dcsimg

Saiba como usar o Fies 2020 para pagar a faculdade

Veja como aproveitar essa oportunidade de fazer um curso superior em condições facilitadas usando o FIES 2020!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) permite que todos os anos milhares de estudantes entrem no ensino superior com condições facilitadas de pagamento.

Esse programa do governo federal financia cursos em todas as áreas do conhecimento, sem juros, ou a juros baixos, em faculdades particulares por todo o país.

Acontece que o FIES é repleto de condições, e tudo varia de acordo com o perfil socioeconômico de cada candidato.

Veja a seguir como usar o FIES 2020 para pagar a faculdade!

Quem pode participar do FIES 2020

Para tentar um financiamento do FIES, o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010. A pontuação obtida deve ser de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Há um critério de renda para participar, e isso determina o tipo de financiamento obtido (veja detalhes no próximo tópico).

A seleção ocorre duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

O critério de escolha é feito com base na nota do Enem. Leva o benefício quem entrar na disputa com as maiores pontuações.

O FIES tem financiamento em cursos de todas as áreas do conhecimento, sempre na modalidade presencial.

A grande vantagem, além dos juros baixos (veja mais detalhes abaixo) é que as condições de pagamento da dívida são facilitadas: a cobrança só começa após a formatura e o estudante terá um prazo bem longo para quitar o saldo devedor!

Os diferentes tipos de financiamento do FIES 2020

O FIES tem duas modalidades de financiamento: FIES e P-FIES.

O P-FIES é direcionado a candidatos que tenham renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos. A grande vantagem aqui é que o juro cobrado em cima do financiamento é zero!

Já o FIES é mais abrangente: pode participar quem tem renda familiar de até cinco salários mínimos. Aqui os juros cobrados sobre o financiamento podem variar de acordo com o perfil do candidato – mas é sempre abaixo dos praticados normalmente no mercado.

Como usar o FIES 2020 para pagar a faculdade

A seleção é apenas a primeira etapa para obter o financiamento do FIES.

Após a aprovação, o candidato deve obrigatoriamente prestar todas as informações exigidas no sistema financeiro do FIES, o SISFIES, dentro do período determinado.

Em seguida, é preciso se comparecer à faculdade onde obteve financiamento para comprovar informações e pegar a documentação necessária para abrir o financiamento.

Depois, é hora de ir a um dos bancos credenciados, em posse de todos os documentos necessários, para finalmente obter o crédito estudantil.

Se tudo estiver em ordem, o financiamento passa a valer logo após a assinatura do contrato.

Dependendo do perfil do candidato, o FIES pode financiar de 50% a 100% do valor do curso.

No decorrer do curso os estudantes do FIES devem pagar um valor mensal correspondente aos encargos não financiados. Mas não se preocupe: é um valor baixo, cobrado pelo banco onde o financiamento foi obtido.

Os valores das parcelas do saldo devedor, cobradas após a conclusão do curso, variam de acordo com a renda do estudante – caso não tenha renda ainda, será cobrado apenas o valor mínimo.

Quando acontece a seleção do FIES 2020

A primeira edição do FIES em 2020 ocorre no início do ano, provavelmente no mês de fevereiro.

A segunda deve acontecer em julho.

Quando as inscrições abrirem, os candidatos aptos a tentar o financiamento poderão se inscrever no site oficial do FIES. Para isso, devem informar o número de CPF e a data de nascimento.

O sistema identifica automaticamente se o candidato fez o Enem e se obteve a nota mínima exigida para participação (veja nos tópicos acima).

Caso esteja tudo certo até aqui, o sistema pede a criação uma senha e, posteriormente, faz algumas perguntas sobre a renda mensal bruta de todas as pessoas que vivem na mesma casa que o candidato.

O sistema permite escolher até três opções de curso entre os disponíveis no sistema. A seleção dura cerca de quatro dias, nos quais é possível mudar de opções quantas vezes for preciso.

O processo seletivo para o P-FIES é composto apenas de uma chamada com o nome dos aprovados. O do FIES tem primeira chamada e lista de espera.

Faculdades onde usar o FIES 2020

O FIES pode ser usado em centenas de faculdades todos os semestres. A oferta varia de acordo com a edição.

O MEC só permite a participação de faculdades bem avaliadas, o que é um alívio para quem vai investir em um financiamento.

Abaixo, a gente separou algumas boas faculdades onde você pode tentar estudar com o FIES 2020:

Veja também:

Conheça os cursos que aceitam e participam do Fies 2020

Está pensando em tentar o FIES 2020? Conte para a gente qual curso você gostaria de financiar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin