Tire suas dúvidas sobre a inscrição para o Prouni 2021

Se você tem vontade de conquistar uma bolsa parcial (de 50%) ou integral (de 100%) em universidades particulares e assim cursar o seu ensino superior com mais tranquilidade, é primordial que você saiba todos os detalhes sobre a inscrição para o Prouni 2021.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa governamental e que se baseia nas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de cada candidato. A partir desta nota, é possível se inscrever para concorrer a bolsas parciais ou integrais de estudo, seja em cursos na modalidade EAD (ensino a distância) ou presenciais.

Quem pode fazer inscrição para o Prouni 2021?

Para fazer a sua inscrição no Prouni 2021, é preciso corresponder a alguns requisitos. Afinal, o programa é majoritariamente voltado para pessoas com limite de renda bruta per capita por família.

Ou seja, se sua renda familiar bruta per capita é de até 1,5 salários mínimos, você pode concorrer por bolsas integrais de estudos. Porém, se sua renda familiar bruta per capita é de até 3 salários mínimos, é possível concorrer apenas por bolsas parciais.

Além disso, para estar apto a concorrer por uma vaga no sistema do Prouni, é necessário ter feito ao menos 450 pontos no ENEM, além de não ter zerado a redação.

Bom, que tal conhecer esses critérios mais a fundo? Assim você já sabe se vale a pena ou não fazer a inscrição para o Prouni 2021.

  • Para se inscrever, é necessário cumprir uma das exigências abaixo:           
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso, não há necessidade de comprovar renda mínima).

jovem-no-computador-inscricoes-prouni-guia-da-carreira

Como fazer minha inscrição para o Prouni 2021?

Em primeiro lugar, se você quer fazer sua inscrição para o ProUni 2021, é preciso saber as principais datas deste processo seletivo e não perder nenhum prazo.

Caso você não saiba, o Prouni acontece duas vezes ao ano. A primeira vez ao início do ano, no primeiro semestre, e a segunda vez na metade do ano – o qual chamaremos de Prouni 2021.2.

Como já estamos em junho, é natural que você encontre por aqui as datas referentes ao processo seletivo de meio de ano, tá bom? Por isso, anota com bastante carinho pra não perder o prazo. Na dúvida, coloca na agenda e também no celular!

  • Inscrições: 13 a 16 de julho 
  • Resultado (1ªchamada): 20 de julho 
  • Matrícula: 20 a 28 de julho
  • Segunda chamada: 03 de agosto
  • Matrícula da segunda chamada: 03 a 11 de agosto
  • Lista de espera: 17 e 18 de agosto  
  • Divulgação da lista de espera: 20 de agosto
  • Matrícula: 23 a 27 de agosto

Estas datas do Prouni 2021 são divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), responsável pela aplicação do ENEM e responsável por programas como o Prouni.

Agora sim, vamos para o passo a passo da inscrição no Prouni 2021? Afinal, este é o passo fundamental para dar início a uma nova etapa da sua vida. Vamos lá!

  • Acesse o site do ProUni.
  • Clique em “Fazer a inscrição”.
  • Digite o número de inscrição e senha da edição do Enem mais recente.
  • Siga as orientações de cada tela, preenchendo as informações solicitadas.
  • Verifique as informações preenchidas e confirme a inscrição.

Você pode mudar as opções de curso a qualquer momento, durante as inscrições, mas sempre indicamos que você não faça isso com tanta frequência, pois o site sempre é muito acessado e pode ocorrer algum erro durante a alteração por conta de instabilidades na plataforma.

Não me encaixo nos critérios do Prouni 2021. O que fazer com a nota do ENEM?

A nota do ENEM pode ser útil para várias coisas e é capaz de abrir portas para múltiplas oportunidades. As inscrições para o Prouni 2021 são obviamente um grande foco para a maior parte dos vestibulandos. Entretanto, existem outras possibilidades interessantes. Dentre elas, podemos mencionar o SISU (Sistema de Seleção Unificada), o FIES (Financiamento Estudantil) e o Ingresso Direto. Vem ver!

SISU: o SISU se baseia na nota do ENEM para que os candidatos ingressem em universidades públicas. O funcionamento é bem parecido com o do Prouni, ou seja, você faz a prova do ENEM e em seguida se candidata para determinada vaga.

FIES: o FIES é o Financiamento Estudantil. E, como o próprio nome diz, esse programa serve para que o aluno consiga financiar o pagamento da sua graduação em uma instituição privada de ensino. É aquela “forcinha” que às vezes precisamos antes de começar uma carreira.

Para os dois programas citados acima, é primordial ter feito o ENEM e ter tirado pelo menos 450 pontos no exame, além de não ter zerado a redação.

Ingresso Direto: neste sistema, não é necessário ter feito pontuação mínima no ENEM. Basta apresentar a sua pontuação final no exame na faculdade em que tem interesse em estudar. Dessa forma, é possível iniciar o curso com condições especiais e sem realizar vestibulares, processos seletivos ou outras provas. Bem legal, não é mesmo?

Como funciona o Ingresso Direto com a nota do ENEM?

O ingresso direto aceita a sua nota de qualquer edição do Enem, desde 2010, e libera o resultado para o estudante em até 48 horas.  Para se inscrever nesta modalidade, é necessário encontrar uma faculdade que disponibilize vagas por meio deste sistema!

Aqui, a gente traz pra você algumas opções de instituições de ensino privadas, ou seja, particulares, conceituadas e com cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Caso você não saiba, é imprescindível fazer uma graduação em um curso reconhecido pelo MEC para ter um diploma válido – fica a dica!

Por isso, dá só uma olhada em algumas opções de faculdades consolidadas e com cursos reconhecidos pelo MEC que oferecem cursos pelo Ingresso Direto na modalidade EAD (a distância):

Se você tem uma rotina corrida e precisa conciliar estudos e trabalho, além de economizar com deslocamento e alimentação, já sabe que cursos a distância são uma mão na roda. Afinal, o que importa é não desistir do sonho do diploma em curso superior, não é verdade?!

Agora, se você tem preferência por cursos a graduação de maneira presencial, ao vivo e em cores, talvez o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) seja uma boa alternativa para você!

E aí, agora que você já sabe tudo o que precisava sobre a inscrição para o  Prouni 2021, fica mais fácil escolher um caminho para trilhar com a nota do ENEM, não é? Então conta pra gente aqui nos comentários o que você pretende cursar e qual instituição de ensino escolheu!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!