dcsimg

Veja se é possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD

Você quer estudar a distância, mas não tem condições de pagar no momento? Este texto pode te ajudar a encontrar alternativas para esse problema.

Os cursos a distância têm se tornado a principal opção para pessoas que querem cursar uma faculdade em um curto espaço de tempo, que pode variar de dois a três anos.

Esses cursos EAD são vistos hoje como uma alternativa diante da correria do dia a dia e dos diversos compromissos que cada um de nós já tem.

Contudo, muitas vezes esse desejo de fazer um curso superior a distância esbarra na dificuldade da grande maioria dos brasileiros: a falta de dinheiro para pagar as mensalidades. E é neste contexto que entra em jogo uma possibilidade: conseguir uma bolsa de estudo para EAD.

O que é uma Bolsa de Estudo?

Uma bolsa de estudo é um tipo de auxílio fornecido a um estudante por um órgão público, privado ou não governamental e que pretende permitir que esse estudante tenha a possibilidade de frequentar e concluir um curso pelo qual não teria como pagar com recursos próprios.

Dessa forma, a bolsa de estudo tem como objetivo contribuir para auxiliar nos custos de algum tipo de despesa acadêmica ou seja, escolar.

Tipos de Bolsa de Estudo

  • Bolsa de Estudo Governamental

A bolsa de estudo governamental é aquela que tem financiamento do próprio Governo. Esse tipo de bolsa tem como objetivo auxiliar brasileiros que normalmente estão em situação socioeconômica mais desprivilegiadas, ou seja, pessoas que tenham cursado escola pública, tenham baixa renda e/ou outras dificuldades definidas.

A mais conhecida bolsa de estudo governamental é o ProUni. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas para diversas faculdades cadastradas no país, ou seja, o governo brasileiro “paga” a sua mensalidade para a faculdade escolhida.

Essa bolsa pode ser parcial (cobre 50% da sua mensalidade) ou integral (cobre 100% da sua mensalidade). Para ser beneficiado pelo ProUni é preciso ter realizado a prova do Enem e concorrer, por meio desta nota, com outros candidatos por meio de um sistema do MEC.

  • Bolsa de Estudo Empresarial para funcionários

Algumas empresas oferecem aos seus empregados bolsa de estudos parcial ou integral para que eles cursem uma faculdade. Muitas empresas realizam essa ação como um tipo de política de reconhecimento dos seus funcionários ou como uma maneira de qualificar melhor seus trabalhadores para que eles possam exercer melhor suas funções.

Para saber se a empresa em que você trabalha oferece algum tipo de bolsa, é preciso conversar internamente, normalmente no setor de RH (Recursos Humanos).

  • Bolsa de Estudo Institucional

No caso da bolsa de estudo institucional, quem oferece a bolsa é a própria instituição em que a pessoa pretende cursar a faculdade. Essas bolsas podem cobrir parte da mensalidade ou toda a mensalidade, sendo de 25%, 30%, 50%, 75% etc.

Na maioria dos casos, a faculdade oferece essa bolsa, de acordo com a nota alcançada na prova, mas também pode ser oferecida para as pessoas que se matricularem primeiro ou outras condições especiais definidas pela instituição de ensino.

Por isso mesmo, é importante estar sempre em contato com o site da instituição para saber e conhecer sobre possíveis programas de bolsas oferecidos.

Faculdades EAD que oferecem bolsas de estudo

É importante que você saiba que existem bolsas de estudo no Brasil que estão voltadas particularmente para o ensino a distância (EAD) e você pode ser um dos beneficiários dessas bolsas e realizar o sonho de ter o diploma do curso superior.

Dentre as faculdades que oferecem bolsa, vale a pena você conhecer algumas que oferecem  bolsa de estudo institucional ou participam do ProUni:

Saiba que, de fato, o maior programa de bolsas do Brasil é o ProUni. Assim, se você deseja ter uma chance concreta de ter essa bolsa oferecida pelo governo, lembre-se de:

  • Inscrever-se para o ENEM
  • Obter uma média geral de 450 pontos na prova.
  • Não zerar a redação
  • Inscrever-se no ProUni pela internet utilizando a nota do ENEM.        

Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos ainda esse ano

15 faculdades que oferecem bolsas de estudo

E você? Deseja conseguir uma bolsa de estudo na modalidade EAD?

Para qual faculdade você está pensando? Qual tipo de bolsa é seu foco?

Comente com a gente aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin