360 horas em sua carga horária e fornecem um certificado de especialista aos seus concluintes.

Nos cursos de especialização, é preciso cumprir todas as disciplinas da grade curricular e ao final entregar um trabalho de conclusão – com regras a serem definidas pela instituição de ensino.

pós-graduação em pedagogiaAs faculdades particulares são as que mais oferecem os cursos do tipo lato sensus. Algumas instituições de ensino chegam a ter dezenas de opções diferentes de especializações disponíveis, incluindo o ensino a distância.

Já os cursos stricto sensu compreendem os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado. São cursos normalmente encontrados em universidades públicas ou em instituições privadas de ensino superior de grande porte e no formato presencial.

Ao aluno do stricto sensu é mais exigido estar focado em pesquisa e produção acadêmica, afinal, o aluno precisará desenvolver uma dissertação (mestrado) ou tese (doutorado) sobre um assunto da linha programática que está estudando. Ao cumprir suas disciplinas e ter seu texto aprovado pela banca de professores, o aluno receberá um diploma que lhe conferirá o título de mestre, para quem finalizou o mestrado, ou doutor, para concluintes do doutorado.

Não existe uma comparação justa entre qual tipo de pós-graduação é melhor. Tudo vai depender dos seus objetivos profissionais. Os mestrados e doutorados normalmente são mais indicados para quem tem uma afinidade maior com a pesquisa e produção científica, pois possuem uma carga horária e programática mais pesada que as especializações.

As especializações são uma forma muito interessante de se manter atualizado em assuntos diferentes dos vistos na graduação, devido a variedade de temas e que permitem uma formação mais rápida.

Quanto tempo dura uma pós-graduação em Pedagogia

Como falamos anteriormente, um curso de pós-graduação lato sensu precisa ter no mínimo 360 horas de duração. O tempo de duração das pós-graduações em Pedagogia irá depender de em quanto tempo você irá cursar essas horas. 

Existem faculdades que condensam essas 360 horas em um período inferior a seis meses, mas o aluno precisará de uma disponibilidade que não é comum ao perfil de pessoas que fazem pós-graduação. Quem normalmente trabalha durante a semana, dificilmente irá lidar bem com uma agenda tão apertada.

Portanto, é mais comum que uma pós-graduação em Pedagogia tenha duração entre seis meses a um ano e meio, caso seja uma especialização. O mestrado tem duração mínima de dois anos, em média.

É possível fazer uma pós-graduação em Pedagogia EaD?

Atualmente, a área da Pedagogia é uma das que mais oferecem cursos de pós-graduação EaD. O mercado educacional já percebeu como a rotina do profissional desta área é complicada e cansativa, e que muitas vezes conta com muitos deslocamentos entre escolas em bairros diferentes e até entre cidades.

Para atrair mais alunos e evitar a evasão, o EaD permite que o profissional possa estudar no horário mais adequado em sua agenda e de qualquer lugar. É importante lembrar que um curso EaD tem a mesma validade de um presencial.

Quem pode fazer pós-graduação em Pedagogia?

O primeiro e principal requisito para quem deseja fazer uma pós-graduação, seja em Pedagogia ou qualquer outra área, é ter feito e finalizado um curso de graduação no Ensino Superior.

Para ingressar na pós-graduação, é essencial que o aluno tenha estudado em um curso superior com validade homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Este é um detalhe muito importante e pelo qual vale a pena estudar somente em lugares reconhecidos pela sua qualidade e seriedade com seus alunos.

Se você ainda não fez um curso de graduação, temos algumas sugestões interessantes de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, com cursos presenciais e EaD, ingresso facilitado pela nota do Enem e descontos de até 80% na mensalidade até o fim do curso:

A Pedagogia é uma carreira onde a maioria escolhe fazer a modalidade Licenciatura, afinal este é o grau necessário para poder dar aulas e cujas disciplinas são voltadas para desenvolver as teorias e técnicas com este fim. Mas, normalmente, não há impedimentos nos cursos de pós-graduação para a inscrição de bacharéis e tecnólogos. 

Da mesma forma, quem fez cursos de licenciatura em outras áreas (Matemática, Ciências Biológicas, Física, Química, Educação Física, História, Geografia, Letras, Sociologia, Filosofia, etc), também são facilmente aceitos em pós-graduações da área da Educação.

Entretanto, em alguns locais, o ingresso pode estar sujeito à afinidade do curso de origem com a linha do programa. É preciso checar as regras de inscrição para cada curso, portanto, fique atento.

Vantagens de uma pós-graduação em Pedagogia

  • Se manter atualizado dentro da sua área de atuação
  • Buscar novos conhecimentos
  • Ter um currículo diferenciado
  • Conseguir aumentos ou bônus salariais, por meio de progressão na carreira
  • Prestar processos seletivos exclusivos

5 cursos de Pós-graduação em Pedagogia

Gostou das vantagens de se tornar um profissional pós-graduado? Então chegou a hora de conhecer cinco diferentes tipos de pós-graduação em Pedagogia que selecionamos e que podem ser o seu pontapé inicial para uma escalada profissional na Educação de sucesso.

Mestrado em Educação

Se você pretende fazer um mestrado em Educação, vai precisar pesquisar também em qual área de concentração precisa estudar, para encontrar os professores orientadores e disciplinas mais adequados com a jornada que você quer seguir.

Por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Faculdade de Educação, oferece seis tipos de áreas para ingresso, cada uma com suas linhas de pesquisa:

  • Cultura, Filosofia e História da Educação
  • Educação Científica, Matemática e Tecnológica
  • Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças
  • Educação, Linguagem e Psicologia
  • Estado, Sociedade e Educação
  • Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas

Pós em Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma área onde os saberes da Pedagogia estão ligados ao da Pedagogia, identificando as pontes entre os ambientes e formatos de aprendizagem e as complexidades da mente humana.

A pós-graduação em psicopedagogia ajudará o profissional a ter uma maior facilidade para identificar as causas dos déficits de aprendizagem dos seus alunos e buscar formas de prevenir, tratar e amenizar estas questões.

Pós em Pedagogia Hospitalar

Infelizmente, muitas crianças ficam impedidas de frequentar escolas regulares devido a situações críticas de saúde, que as mantém no ambiente hospitalar de forma contínua. Mas estas crianças têm direito à educação como todas as outras, portanto foi preciso encontrar uma solução que trouxesse a pedagogia para este ambiente.

A pós-graduação em Pedagogia Hospitalar prepara o profissional para este desafio, que envolve a equipe médica, escola, família. Na Pedagogia Hospitalar, cada caso é um caso diferente e que precisa de suas próprias abordagens que proporcionem uma rotina de estudos que seja benéfica diante do quadro de saúde do aluno.

Pós em Educação Especial E Inclusiva

A pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva é uma das que possui mais demanda, pois há muitos profissionais de olho nos bônus e processos seletivos exclusivos para profissionais com certificado deste curso.

Mas não é necessário ser um professor exclusivamente dedicado aos alunos especiais para compreender a importância da Educação Inclusiva. Inclusive, engana-se quem pensa que a Educação Especial e Inclusiva diz respeito somente às pessoas com deficiência ou transtornos de desenvolvimento. O curso também ajuda a compreender e lidar com os alunos que possuem altas habilidades/superdotação e necessitam de atenção extra dos docentes para desenvolver suas características no âmbito escolar.

Pós em Gestão Escolar

A gestão escolar é mais uma opção de carreira para os profissionais da Educação. A administração de uma escola envolve situações e estruturas que vão além da docência, portanto, um profissional pós-graduado nestas questões terá mais facilidade em lidar com elas.

É um curso bastante indicado para quem deseja assumir posições de coordenação pedagógica ou de curso, ou direção escolar, visando desenvolver as habilidades em gestão estratégica, organização de pessoal e resolução de problemas.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin