Para que um diploma de nível superior tenha validade, a instituição de ensino precisa ter o aval do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso.
Todo mundo que está pensando em começar sua vida universitária e conseguir um diploma de nível superior tem que estar atento – e muito! – a essa questão.
Saiba mais detalhes sobre como funciona o reconhecimento pelo MEC e como descobrir se o curso que você pretende fazer tem esse aval. Conheça também alguns exemplos de faculdades reconhecidas pelo MEC para entrar com o pé direito na carreira!
Por que é importante saber se o curso é reconhecido pelo MEC?
Um diploma de nível superior só tem validade se for emitido por um curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
O aval do MEC é a certeza de que sua graduação terá valor oficial em todo o Brasil e será bem aceito no mercado de trabalho. Por isso é tão importante saber se o curso que você pretende fazer é reconhecido.
O diploma reconhecido pelo MEC abre portas. Com ele você pode, por exemplo, fazer o registro Conselho Regional da sua profissão – essa filiação é condição legal obrigatória para o exercício de algumas atividades, como Medicina, Farmácia, Engenharia, Enfermagem, etc.
Com um diploma avalizado pelo MEC você também estará apto a prestar concursos públicos que exijam nível superior. É outro grande campo de possibilidades que se abre para você.
Além disso, o próprio mercado de trabalho faz sua triagem de acordo com os currículos dos candidatos. E aí, é claro, o nome da faculdade pesa muito. Uma instituição e um curso credenciados e bem avaliados pelo MEC aumentam suas chances de conseguir aquela vaga tão desejada.
O que é ser reconhecido pelo MEC?
Em poucas palavras, o reconhecimento das instituições de nível superior é uma das formas de controlar a qualidade da oferta universitária no Brasil, que vem crescendo enormemente nos últimos anos.
Não é qualquer um que pode abrir uma faculdade, começar a dar aulas e a emitir diplomas. É preciso obedecer a uma série de normas estabelecidas pelo MEC. Essas exigências são amplas e vão desde o espaço físico até a formação e o currículo dos professores.
O primeiro passo para uma instituição de ensino superior poder funcionar legalmente é o credenciamento no MEC. Uma vez credenciada, ela tem que conseguir a autorização do Ministério para criar e oferecer seus cursos. Para conceder a autorização, o MEC avalia:
- A organização didático-pedagógica
- O corpo docente
- O corpo técnico-administrativo
- As instalações físicas
Somente depois de autorizada é que a faculdade poderá abrir processos seletivos para a captação de alunos e a criação de turmas.
Depois de dois ou três anos de iniciado o curso, a instituição solicita o reconhecimento desse curso específico. É quando uma comissão designada pelo Ministério faz uma visita para verificar e avaliar uma série de quesitos como aqueles que já citamos (infraestrutura, professores etc.). Dependendo do parecer dessa comissão, o MEC irá reconhecer ou não o curso, cabendo ainda a possibilidade de solicitar ajustes e melhorias, com prazo definido para a realização de nova visita.
As melhores instituições e graduações, portanto, são aquelas que passaram por essas três etapas: credenciamento, autorização e reconhecimento. Quando um curso é apenas autorizado, significa que provavelmente foi criado recentemente e o MEC ainda vai fazer o processo de reconhecimento.
Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?
Você pode entrar diretamente nos sites de cada faculdade e buscar a informação do reconhecimento. Mas a fonte mais confiável para obter esse é o site e-MEC. A consulta é pública e gratuita.
Veja como fazer:
- Acesse o site e-MEC.
- Clique na aba “Consulta Avançada”. Você vai estar em uma página de busca, com campos para preencher e filtrar sua pesquisa.
- Na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.
- No campo logo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade ou universidade sobre a qual você quer se informar.
- Coloque o estado e o município, se quiser. Os campos seguintes são opcionais.
- Em “Situação”, selecione a opção “Ativa”.
- Digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.
O mesmo processo você pode fazer com algum curso específico. Basta começar a preencher a parte superior, “Buscar por”, selecionando a opção “Curso de Graduação”.
As notas do MEC vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória. Acima de 3, o curso ou instituição supera as expectativas. As notas 1 e 2 significam que a graduação ou faculdade não atende aos critérios de qualidade estipulados pelo Ministério.
Quais são os cursos reconhecidos pelo MEC?
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Administração
- Direito
- Serviço Social
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Licenciatura em Ciências Biológicas
- Educação Física
- Enfermagem
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Construção de edifícios
- Engenharia Civil
- Turismo
Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Gestão Comercial
- Psicologia
- Pedagogia
O que acontece quando o curso não é reconhecido pelo MEC?
Se o curso não é reconhecido pelo MEC, a instituição de ensino escolhida não é obrigada a emitir o diploma, o documento que comprova a formação. Além disso, o diploma só é válido em todo o território nacional se for emitido por uma instituição na qual o curso é reconhecido pelo órgão.
Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC
Veja a seguir uma lista com algumas faculdades autorizadas pelo MEC que oferecem grande número de cursos reconhecidos e bem avaliados. É uma maneira de começar a pesquisa sobre o seu futuro acadêmico.
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Em todas elas você vai encontrar facilidades como descontos, convênios e financiamento das mensalidades. As faculdades acima também participam de programas como ProUni e FIES.
Veja também:
Curso a distância é reconhecido pelo MEC?
Entendeu como funciona o reconhecimento do MEC? Já descobriu se o curso que você quer fazer é reconhecido? Deixe aqui seu comentário!