dcsimg

Como saber se fui bem no Enem? Entenda agora!

Veja como descobrir se você conseguiu um bom desempenho no exame e confira boas faculdades onde estudar com sua nota!

Agora que toda a apreensão para fazer a prova do Enem já passou, os candidatos estão ansiosos para a próxima etapa: saber como se saíram no exame!

Afinal, o Exame Nacional do Ensino Médio é o principal processo seletivo para os alunos que sonham ingressar no ensino superior. Garantir uma boa nota pode ser a oportunidade de conseguir uma vaga na graduação que você sempre sonhou!

Isso porque a nota do Enem é utilizada como critério de seleção em programas governamentais como o Sisu, o ProUni e o FIES, além de também permitir o ingresso direto em faculdades particulares sem a necessidade de prestar vestibular.

Se você fez a prova e está se perguntando “Como saber se fui bem no Enem?”, não se preocupe: hoje vamos mostrar como identificar o seu desempenho antes do resultado oficial ser divulgado. Confira!

Como saber se você foi bem nas provas objetivas do Enem

A maneira mais simples de ter uma ideia de quantos acertos você fez é anotar as respostas e a cor da sua prova e consultar o gabarito depois: embora o gabarito oficial do Enem seja divulgado alguns dias após o exame, o gabarito extraoficial sai no mesmo dia! 

Porém, é importante ter em mente que o resultado do Enem não é definido exclusivamente a partir do número de acertos dos candidatos.

O cálculo para chegar à pontuação final é feito por meio de um sistema complexo, chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), que prioriza três aspectos:

  • O nível de dificuldade das questões
  • A coerência das respostas
  • A quantidade de alunos que acertaram cada uma delas

Assim, duas pessoas que tiveram o mesmo número de acertos podem alcançar diferentes notas.

Ainda que não seja possível saber exatamente a sua nota apenas pelo gabarito, é certo afirmar que quanto mais questões você acertar, maiores serão as suas chances de garantir um bom resultado final.

Como saber se você foi bem na redação do Enem

A nota alcançada na prova de redação é importantíssima para o seu resultado final: além de valer 1.000 pontos, candidatos que tiram nota acima de zero podem participar de todos os processos seletivos mencionados no início do texto. Já quem zera a redação é eliminado automaticamente.

Saiba quais deslizes podem fazer alguém zerar a prova de redação e veja se você cometeu algum deles:

  • Fugir do tema proposto
  • Escrever um texto de menos de sete linhas
  • Copiar os textos motivadores ou questões da prova objetiva
  • Desobedecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (recebe nota zero quem escreve em outros estilos, como versos, narrativas etc.)
  • Desenhar, escrever gírias e palavras de baixo calão e apresentar outras formas propositais de anulação (como escrever receitas no meio do texto)
  • Desrespeitar os direitos humanos
  • Entregar a folha de redação em branco. Lembre-se: o rascunho não é corrigido. Portanto, entregar o texto escrito apenas na folha de rascunho significa ter a redação zerada
  • Escrever o texto com letra ilegível

Já o título da redação é opcional e o candidato não perde pontos se entregar a redação sem título.

Caso a sua redação não cometa nenhum dos erros acima, ela será corrigida de acordo com 5 competências:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada uma dessas competências pode receber até 200 pontos. O valor máximo da redação é 1.000 pontos.

Como é calculada a nota do Enem

Como adiantamos, é muito comum surgirem dúvidas a respeito do cálculo da nota do Enem, já que não se trata apenas de somar o número de acertos do candidato. 

Utilizando o método TRI, o sistema mede a probabilidade de um participante acertar cada questão da prova e consegue prever se houve um chute ou não. Assim, quanto mais acertos você fizer, apresentando coerência nas suas respostas, maior será sua nota final. 

Ficou confuso? Aqui vão alguns exemplos:

  1. Se um candidato consegue responder muitas questões de nível fácil e médio na prova, mas erra as questões difíceis, o sistema entende que ele está sendo coerente em suas respostas, já que considera que o conhecimento é acumulativo.
  2. Quando alguém acerta muitas questões difíceis mas erra as questões de nível fácil, o sistema entende que o padrão de respostas não é coerente e detecta o chute, o que faz com que o candidato receba uma pontuação menor.

Dessa maneira, pessoas que conseguiram o mesmo número de acertos são avaliadas de maneiras diferentes. Dependendo de quais questões cada uma acertou, provavelmente apresentarão notas finais distintas.

Quando sai o resultado do Enem

A data para a divulgação do resultado do Enem varia de ano para ano. Devido ao tempo necessário para a correção de cada redação, costuma-se demorar 60 dias para que os participantes saibam como foram no exame.

De acordo com anos anteriores, o mais provável é que o resultado seja publicado em meados do mês de janeiro.

Para acessá-lo, é necessário acessar o site do Enem e entrar no Portal do Participante. Após informar o número do CPF e senha, o participante deve clicar em seu Boletim de Desempenho Individual.

No boletim, você poderá consultar sua nota final, a média geral e a correção da prova de redação. Mesmo alunos que tiram zero na redação recebem uma justificativa para a sua nota.

Onde usar a nota do Enem

Com a nota do Enem, é possível concorrer a uma vaga em cursos superiores, presenciais e a distância, em faculdades de todo o Brasil!

Para te ajudar a escolher uma instituição de qualidade, selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, onde você pode se matricular utilizando a sua pontuação do Enem. Conheça:

Todas as faculdades listadas oferecem mensalidades em conta e trabalham com bolsas de estudo, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Saiba que dia sai a nota do Enem e veja onde estudar com ela

O que posso fazer com a nota do Enem? Confira nossas dicas!

Está ansioso para saber se foi bem na prova do Enem? Conte para a gente como acha que foi o seu desempenho!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin