dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos pra faculdade

Iniciar a faculdade é o sonho de muitas pessoas, afinal o curso superior garante mais portas profissionais abertas, novas experiências e a possibilidade de conquistar um salário e um cargo melhor.

Contudo, sabemos que as mensalidades da faculdade podem apertar um pouco, e o que acontece é que muitos desistem, no meio do caminho, de cursar uma graduação.

Se esse é o seu caso, saiba que não é necessário deixar o sonho de se tornar um universitário de lado, pois existem formas de fazer a faculdade pagamento menos.

As bolsas de estudos são uma excelente ferramenta, algumas são oferecidas pelo Estado, outras pela pŕopria faculdade, mas em ambos os casos são uma “mão na roda” para aqueles que não podem pagar as mensalidades em sua totalidade.

Como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade?

Aqui, mostraremos as melhores opções para quem deseja conquistar uma bolsa de estudos. Confira!

Bolsa ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi idealizado pelo governo federal para ajudar alunos de baixa renda no ingresso para a faculdade.

O programa oferece bolsas de estudos de 50% e 100% da mensalidade em universidades privadas.

As inscrições para participar do Programa acontecem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestres.

As bolsas integrais (100% da mensalidade) são destinadas a candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as bolsas parciais (50% da mensalidade) são para os candidatos com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para participar do processo seletivo do ProUni, o candidato deve, obrigatoriamente, ter feito o Enem. Além disso, é exigido que a pontuação no exame tenha sido de pelo menos 450 pontos de média, mas com uma condição, o candidato não pode ter zerado a prova de Redação.

Também é necessário comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa e cumprir pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral.
  • ser portador de deficiência física.
  • ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

Bolsas de iniciação científica

Para concorrer a uma bolsa de iniciação científica, é necessário já estar matriculado na faculdade. De tempos em tempos, as faculdades abrem o processo seletivo para esse tipo de bolsa, destinada aos alunos que desejam dedicar-se a pesquisa na universidade.

Sendo assim, os alunos aprovados recebem uma ajuda de custo para que, sob a orientação de um professor pesquisador, o estudante realize pesquisas relacionadas ao seu curso.

Os pré-requisitos exigidos, assim como as áreas do conhecimento variam de acordo com a instituição. Portanto, os interessados nesse tipo de bolsa, devem consultar as informações na própria faculdade.

Bolsa de empresas

Algumas empresas possuem programas de incentivo à qualificação, ou seja, elas fazem parcerias com instituições de ensino que oferecem cursos de idiomas, cursos livres, técnicos e até mesmo o curso superior para que seus funcionários possam pagar menos nas mensalidades.

Portanto, se você já está empregado e deseja iniciar os estudos para crescer ainda mais na profissão, procure o RH da empresa, sobretudo, verifique se a companhia disponibiliza essa opção.

Bolsa de Faculdades

Além das bolsas oferecidas pelo governo, algumas faculdades também possuem bolsas pŕoprias, assim, caso o candidato não seja aprovado no ProUni, ele têm ainda a opção de tentar a bolsa da faculdade.

Existem três tipos de bolsas oferecidas pelas faculdades:

  • descontos para familiares e funcionários.
  • descontos e bolsas para quem tem um bom desempenho no processo seletivo.
  • descontos e bolsas para alunos de baixa renda.

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo variam de acordo com a faculdade, portanto, consulte o site da faculdade em que você está interessado, entre em contato pelo telefone ou vá até a secretaria da instituição.

Bolsa de estudos: faculdades que oferecem essa opção

Conseguir a bolsa por meio da própria faculdade é bem menos concorrido se compararmos com as demais opções. Por isso, listamos abaixo algumas opções de instituições que possuem programas de bolsas e descontos em mensalidades.

E não menos importante do que as informações aqui contidas, todas são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Confira!

Veja também:

Conheça as principais bolsas de estudos disponíveis no Brasil

O que é ProUni?

Agora que você está bem informado, é só escolher uma instituição que oferece bolsas de estudos para a faculdade e se inscrever no processo seletivo. Queremos ouvir você! Em qual universidade pretende estudar? Comente no espaço abaixo, estamos curiosos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin