dcsimg

Saiba como você pode pagar pelos seus estudos

Você pode estudar de graça ou pagar pouco pelos seus estudos com os programas do governos e bolsas nas faculdades privadas. Saiba mais!

Sabe-se que pagar mensalidades em boas faculdades nem sempre é possível para uma grande parte da população brasileira. 

Contudo, graças a programas do governo federal e de instituições privadas, essa realidade tem mudado e muitas pessoas conseguem ingressar no ensino superior com bolsas e financiamentos.

Essas bolsas são uma daquelas oportunidades que não se pode deixar passar! Por isso, veja agora se você pode pleitear algum desses benefícios e qual é o caminho para conseguir pagar pelos seus estudos!

Como pagar meus estudos com o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada é um processo seletivo que disponibiliza vagas em universidades públicas. Dessa forma, estudar em qualquer uma delas tem um custo zero.

Por esse mesmo motivo, as vagas são bastante concorridas e o ingresso só se dá pela nota do Enem que, por exigência, precisa:

  • Ser igual ou maior que 450 pontos, e a redação não pode estar zerada
  • Ser a nota da última edição, ou seja, do ano anterior à seleção

O Sisu abre inscrições semestralmente, no início e no meio do ano. Assim, você tem duas chances de participar do programa, porém, a concorrência é grande.

Pelo sistema de cotas, o critério de renda é adotado, além da pontuação. Os demais candidatos entram em ampla concorrência.

A seleção ocorre totalmente on-line e, embora o candidato possa mudar no sistema as suas opções de graduação e instituição quantas vezes quiser, a pontuação necessária para garantir uma vaga costuma ser mais alta do que outras seleções, das quais falaremos a seguir.

Não desanime se não conseguir sua vaga pelo Sisu. Continue a leitura e confira as demais opções!

Como pagar meus estudos com o ProUni?

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos mediante comprovação de condições de vulnerabilidade socioeconômicas, principalmente em caso de renda familiar baixa.

Para concorrer a uma vaga pelo ProUni, os candidatos precisam:

  • Ter pontuação acima de 450 no Enem, e nota maior que zero na redação.
  • Ter feito a última prova do Enem aplicada. 
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada, mas com bolsa integral dessa instituição.
  • Comprovar renda familiar de até 1,5 salários mínimos per capita para bolsa de 100%.
  • Comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos per capita para bolsa de 50%.

Como você pôde perceber, são dois tipos de bolsas, uma parcial e outra integral. O que determina qual delas o candidato vai receber é a pontuação no Enem e a comprovação de renda.

As etapas iniciais do processo acontecem todas on-line, no site do ProUni, até a chamada do candidato para a matrícula na instituição escolhida. Além disso, são duas as edições do ProUni durante o ano, uma a cada semestre.

Lembre-se de que todos esses dados precisam ser comprovados no ato da matrícula, na própria faculdade. Caso isso não aconteça, a vaga é disponibilizada para o próximo da lista de espera.

Como pagar meus estudos com o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma maneira de pagar pelos seus estudos apenas após o término da faculdade. Nesse caso, há duas modalidades de financiamento, que deve ser pago em até 12 anos após a formatura do candidato.

Para obter o FIES, também é necessária a nota do Enem, mas você poderá usar a maior nota de todas as edições que tenha participado desde 2010. O próprio sistema reconhece e utiliza a maior pontuação. A única condição é que ela seja maior que 450 e a redação não pode estar zerada.

O mais importante nessa modalidade são os critérios de renda familiar:

  • Modalidade FIES: renda máxima de até três salários mínimos por pessoa na família, o que garante um financiamento a juros zero.
  • Modalidade P-FIES: renda máxima de até cinco salários mínimos por pessoa na família, o que garante um financiamento a juros variáveis, ou seja, proporcionais à renda familiar comprovada.

O FIES abre inscrições duas vezes ao ano, no começo do primeiro e do segundo semestre. E, assim como o ProUni, toda declaração de renda e outros dados devem ser comprovados.

Como pagar meus estudos com o ingresso direto?

Os programas que apresentamos são bastante concorridos, afinal, quem não quer uma vaga em uma boa universidade, com oportunidade de ter uma bolsa integral ou parcial?

Mesmo que haja vagas em muitas faculdades pelo Sisu, ProUni e FIES, elas não são suficientes para todos que precisam e que sonham em cursar o ensino superior. 

Você sabia que existe mais uma maneira de pagar pelos seus estudos, o ingresso direto? 

Funciona assim: com a sua nota do Enem, várias faculdades particulares aceitam alunos para todos os seus cursos de graduação (tecnológicos, bacharelados e licenciaturas).

Com apenas 300 pontos e nota acima de zero na redação, você pode entrar diretamente, sem prestar vestibular, e ainda concorre a bolsas e descontos.

Fique atento se a instituição escolhida é reconhecida pelo MEC para que você não tenha nenhuma dor de cabeça no futuro nem tenha jogado dinheiro fora!

Onde estudar com o ProUni, FIES e ingresso direto?

Faculdades particulares de todo o país aceitam os programas do governo (exceto o Sisu, que é voltado para as universidades públicas). Mas, como dissemos, é preciso tomar cuidado para escolher boas instituições que sejam reconhecidas pelo MEC. Confira algumas de nossas sugestões:

Nessas faculdades, você encontra vagas pelo ProUni, pelo FIES e pode entrar direto com a sua nota do Enem, concorrendo a bolsas que podem chegar até 100%!

Entre em seus sites e busque pelo curso que deseja fazer. Elas oferecem descontos nas mensalidades, o que acaba facilitando a decisão de quem quer começar seus estudos ainda este ano.

Se não tiver nenhuma delas perto de você, procure por um polo de ensino a distância, porque elas também oferecem muitos cursos EAD de excelente qualidade e com a possibilidade de bolsas assim como as vagas presenciais.

Veja Também:

Saiba como fazer inscrição para o FIES 2020 e tente sua vaga

Veja quanto precisa no Enem 2019 pra conseguir vaga no ProUni

Gostou de saber como pagar pelos seus estudos? Então, compartilhe com a gente como você vai tentar a sua vaga na faculdade!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin