dcsimg

Saiba as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre EAD

Conheça as respostas para as 13 dúvidas mais comuns sobre o ensino superior a distância!

O ensino superior EAD atrai cada vez mais estudantes em busca de vantagens como flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis, mas também desperta uma série de dúvidas.

Diploma EAD é válido? Faculdade a distância tem prova? Existe curso EAD gratuito? Confira as respostas para essas e outras perguntas a seguir!

13 dúvidas frequentes sobre EAD e suas respostas

1. Diploma de curso superior EAD é válido?

Sim. O diploma de um curso superior a distância vale tanto quanto de um presencial, seja para concorrer a vagas de emprego, participar de concursos ou fazer pós-graduação. 

Os cursos EAD precisam de autorização para funcionar e são avaliados a partir de diferentes indicadores pelo Ministério da Educação (MEC), assim como as graduações presenciais.

2. Cursos EAD são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos EAD precisam do reconhecimento do MEC para emitir os diplomas a seus estudantes, do mesmo modo que as faculdades presenciais.

Porém, um curso (EAD ou presencial) pode ser autorizado, mas não ter ainda o reconhecimento do MEC. Por isso, o estudante precisa verificar se o curso EAD é reconhecido antes de se matricular.

3. É possível aproveitar matérias de um curso presencial para EAD?

Sim. A legislação prevê que as matérias já cursadas em uma graduação presencial podem ser aproveitadas, caso o estudante mude para a modalidade EAD.

Porém, os requisitos e procedimentos para eliminar matérias já cursadas variam conforme a faculdade.

4. Quem faz faculdade presencial pode transferir para EAD e vice-versa?

Sim, é possível fazer a transferência de um curso presencial para EAD e vice-versa. 

Isso vale tanto para transferências internas, quando o aluno continua na mesma instituição, quanto para transferências externas. As regras de transferência variam conforme a instituição.

5. Faculdade EAD é mais fácil do que presencial?

O formato EAD oferece vantagens como flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis. No entanto, a dedicação exigida aos estudos e o nível de dificuldade das matérias são iguais aos de uma graduação presencial.

Sendo assim, é incorreto dizer que a faculdade EAD “é mais fácil” do que a presencial. Apenas são formatos de ensino diferentes.

6. Graduação EAD tem provas?

Sim. De acordo com as diretrizes do MEC, é obrigatório que os cursos EAD apliquem avaliações finais presenciais. Os estudantes do EAD também realizam outros tipos de avaliação, como seminários, projetos interdisciplinares e trabalhos escritos.

7. Faculdade a distância tem estágio e TCC?

Se for obrigatório para o curso em questão, sim, pois as regras são as mesmas para a modalidade presencial e EAD. Alguns exemplos são os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e licenciaturas a distância, que exigem a realização de estágio e TCC.

8. Na faculdade EAD o aluno só estuda sozinho?

Não. O aluno do EAD pode tirar dúvidas com tutores e interagir com colegas por meio de recursos digitais disponibilizados pela faculdade.

 Além disso, há encontros presenciais periódicos no polo de ensino, nos quais o estudante tem contato com professores e colegas.

9. Os cursos EAD controlam a frequência dos alunos?

Sim. A frequência dos estudantes é controlada pela faculdade tanto nas atividades online, realizadas por meio de uma plataforma virtual, quanto nos encontros presenciais.

Na plataforma virtual ficam registradas todas as atividades do aluno, como aulas assistidas, exercícios e trabalhos realizados e enviados para correção.

10.Quais cursos podem ser feitos a distância?

Atualmente é possível encontrar cursos EAD de todas as áreas, incluindo a de Saúde, entre tecnológicos, bacharelados e licenciaturas. Para mais informações, consulte a lista contendo todos os cursos que são oferecidos a distância.

11.É preciso saber informática para estudar a distância?

Basta que o aluno tenha conhecimentos básicos sobre como utilizar um computador, acessar a internet e usar ferramentas de edição de texto. 

Além disso, as próprias faculdades geralmente oferecem treinamento aos estudantes sobre como usar as ferramentas digitais de aprendizagem.

12.Quanto custa uma faculdade EAD?

Depende do curso e da instituição, mas, em geral, o valor da mensalidade de uma faculdade EAD é mais barato em relação ao formato presencial. Isso ocorre porque os cursos EAD geram menos custos para as instituições, resultando em preços mais baixos.

13. Existem cursos EAD gratuitos?

Sim. Algumas faculdades públicas no Brasil já oferecem cursos no formato a distância. Porém, a maior oferta de vagas se concentra na rede privada. 

Onde fazer um curso EAD com o reconhecimento do MEC

Agora que você já tirou suas dúvidas, que tal começar a estudar a distância? Na hora de escolher a faculdade, lembre-se de que o reconhecimento do MEC é fundamental para obter um diploma válido!

Mas também é importante saber se o preço da mensalidade cabe no seu orçamento, para que você consiga dar continuidade aos estudos até se formar.

Pensando nisso, apresentamos a seguir 4 faculdades que oferecem diversos cursos EAD reconhecidos pelo MEC, têm mensalidades acessíveis e disponibilizam facilidades como bolsas de estudo, descontos especiais e crédito estudantil sem burocracia:

Veja também:

Os cursos que são e os que não são oferecidos a distância

Conheça as melhores faculdades a distância de 2019

Depois de conhecer as respostas para 13 dúvidas comuns sobre EAD, conte para a gente nos comentários: qual curso você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin