Descubra qual é a data da prova do Encceja

Quer saber quando acontece o Encceja e ter mais informações sobre como entrar na faculdade depois? Este texto é para você!

Encontre bolsas de estudo de até 80%

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), em 2021 cerca de 301.438 mil se inscreveram para realizar a certificação do ensino médio pela prova do Encceja.

Se você está em busca do seu diploma e tem o sonho de fazer uma faculdade, leia até o final! Vamos te contar todos os detalhes sobre a Encceja para você mandar bem na prova!

Quem pode participar do Encceja?

Encceja é a sigla do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A prova é aplicada pelo governo e pode ser feita por toda e qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino básico na idade adequada, ou seja, que tenha deixado de frequentar a escola antes de ter o diploma. Para o Ensino Fundamental, o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos; para o Ensino Médio, 18. 

Como é a prova?

O Encceja é parecido com a prova do Enem. A avaliação é feita por meio de quatro provas compostas por 30 questões cada (120 questões ao todo) e 1 prova de redação. Cada modalidade apresenta conteúdos diferentes! Confira:

Para a conclusão do Ensino Fundamental:

  • 30 questões de Matemática;
  • 30 questões de Ciências;
  • 30 questões de História e Geografia;
  • 30 questões de Língua estrangeira e Portuguesa e Educação Física e Artística;
  • 1 redação.

Para a conclusão do Ensino Médio:

  • 30 questões de Ciências da Natureza e sua tecnologias;
  • 30 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • 30 questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • 30 questões de Matemática e suas tecnologias;
  • 1 redação.

Você pode obter mais informações sobre o conteúdo do exame no site oficial do Ministério da Educação.

Inscrição para o Encceja 2022

As inscrições para fazer a prova são realizadas no próprio site do Encceja. Você precisará informar seus dados pessoais e indicar se pretende obter o certificado de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O Encceja, em 2022, ocorre apenas uma vez.

  • Período de Inscrições: 24 de maio de 2022 a 4 de junho de 2022.
  • Realização das provas: 28 de agosto de 2022.

Após realizar sua inscrição, você receberá uma confirmação no e-mail escolhido. Algumas semanas antes da data da prova, poderá acessar pela internet o Cartão de Confirmação, onde estarão registradas as informações sobre data, horário e local de realização das provas.

Antes da prova, não se esqueça de um ponto fundamental para a sua aprovação: a organização para estudar para o exame. Há diversos materiais gratuitos na internet para relembrar os conteúdos da escola e, inclusive, algumas aulas e apostilas são disponibilizadas gratuitamente pelo próprio Ministério da Educação.

A aplicação será divida em dois períodos: o primeiro, durante a manhã: das 9 às 13 horas. O segundo momento será entre as 15 horas às 20 horas e 30 minutos. 

A entrada no local de prova está liberada a partir das 8 horas e o fechamento dos portões ocorre às 8h45. Fique atento para não se atrasar! A gente recomenda que você faça o caminho para o local de prova alguns dias antes para conhecer o lugar e entender o tempo necessário de deslocamento.

Dicas para o Encceja

No dia da prova, é importante que você não se esqueça de levar um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho). Além disso, confira o local e a hora da prova no Cartão de Confirmação e leve uma caneta preta.

Além de se planejar para chegar com ao menos 15 minutos de antecedência para garantir sua entrada, é recomendável levar água e até mesmo um lanchinho para você não sentir fome durante a avaliação. 

O que estudar para o Encceja?

O foco deve ser a sua aprovação, certo? Por isso, aqui vai um guia de alguns conteúdos que são abordados com mais frequência na prova do Encceja. Bora relembrar os tempos da escola? Conheça 5 temas de cada disciplina que você precisa dominar:

Língua Portuguesa

  1. Leitura e Interpretação textual
  2. Estrutura das palavras e frases
  3. Artes e Literatura
  4. Gêneros Textuais
  5. Concordância Verbal e Nominal

Biologia

  1. Meio Ambiente
  2. Citologia
  3. Histologia e Fisiologia 
  4. Ecologia 
  5. Genética

Espanhol

  1. Leitura e Interpretação de Textos
  2. Semântica
  3. Literatura espanhola
  4. Funções do texto
  5. Poemas e canções

Filosofia

  1. Ética
  2. Filosofia Antiga
  3. Filosofia Contemporânea 
  4. Racionalismo
  5. Filosofia Moderna 

Física

  1. Mecânica 
  2. Eletricidade e Energia
  3. Ondulatória
  4. Notação Científica
  5. Óptica

Geografia

  1. Geografia humana
  2. Meio Ambiente 
  3. Economia e globalização
  4. Geografia Física 
  5. Geografia Urbana

História

  1. Idade Contemporânea 
  2. Brasil Colônia 
  3. Brasil Império 
  4. História da Política
  5. Patrimônio Brasileiro

Matemática

  1. Geometria
  2. Escalas, Razão e Proporção
  3. Matemática Básica
  4. Gráficos e Tabelas 
  5. Funções

Química

  1. Físico-Química
  2. Química Geral 
  3. Química Orgânica
  4. Química Ambiental
  5. Energia

Como entrar na faculdade depois de fazer Encceja?

O seu primeiro objetivo ao tentar o Encceja deve ser: conseguir a nota mínima em todas as provas para ganhar o certificado.  Para isso, você precisa tirar no mínimo 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma pontuação que avalia de 0 a 10).

Se você alcançar esse resultado, pode pensar ainda mais alto e começar a se planejar para fazer um curso superior. Esse deve ser o seu segundo objetivo!

É importante saber o curso ou ao menos ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Qual é a profissão dos seus sonhos? Você ainda está em dúvidas sobre qual curso superior é ideal para você? Confira o nosso Teste Vocacional Gratuito para te ajudar nessa decisão. 

Após essa escolha, busque uma faculdade conceituada e comprometida para tentar um vestibular e começar sua faculdade.

Listamos aqui 7 universidades particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino presencial quanto a distância, além de terem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

Leia também:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe a data da prova do Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin