dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos na Uninove

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos na Uninove e realizar seu sonho de fazer uma faculdade!

Fazer um curso superior ainda é o sonho de muitos jovens e adultos, mas nem sempre é possível ingressar em uma faculdade pública, pois a concorrência é muito grande.

Instituições privadas podem não ser acessíveis para todos, pois, mesmo que haja opções com mensalidades ​em conta, cursos como Engenharia e Farmácia ainda pedem um bom valor de investimento, principalmente para faculdades presenciais.

Mas, felizmente, diversas instituições oferecem bolsas e descontos para alunos carentes ou que se destacam no processo seletivo da faculdade.

Neste post, vamos falar sobre como conseguir uma bolsa de estudos na Uninove e explicar como os programas de desconto da instituição funcionam. Vamos lá?

Conheça as opções de bolsas de estudos na Uninove

A Uninove conta com um programa próprio de bolsas e ainda é parceira do ProUni. Além disso, a faculdade é adepta aos projetos de financiamento estudantil. A seguir, vamos conhecer cada um dos programas.

Programa de Inclusão Universitária (PRIUNI)

A Uninove oferece aos seus alunos bolsas de estudos de até 100% do valor total do curso. O Programa de Inclusão Universitária (PRIUNI) foi desenvolvido em parcerias com ONGs que atuam em projetos sociais e ambientais na cidade de São Paulo. Quem se beneficia do programa pode conseguir um desconto de até 100% em todos os cursos participantes do projeto.

O PRINI é um benefício exclusivo para alunos que estão ingressando no primeiro semestre da faculdade e não têm ligação com nenhum tipo de financiamento. O estudante não precisa se preocupar em pagar nada depois de formado. Os cursos contemplados pelo programa são: Direito, Pedagogia (licenciatura) e Ciência da Computação.

ProUni

O Programa de Financiamento Estudantil (ProUni) foi criado pelo governo federal em 2004 e já beneficiou milhares de estudantes em todo o país. As bolsas podem ser integrais ou parciais de 50% e, para conseguir o benefício, é preciso se encaixar nos critérios de renda, estabelecidos pelo projeto.

Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda de até 3 salários mínimos. Já para ter um desconto de 50%, é necessário ter renda per capta de até 1,5 salário por pessoa da família. Porém, o ProUni é voltado somente para pessoas que ainda não possuem um curso superior.

A vantagem do ProUni é que o candidato pode tentar vaga em todos os cursos de graduação da Uninove, como Medicina, Engenharias e outras graduações nas áreas de Exatas, Humanas e da Saúde.

Programas de financiamento na Uninove

Quem não atende aos critérios do PRINI ou do ProUni, ou simplesmente não consegue uma bolsa de estudos, ainda pode recorrer a um programa de financiamento estudantil. Dessa forma, você pode arcar com as mensalidades do curso e ainda começa a pagar o empréstimo somente depois de formado.

A Uninove tem parceria com o FIES, o que facilita a vida de quem não tem condições de pagar o valor integral do curso.

O FIES é um programa de financiamento estudantil criado pelo Ministério da Educação, que concede crédito educativo com juros baixos e condições de pagamento facilitadas. Em alguns casos, o candidato consegue financiar o curso sem pagar juros.

O FIES financia até 100% do curso e, para conseguir o benefício, o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior privada.

Conheça outras faculdades que também oferecem bolsas de estudo

Se você não mora em São Paulo e não pode concorrer a uma bolsa de estudos na Uninove ou não tem interesse nos cursos participantes do programa, saiba que há outras faculdades que oferecem bolsas e descontos para cursos de graduação em todo o país.

Algumas instituições têm seus próprios programas de bolsas, que concedem descontos para estudantes de diversos perfis. O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, disponibiliza bolsas para afrodescendentes, pessoas com deficiência e para os melhores colocados no processo seletivo.

Mas não é só isso: a Anhanguera ainda tem o programa denominado Parcelamento Estudantil Privado (PEP). O PEP financia até 70% do valor dos cursos de graduação a juros zero. Além disso, quem adere ao programa só paga o empréstimo depois de formado e ainda tem o mesmo tempo da duração do curso para quitar a dívida.

Por se tratar de um programa privado, não é necessário participar de nenhum processo de seleção e nem participar do Enem.

A seguir, vamos citar outras instituições, além da Anhanguera, que também são reconhecidas e bem conceituadas pelo MEC. Elas têm programas próprios de bolsas de estudos e financiamento estudantil.

Veja também

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade depois dos 40 anos

Você pensa em estudar na Uninove? Conte pra nós porque escolheu essa faculdade.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin