dcsimg

Descubra qual é a data da prova do Encceja

Quer saber quando acontece o Encceja e ter mais informações sobre como entrar na faculdade depois? Este texto é para você!

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), em 2017 cerca de 100 mil pessoas conseguiram a certificação do ensino médio pela prova do Encceja.

Se você em busca do seu diploma e tem o sonho de fazer uma faculdade leia até o final, pois vamos te dar todos os detalhes sobre a Encceja!

O que é o Encceja?

Encceja é a sigla do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que é realizado gratuitamente pelo governo para toda e qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada, ou seja, que tenha deixado de ir à escola antes de ter o diploma.

Esse exame é aplicado em todo o país, em escolas municipais, e tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos inscritos para conceder a eles um certificado de conclusão. A prova é elaborada, aplicada e corrigida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), um órgão diretamente ligado ao Ministério da Educação (MEC).

O Encceja é parecido com a prova do Enem. A avaliação é feita através de quatro provas compostas por 30 questões cada, e 1 redação. Os quatro cadernos de prova são divididos em Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza.

Você pode obter informações extras sobre o exame no site oficial do MEC, mas logo abaixo falaremos sobre inscrição e a data da prova.

Inscrição para o Encceja

As inscrições para fazer a prova podem ser feitas online. Você precisará informar seus dados pessoais e indicar se pretende obter o certificado de ensino fundamental ou ensino médio. O Encceja ocorre duas vezes ao ano; abaixo indicamos o período de inscrição:

  • Inscrição Encceja 1.º semestre: abril
  • Inscrição Encceja 2.º semestre: outubro

Após realizar sua inscrição, você receberá uma confirmação no e-mail escolhido. Algumas semanas antes da data da prova, poderá acessar pela internet o Cartão de Confirmação, onde estarão registradas as informações sobre data, horário e local de realização das provas.

Antes da prova, não se esqueça de se organizar para estudar e se preparar um pouco para o exame. Há diversos materiais gratuitos na internet para isso, alguns deles disponibilizados pelo próprio MEC.

Data da prova do Encceja

O exame acontece duas vezes ao ano e as provas são aplicadas no mesmo dia (manhã e tarde).

Fique atento às datas de realização da avaliação:

  • Prova Encceja 1.º semestre: agosto
  • Prova Encceja 2.º semestre: outubro

A entrada no local de prova está liberada a partir das 8 horas e o fechamento dos portões ocorre às 8h45. De manhã, a prova começa às 9h e vai até as 13h, totalizando 5 horas de prova. Após esse período, há um intervalo entre as 13h e as 14h30. De tarde, as provas retornam às 14h30 e vão até as 20h30, totalizando 6 horas de prova.

No dia da prova, é importante que você não se esqueça de levar um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho). Além disso, confira o local e a hora da prova no Cartão de Confirmação e leve uma caneta preta.

Além de se planejar para chegar com ao menos 15 minutos de antecedência para garantir sua entrada, é recomendável levar água e até mesmo um lanchinho, caso sinta fome no meio da avaliação.

Como entrar na faculdade depois de fazer Encceja?

O seu primeiro objetivo ao tentar o Encceja deve ser: conseguir a nota mínima em todas as provas para ganhar o certificado.  Para isso, você precisa tirar no mínimo 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Se você alcançou esse resultado, pode pensar ainda mais alto e começar a se planejar para fazer um curso superior. Esse deve ser o seu segundo objetivo!

É importante saber o curso ou ao menos ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Após essa escolha, busque uma faculdade conceituada e comprometida para tentar um vestibular e começar sua faculdade.

Listamos aqui 7 universidades particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino presencial quanto a distância, além de terem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

Veja também:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe a data da prova do Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin