Como funciona uma faculdade semipresencial? Entenda

Desde o surgimento do ensino a distância (EaD), muitas faculdades em todo o país passaram a oferecer cursos para esta nova modalidade. O EaD ganhou espaço em praticamente todas as universidades do país. De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, entre 2009 e 2019, o número de matrículas em cursos a distância aumentou 378,9%.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%

Como uma maneira de conciliar a prática do presencial e a distância do EaD, surgiu o ensino semipresencial. O Ministério da Educação (MEC), autorizou essa nova modalidade na educação nacional no ano de 2004, desde então o semipresencial ganhou espaço em diversas universidades do país.

Se você está pensando em fazer uma graduação semipresencial, mas não sabe como funciona nem quais são as diferenças em relação ao curso a distância, então continue lendo para acabar com essas dúvidas! Você vai saber como é um curso semipresencial, verificar para quem essa modalidade é indicada e conhecer algumas instituições que oferecem esse tipo curso.

O que é faculdade semipresencial

Em termos simples a faculdade semipresencial, é um curso de nível superior com aulas via internet e encontros presenciais semanais no polo ou campus da faculdade — o comparecimento dos alunos é crucial para a sua formação. e podem variar de acordo com o curso escolhido. 

A faculdade semipresencial é indicada para cursos que possuem alta demanda de prática. São os casos dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Química, entre outros. Como exemplo, temos o curso de Estética. Nessa graduação, parte do conteúdo pode ser feito a distância pelo aluno. No entanto, as aulas presenciais são necessárias para o estudante aprender a avaliar a pele do paciente, a aplicar produtos corretamente, a realizar procedimentos estéticos e adquirir outros conhecimentos práticos da área.

Durante as aulas presencias o estudante irá realizar as matérias práticas. Isso pode acontecer de uma a duas vezes por semana, variando de acordo com o curso e a metodologia de ensino da faculdade em questão. Já as aulas a distância serão disponibilizadas durante toda a semana, ou seja, você poderá assistir as lições quando tiver tempo disponível.

Leia mais: Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades

Quem pode fazer faculdade semipresencial?

A faculdade semipresencial é recomendada para estudantes que não possuem tempo disponível para se locomover para a faculdade cotidianamente. As aulas estarão disponíveis no ambiente virtual para que o aluno, assim que tiver o tempo disponível, possa realizar as lições. Além disso, o estudante poderá estar presente pontualmente na universidade para aulas práticas, ou seja, se você deseja um ensino remoto que disponibilize aulas práticas, o ensino semipresencial é uma boa opção.

Como fazer uma faculdade semipresencial?

Se você deseja ingressar em uma faculdade semipresencial, mas não sabe como, confira, a seguir, algumas opções:

  • Por meio de sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Descontos próprios de universidades;
  • Bolsa de estudos na Quero Bolsa;

Se você está em dúvida entre as modalidades EaD e semipresencial, saiba que existem diferenças, para conferi-las, veja abaixo os principais pontos entre ambas.

Diferenças entre faculdade semipresencial e a distância

Fique por dentro do que difere o curso EaD do semipresencial:

Graduação a distância (EaD)

  • Todo o conteúdo previamente produzido e gravado é disponibilizado online 24h por dia durante o semestre vigente na plataforma de estudos da faculdade.
  • O aluno não precisa comparecer ao polo ou campus da faculdade frequentemente para realizar outras atividades complementares.
  • Não há professores “pegando no pé” do aluno para ele assistir às aulas e entregar as atividades que valem ponto.
  • O estudante é quem decide os dias e horários para assistir às aulas, participar dos fóruns, estudar e realizar os trabalhos exigidos pelos professores.
  • Custa menos que os cursos semipresencial e presencial.
  • Ida obrigatória à faculdade somente uma ou duas vezes por semestre para realizar presencialmente as avaliações do período ou apresentar o trabalho de conclusão de curso.

Graduação Semipresencial

  • O conteúdo é oferecido a distância e presencialmente.
  • As aulas presenciais e os encontros de tutoria são atividades obrigatórias.
  • A faculdade determina os dias e horários dos encontros presenciais.
  • Nos dias que não tiver aula presencial, o aluno deve continuar estudando pelo ambiente virtual de aprendizagem.
  • Custa um pouco mais do que a graduação totalmente feita a distância;
  • Custa menos do que uma faculdade da modalidade presencial;
  • Dependendo do curso e da instituição escolhida, as aulas presenciais podem acontecer mais de uma vez por semana;
  • As aulas ocorrem em espaços com a infraestrutura necessária para o curso;
  • As aulas presenciais podem ser transmitidas ao vivo, via teleconferência ou satélite e os alunos podem interagir com o professor.

Onde fazer faculdade semipresencial ou a distância

Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem graduações na modalidade semipresencial ou EAD:

A modalidade de ensino semipresencial é indicada para quem deseja ter flexibilidade sem abrir mão da vivência em uma sala de aula presencial.  Vale lembrar que o diploma tem a mesma validade de um curso EAD ou presencial e as avaliações semestrais devem ser realizadas no campus da faculdade.

Veja também:

Descubra qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado

Entenda a diferença entre o ensino presencial e o semipresencial

Agora que você já sabe como funciona uma faculdade semipresencial, conta para gente qual curso pretende fazer. Deixe seu comentário logo abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin