dcsimg

Veja alguns assuntos que caem no Enem

Saiba o que e como estudar para tirar uma super nota nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio!

Existe uma receita muito simples para se dar bem no Enem: dominar todos os conteúdos que caem nas provas!

Ao ler isso, provavelmente você está pensando que não tem novidade aí, todo mundo sabe disso.

Mas já parou para pensar que nem tudo que está no edital vai ser abordado nas 180 questões do Enem?

É preciso saber o que priorizar durante os estudos, para não deixar qualquer assunto de fora, e também não perder tempo com temas que não vão aparecer nas provas.

Por isso a gente separou alguns dos principais assuntos que podem cair no Enem. Dê uma olhada, anote tudo e bons estudos!

Assuntos que caem no Enem

Você já parou para estudar em detalhes a Matriz de Conhecimentos do Enem? Esse documento, que pouca gente abre para ler, traz pistas valiosas do que irá cair nas provas.

Por ele, a gente fica sabendo, por exemplo, que deve ficar atento a assuntos que:

  • Tenham pegada social e crítica.
  • Testem nossos conhecimentos sobre a situação política, social e econômica do país.
  • Exijam análise de acontecimentos históricos e atuais, como questões que persistem até hoje na sociedade brasileira e mundial.
  • Exercitem o nosso poder de ler e interpretar corretamente um texto (essa é provavelmente a mais importante!).
  • Exijam compreensão científica a respeito dos fenômenos que acontecem no nosso dia a dia.
  • Testem nosso repertório de linguagens – seja língua portuguesa, estrangeira, artística, textual ou tecnológica.
  • Tratem do patrimônio linguístico, memória e identidade nacional (isso vale para todas as provas, não só as de “humanas”).
  • Exijam raciocínio lógico.
  • Peçam interpretação de gráficos e tabelas.
  • Envolvam o uso de operações matemáticas básicas, como aplicação de juros, grandezas, medidas, proporção e análise estatística.
  • Peçam soluções para problemas de conservação ambiental e degradação do meio ambiente.

Bom, agora que você já sabe como os assuntos vão ser abordados no Enem, descubra quais são os que caem na prova.

O que cai na prova de Linguagens e Códigos do Enem

Aqui uma boa nota vai depender basicamente de duas grandes habilidades: saber ler e saber interpretar textos corretamente.

Com isso, o estudo para prova de Linguagens e Códigos é basicamente leitura, leitura e mais leitura. Devore tudo o que você puder sobre estrutura do texto, gêneros textuais, linguagens artísticas corporais, produção de textos artísticos, literatura, recursos de linguagens, norma culta e principais tecnologias de informação e comunicação.

O que cai na prova de Matemática do Enem

O foco deve ser nos conhecimentos numéricos, geométricos, estatísticos, de probabilidade e algébricos. Esses grupos abrangem assuntos como: porcentagem, juros, razão, proporção, figuras geométricas, grandezas, teoremas, análise de dados, medidas, probabilidade, equações e plano cartesiano.

O que cai na prova de Ciências da Natureza do Enem

A prova de Ciências da Natureza está entre as que têm mais assuntos listados no edital do Enem, já que agrega três grandes disciplinas do ensino médio: Física, Química e Biologia. É também a que mais exige conhecimento de fenômenos naturais aplicados ao cotidiano.

Olho vivo, portanto, em temas de Física como: movimento e equilíbrio, leis da física, energia, trabalho e potência, o universo, eletricidade e magnetismo, ondulatória, irradiação, calor e fenômenos térmicos.

Quanto à parte de Química, observe transformações químicas, fórmulas, leis das reações, grandezas, propriedade dos materiais, transformações, equilíbrio, carbono e energias químicas.

Na de Biologia, por fim, observe as moléculas, células e tecidos, hereditariedade, organização dos seres vivos, ecologia, meio ambiente, origem da vida, desenvolvimento humano e sustentabilidade.

O que cai na prova de Ciências Humanas do Enem

A prova de Ciências Humanas quer, basicamente, testar seus conhecimentos sobre a nossa real situação política, social e econômica – causas, caminhos e consequências. Aqui temos questões sobre Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Para se dar bem, reforce os estudos em assuntos como diversidade cultural, estruturas sociais, a questão dos povos negros, a questão indígena, movimentos culturais, revoluções sociais, história do Brasil colonial, correntes econômicas, industrialização no Brasil, geopolítica mundial, sistemas políticos, direitos civis e humanos, economia brasileira, consequências da globalização, relação homem-natureza, mudança climática, estrutura da Terra, projeções cartográficas.

O que cai na prova de Redação do Enem

Aqui, infelizmente, não dá para prever nada. A redação do Enem é uma surpresa a cada ano, com um tema específico que só é revelado mesmo na hora da prova. O que a gente sabe é que é preciso treinar bastante o modelo solicitado, o dissertativo-argumentativo.

Quer uma dica legal? Pegue os temas de edições passadas, procure desenvolver o texto, consulte exemplos de redação nota mil e fique por dentro de grandes questões que afetam a sociedade brasileira.

Lei seca, publicidade infantil, intolerância religiosa e violência contra a mulher são alguns exemplos de temas já abordados na prova de redação do Enem.

Conheça algumas faculdades que aceitam a nota do Enem

Com a sua nota do Enem, você pode conseguir vaga em faculdades públicas e particulares por meio de diferentes processos seletivos.

Para entrar em uma instituição pública usando o Enem é necessário passar pelo Sisu — o mais concorrido de todos.

Já quem busca vaga em faculdade particular vai se deparar com mais opções. Aqui temos, por exemplo, o ProUni, que distribui bolsas de estudos, e o ingresso direto, que é um sistema super simples adotado pelas principais faculdades brasileiras. Nele, o candidato informa a nota obtida no Enem e já garante vaga no ato, sem precisar fazer provas de vestibular.

Confira algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação onde você poderá tentar vaga com a nota do Enem:

Veja também:

Saiba como entrar na faculdade pelo Enem

Ficou mais claro agora quais assuntos caem no Enem? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin