dcsimg

Veja se ainda tem bolsas de estudo remanescentes para este ano

Em busca de uma bolsa de estudo para fazer faculdade ainda este ano? Este texto é para você.

Pode acontecer de você estar pensando, neste momento, em tentar conseguir uma bolsa de estudo para faculdade, mas acha que já ficou tarde demais para encontrar uma oportunidade dessas.

Na realidade, o que você precisa saber é que existem diversas bolsas de estudo que são remanescentes, ou seja, que restaram porque não foram preenchidas.

Assim, as bolsas remanescentes são a oportunidade que você pode ter de, enfim, cursar sua faculdade pagando muito pouco ou pagando nada por isso.

O que são bolsas de estudo remanescentes?

As bolsas de estudo remanescentes são aquelas que não foram completamente preenchidas em data específica estipulada (normalmente próximo às datas de vestibulares) e são, posteriormente, oferecidas novamente como uma oportunidade para que estudantes possam se candidatar a serem beneficiados com descontos que podem ser, por exemplo, de 25%, 30%, 50% ou até 100% do valor total da mensalidade.

Elas podem não ter sido preenchidas por motivos diversos, como o fato de os alunos que se candidataram não terem cumprido ou comprovado os pré-requisitos exigidos e, assim, perderem o direito a ter a bolsa.

Por isso mesmo, as bolsas remanescentes são uma oportunidade única para tentar cursar uma faculdade pagando menos por isso ainda neste ano.

Tipos de bolsas de estudo remanescentes

As bolsas de estudo podem ser oferecidas pelo Governo, normalmente por meio do Ministério da Educação (MEC), por Organizações Não Governamentais diversas, que pretendem contribuir com a educação e escolarização de indivíduos brasileiros, e até mesmo pela própria Faculdade ou Universidade.

O mais complicado em relação às bolsas remanescentes é que não se pode garantir com certeza que haverá bolsas disponíveis e não se pode dizer com exatidão até quando elas ficarão disponíveis.

Por isso, se você está em busca de uma bolsa de estudo remanescente, é preciso ficar bastante atento aos sites das instituições que as oferecem e realizar checagens periódicas para não deixar a oportunidade passar.

  • Bolsas remanescentes do ProUni

O Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, é hoje o maior responsável pela distribuição de bolsas de estudo para faculdades no Brasil.

O mais interessante no processo para bolsas remanescentes do ProUni é que há certas facilidades que o processo tradicional não dá, o que aumenta bastante a sua chance real de conseguir uma bolsa paga pelo Estado para fazer sua faculdade.

Sobre as datas, o MEC costuma divulgar um calendário em que especifica quando ocorrerá o processo seletivo para bolsas remanescentes. De toda forma, fique atento ao fato de que isso deve ocorrer algum tempo após o processo seletivo tradicional do ProUni.

  • Bolsas remanescentes oferecidas pelas próprias faculdades

Outra possibilidade é você buscar por bolsas de estudo oferecidas pelas próprias instituições de educação superior.

Para isso, há um sites que funcionam como uma excelente ferramenta e que consegue passar um “pente fino” em toda a internet em busca de bolsas de estudo ainda disponíveis. Este site é o Quero Bolsa.

Assim, se você deseja procurar bolsas remanescentes diversas em várias faculdades e universidades reconhecidas pelo MEC, este site pode te auxiliar. Basta entrar no site e realizar uma pesquisa de acordo com seus interesses.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo remanescentes para este ano

Obviamente, além de pensar na questão da bolsa e do desconto que ela pode te oferecer, é preciso que você também tenha conhecimento sobre a qualidade da faculdade na qual você poderá ingressar.

É preciso, portanto, que a faculdade seja reconhecida pelo MEC e seja comprometida com organização e qualidade de ensino.

As faculdades que listamos abaixo oferecem tanto bolsas remanescentes do ProUni quanto bolsas próprias que você pode encontrar no site Quero Bolsa. Além disso, também são instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e avaliadas com boas notas no Inep.

Veja mais:

Entenda como funcionam as bolsas remanescentes para o ProUni

Como conseguir uma bolsa de estudo

Gostou de saber mais sobre as bolsas de estudo remanescentes? Compartilhe conosco qual tipo de bolsa de estudo e faculdade você está buscando. Basta deixar um comentário logo abaixo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin