Descubra como montar um bom grupo de estudos

Estudar para provas pode ser mais simples se você compartilhar o momento com outras pessoas. Descubra como montar um bom grupo de estudos e potencializar o aprendizado.

A prática de participar de grupos de estudos é bastante antiga e, para muitos estudantes, é essencial para ter um bom desempenho nas provas. A proposta desse tipo de grupo é simples: unir os estudantes para que, juntos, troquem conhecimento e se apoiem mutuamente.

grupo de estudos

Porém, para que o grupo de estudos tenha sucesso, é preciso ser estratégico desde a escolha dos participantes até as atividades propostas.

Quer saber como fazer? Descubra como montar um bom grupo de estudos, a seguir!

Habilidades complementares

Normalmente, os estudantes optam por formar grupos de estudos de acordo com a afinidade com outras pessoas. Por mais que um grupo de amigos seja muito mais divertido, para atingir objetivos como uma boa nota no Enem, é preciso ter uma visão mais ampla.

Por isso, ao montar um grupo de estudos, foque em buscar participantes que tenham habilidades complementares. Em outras palavras, é importante que exista um estudante que entenda de matemática, outro que domine o português, um terceiro para história, enfim.

Dessa forma, o estudante que domina um assunto, poderá compartilhar seu conhecimento com os outros participantes do grupo.

Compartilhe materiais de estudo

Graças à evolução da tecnologia, estudar deixou de ser o ato de abrir um livro, transformando-se em uma série de opções de aprendizado. Hoje, os estudantes podem ouvir podcasts, assistir vídeo aulas, participar de lives com professores, conferir filmes sobre um tema, enfim.

Todos esses materiais enriquecem o aprendizado e compartilhar essas informações deve ser uma das características do seu grupo de estudos.

Mas como compartilhar esses materiais? No caso de vídeos e podcasts, basta enviar um link para que todos tenham acesso ao conteúdo. Se você gravar uma live, pode disponibilizar a gravação na nuvem. Caso a mídia fique muito pesada, a dica é comprimir o vídeo para deixá-lo mais leve.

Vários softwares oferecem esse recurso, sendo o UniConverter um dos mais conhecidos do ramo. Vale pesquisar mais a respeito para que todo conteúdo seja acessível ao grupo de estudos.

Utilize métodos de concentração nas reuniões

Um dos maiores problemas enfrentados pelos grupos de estudos é o desvio de foco. Isso acontece com mais frequência quando os estudantes possuem dificuldades em determinado tema, fazendo com que qualquer coisa seja mais interessante.

Por isso, na hora de montar um bom grupo de estudos, proponha a aplicação de métodos de concentração durante as reuniões. Um desses métodos é o Pomodoro, listado como uma das técnicas que melhoram o aprendizado.

No método Pomodoro, há blocos de tempo de foco total, intercalados por alguns minutos de descanso. Utilizar esse ou outro método de concentração vai garantir mais foco para os estudos.

Proponha debates sobre os temas estudados

Os seres humanos aprendem de diversas maneiras e engana-se quem pensa que a forma mais funcional é a visão. Na verdade, esse sentido tem nível de retenção de apenas 10%, enquanto outros tipos de aprendizagem ultrapassam os 70%.

Isso é o que defende a teoria da pirâmide de aprendizagem, de William Glasser. De acordo com a teoria, um método extremamente funcional de aprendizado é o debate.

O debate é útil porque, quando discutimos ideias, precisamos dominar o conteúdo, elaborar argumentos e entender o que a outra parte tem a dizer. Assim, uma das dicas para montar um bom grupo de estudos é propor debates sobre os temas, que vai enriquecer o aprendizado.

Incentive seus companheiros

Estudar para testes e provas não é uma tarefa simples. Afinal, a necessidade de obter uma boa nota faz com que o emocional entre em colapso. Esse quadro ficou ainda pior durante o isolamento social. Em setembro passado, 54% dos alunos brasileiros sentiam-se desmotivados

Por isso, ao montar um bom grupo de estudos, lembre-se de combinar que todos os integrantes incentivam uns aos outros. Assim, quando alguém ficar cansado, os outros membros farão o possível para dar uma “injeção de ânimo”.

Benefícios do grupo de estudos

Agora que você já sabe como montar um bom grupo de estudos, pode ter dúvidas se essa prática é realmente benéfica. E a verdade é que sim, um grupo de estudos traz vários benefícios. 

Além do convívio social, tão importante nos dias de hoje (mesmo que à distância), um bom grupo de estudos é capaz de reforçar o aprendizado e diminuir dificuldades. Quem tem um grupo de estudos também cria a habilidade de lidar com conflitos e treina a empatia.

Assim, com tantas vantagens, é só seguir as dicas de como montar um bom grupo de estudos para começar o seu!

Onde estudar?

Buscando um boa universidade para estudar? Hoje em dia, centenas de instituições de ensino oferecem os mais variados cursos de graduação. Mas, como saber se a faculdade do seu interesse é realmente a melhor? Por meio da certificação e avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Para te ajudar, separamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, e que ainda oferecem ótimos descontos e bolsas de estudo aos ingressantes, confira:

Leia mais: 4 formas de usar o celular para estudar

Entenda como ter um ótimo plano de estudos para o Enem

E você, como costuma usar o celular para estudar? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!