Conheça o edital do Fies 2021

Entenda os principais pontos do edital do Fies para o primeiro semestre de 2021 e saiba o que esperar deste processo seletivo!

A primeira edição de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está com inscrições abertas! O período de inscrições vai do dia 26 ao dia 29 de janeiro. Por se tratar de um prazo curto, se você deseja participar deste processo seletivo, é bom agir o mais rápido possível. 

Para isso, é preciso, antes de mais nada, entender o edital. Fique tranquilo, porque a gente te ajuda! Neste texto, fizemos um resumão dos principais pontos do edital do Fies 2021.1, para você não perder nenhuma informação importante.

O que é o Fies?

O Fies é um programa do Governo Federal destinado à concessão de financiamentos estudantis a cidadãos brasileiros que desejem cursar o Ensino Superior em faculdades particulares, mas que não tenham condições financeiras imediatas de bancar as mensalidades de seus respectivos cursos.

Quem pode participar do Fies 2021.1?

Qualquer estudante que tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, obtendo média igual ou superior a 450 pontos e não tendo zerado a redação, pode participar do Fies 2021, desde que tenha renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Quais são os critérios de seleção do Fies?

Da mesma forma que ocorre no Sisu e no Prouni, a pontuação do Enem é o principal critério de seleção utilizado pelo Fies. A diferença é que, enquanto o Sisu e o Prouni exigem que seus candidatos tenham participado da edição mais recente desse exame, o Fies permite que seus participantes apresentem notas de edições anteriores. No caso do Fies 2021, qualquer pontuação do Enem a partir de 2010 é considerada válida. 

Em caso de empate, a preferência será do candidato que tiver a maior nota na redação do Enem. Se esta nota também for idêntica, os próximos critérios de desempate serão:

  1. Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  2. Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias
  3. Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  4. Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Além disso, os participantes que ainda não têm um diploma de Ensino Superior, e também não foram beneficiados anteriormente pelo Fies, terão preferência em relação aos demais.

Como funciona o processo seletivo do Fies?

O processo seletivo ocorre via Internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção). 

Por se tratar de um procedimento eletrônico, o resultado sai rápido. Poucos dias após o encerramento do período de inscrições, o programa divulga sua chamada única, apontando os candidatos pré-selecionados e os cadastrados na lista de espera. No caso desta edição, o resultado sairá no dia 2 de fevereiro de 2021.

Após a divulgação da chamada única, os candidatos pré-selecionados deverão acessar o FiesSeleção, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, para inserir os dados requisitados pelo sistema para a contratação do financiamento.

Caso o candidato não faça isso dentro do prazo determinado, sua pré-seleção será cancelada, e sua vaga irá para a lista de vagas remanescentes, tornando-se disponível aos participantes cadastrados na lista de espera.

Vale lembrar que os candidatos da lista de espera nada mais são que participantes do processo seletivo que não foram pré-selecionados na chamada única. A inscrição destes estudantes na lista de espera para vagas remanescentes é automática. 

A pré-seleção de candidatos da lista de espera acontecerá entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março. Neste período, a eventual seleção poderá ocorrer a qualquer momento. 

A partir do dia seguinte de suas respectivas datas de seleção, se for o caso, os candidatos da lista de espera terão três dias úteis para acessar o FiesSeleção e inserir os dados necessários para a finalização do contrato de financiamento. Se perder o prazo, perdeu a vaga, e aí acabaram-se as chances!

Confira as principais datas do Fies 2021.1

  • Inscrições: 26 a 29 de janeiro de 2021;
  • Chamada única: 2 de fevereiro de 2021;
  • Preenchimento de dados para a contratação do financiamento via FiesSeleção: 3 a 5 de fevereiro de 2021;
  • Chamadas para candidatos da lista de espera: entre 3 de fevereiro e 18 de março de 2021;
  • Preenchimento de dados para a contratação do financiamento via FiesSeleção, para candidatos da lista de espera: em até 3 dias úteis após a eventual pré-seleção do candidato.

Onde estudar com o Fies?

Onde quer que você tente conseguir um financiamento pelo Fies, você pode ter certeza de que se trata de uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), pois este é um requisito de qualidade para todas as instituições de ensino cadastradas no programa. 

Além disso, mesmo que não dê certo de você conseguir um financiamento pelo Fies 2021.1, é sempre possível negociar diretamente com a faculdade privada na qual você quer estudar. Muitas delas contam com programas de incentivo ao acesso ao Ensino Superior, oferecendo, por conta própria, diversas possibilidades de descontos, bolsas de estudos e até mesmo financiamentos aos estudantes interessados.

Selecionamos algumas faculdades que têm cursos nas mais variadas áreas do conhecimento, participam do Fies e, ainda, costumam promover programas de incentivo como os que mencionamos acima. Confira:

Veja também: Descubra qual é a nota de corte do Fies para o seu curso

E então, já sabe qual curso você vai tentar financiar pelo Fies 2021? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!