dcsimg

Conheça opções de bolsas de estudo pra estudar em 2018!

Quer conhecer os tipos de bolsas de estudo que existem no ensino superior para 2018? Veja as opções!

O desejo de fazer uma faculdade pode, em certos casos, parecer um sonho distante para quem não têm condições de arcar com as mensalidades. Sabemos que no fim do mês para grande parte dos brasileiros sobram boletos e falta dinheiro.

Entretanto, se você está com garra e vontade de estudar, porque não tentar conseguir uma bolsa de estudos? Ela pode te auxiliar a ter o sonhado diploma de ensino superior e melhorar, futuramente, a sua qualidade de vida, permitindo que se abram para você melhores oportunidades de emprego e renda.

Então, vamos conhecer um pouco dessa realidade das bolsas de estudo para a universidade!

O que é e como funciona uma bolsa de estudo?

Uma bolsa de estudo nada mais é que um auxílio financeiro fornecido a um estudante que queira frequentar e concluir um curso em instituição privada, ou seja, particular.

Esse auxílio financeiro não ocorre com o recebimento em dinheiro do valor da mensalidade, como algumas pessoas pensam. Na realidade, esse auxílio ocorre porque o aluno consegue um desconto direto na sua mensalidade, isto é, um desconto integral (100% da mensalidade não será paga pelo aluno) ou um desconto parcial (por exemplo, 25%, 50%, 75% da mensalidade não será paga pelo aluno).

Quais os critérios para se conseguir uma Bolsa de Estudo?

Para que conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade, normalmente você precisa se enquadrar em certas condições previamente exigidas. Esses critérios são variáveis, já que dependem do tipo de bolsa e de definições específicas de cada uma delas. Vamos conhecer os pré-requisitos que podem ser exigidos para que você tenha uma bolsa:

Critérios socioeconômicos

São os critérios socioeconômicos que definirão quem será beneficiado. É preciso comprovar que você não pertence à camada mais rica da população. Para isso, normalmente solicita-se comprovação de renda familiar (questões econômicas) e/ou conclusão de Ensino Médio na educação pública e etnia (questões sociais).

Critérios acadêmicos

É o mérito intelectual que definirá quem poderá ganhar a bolsa. Em alguns casos, solicita-se a nota no Enem e em outros pode-se utilizar a própria prova de vestibular da instituição e estabelecer que os primeiros candidatos terão bolsa.

Critérios administrativos

Algumas faculdades podem conceder bolsas de acordo com alguns critérios administrativos definidos pela própria instituição. É comum, por exemplo, ofertar bolsas parciais para pessoas que fizerem a matrícula até tal data específica.

Tipos de bolsas de estudos

As bolsas de estudo podem ser oferecidas pelo Governo, normalmente por meio do Ministério da Educação (MEC), por ONGs (Organizações Não Governamentais), que pretendem contribuir com a educação e escolarização de indivíduos brasileiros, e até mesmo pela própria Universidade.

Vamos agora conhecer os principais tipos de bolsas para o ensino superior:

ProUni (Programa Universidade para Todos)

O Programa Universidade para Todos foi criado e é mantido pelo Governo Federal. Para concorrer às bolsas parciais ou integrais que são oferecidas, o interessado deve, primeiro, realizar o Enem e utilizar a nota obtida nesta prova para se inscrever no sistema eletrônico do ProUni em um curso de uma faculdade específica e aguardar o resultado.

Nesse caso, há critérios socioeconômicos que precisam ser atendidos bem como critérios acadêmicos, pois, ao fim, entre os estudantes que se candidataram, serão escolhidos os com melhor nota obtida no Enem.

O ProUni seleciona estudantes brasileiros para cursarem universidades privadas com bolsas de estudo de 50% ou 100%.

Para saber mais detalhes, basta acessar o site do ProUni.

Bolsas Institucionais

Esse tipo de bolsa é concedido pelas próprias faculdades e universidades de acordo com critérios estabelecidos por elas próprias. Pode ser concedida na modalidade integral, ou seja, cobrir 100% da mensalidade, ou parcial, e cobrir 25%, 50%, 70% da mensalidade.

Podem ser bolsas acadêmicas, também chamadas de bolsas por mérito, em que o aluno demonstra excelência de notas em seu currículo ou em uma prova aplicada pela instituição. Podem ser, por outro lado, bolsas socioeconômicas, em que, a partir da comprovação de certas condições financeiras e sociais, o aluno é beneficiado com a cobertura integral ou parcial de sua mensalidade.

Para saber se a universidade em que você pretende ingressar possui um sistema de bolsas próprio, vale a pena entrar em contato e ir em busca dessa informação no setor financeiro ou administrativo da instituição.

Bolsas de Organizações não Governamentais

Existem diversas instituições sem fins lucrativos que promovem o apoio a estudantes no Ensino Superior por meio de concessão de bolsas de apoio.

Entre elas, você pode conhecer mais sobre:

  • Abeduq (Associação Brasileira pela Educação de Qualidade)
  • Educafro
  • Programa Escola da Família
  • Bolsa Empresa
  • Fundação Estudar

Diferença de bolsa de estudos e financiamento estudantil

Para que você entenda perfeitamente essa diferença, precisa se atentar ao seguinte:

A bolsa de estudos é benefício que corresponde a um desconto parcial ou cobertura total do valor da mensalidade. É uma doação da instituição de ensino, ou seja, o benefício não precisa ser pago depois.

O financiamento é uma espécie de empréstimo para o estudante pagar as mensalidades até acabar os estudos, com juros geralmente mais baixos que os do mercado.

Enquanto o principal sistema de bolsas brasileiro é o ProUni, o principal programa de financiamento é o Fies.

Faculdades que contam com bolsas de estudos

Agora que você já sabe mais sobre o que é, como funciona, quais são os critérios e os tipos de bolsas de estudo, vale a pena conhecer boas faculdades, reconhecidas pelo MEC, e que apresentam essa possibilidade de desconto integral ou parcial em suas mensalidades. Veja algumas:

Veja mais:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

Gostou de saber mais sobre as bolsas de estudo para 2018? Compartilhe conosco qual tipo de bolsa de estudo e faculdade você está buscando? Deixe um comentário abaixo compartilhando suas ideias!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin