dcsimg

Descubra como se dar bem no ENEM

Quer saber como se dar bem no Enem 2019 e conquistar uma vaga na faculdade de seus sonhos? Então se liga nas dicas que preparamos especialmente para você!

Se dar bem no Enem é essencial para quem deseja conseguir uma vaga em uma boa faculdade ou universidade. Até mesmo algumas instituições estrangeiras como instituições em Portugal, por exemplo, já aceitam a nota do exame como forma de seleção de alunos.

Por isso, quem deseja conquistar a tão sonhada vaga em um curso superior deve se preparar bastante para conseguir uma boa nota no Enem e se destacar de outros candidatos.

E o exame acontece em novembro, então ainda dá tempo para se preparar e conseguir uma boa pontuação nas provas. O que não dá é para ficar enrolando para começar os estudos e só pegar nos livros na metade do ano.

Sem mais delongas, vamos conhecer algumas dicas para se dar bem no Enem 2019 e garantir sua vaga na faculdade de seus sonhos?

Crie um cronograma de estudos

Para se dar bem no Enem, ou em qualquer outra prova, é preciso planejar os estudos. Não adianta simplesmente sentar e começar a ler qualquer conteúdo aleatoriamente.

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer um horário de estudo. Depois, faça uma planilha com as matérias que serão estudadas nas horas estabelecidas para este fim.

Mas lembre-se de que, mais importante do que criar um plano de estudos, é seguir a risca o cronograma. Caso contrário, você não terá bons resultados no exame.

Estude com base nas provas anteriores

O Enem não funciona como provas de vestibulares, ou seja, não é passada uma lista de matérias as quais o candidato deve estudar. Então, uma boa forma de entender como o exame funciona e se preparar para as provas é estudar com base nas edições anteriores.

Na internet, é possível baixar os cadernos de provas das edições mais antigas do Enem, juntamente com os gabaritos das questões. Com esse material em mãos, você pode resolver os exercícios e depois corrigi-los. Se restarem dúvidas, basta perguntar ao professor do cursinho ou da escola onde você estuda.

Lembre-se de que para ser dar bem no Enem é preciso praticar a redação

A redação tem um peso diferenciado em diversas faculdades no país. Muitas vezes, é ela quem garante aquela vaga tão sonhada em uma universidade pública. Para fazer uma boa redação é preciso compreender o tema proposto, além de entender as regras de desenvolvimento do texto, para não perder pontos ou zerar a prova.

No mais, é importante praticar sua capacidade de escrita, desenvolvendo o máximo de redações que você conseguir. O ideal seria pelo menos uma por dia, mas se não for possível, faça um texto por semana e peça a seus professores para corrigir.

Para treinar a redação, você pode escrever sobre temas pedidos nas últimas edições ou sobre possíveis assuntos, que são abordados em cursinhos preparatórios.

Acompanhe as notícias do Brasil e do mundo

Em todas as edições do Enem são cobrados assuntos relacionados a temas da atualidade. Por isso, é importante que você acompanhe os noticiários para saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo em relação ao meio ambiente, política e outros assuntos de interesse público.

Se manter bem informado sobre as questões atuais pode somar muitos pontos à sua prova e garantir uma vaga em uma boa faculdade.

Durma bem

Passar noites acordado, estudando ou fazendo aquela maratona de seriados depois de longas horas de estudo, só vai prejudicar seu raciocínio. O descanso é fundamental, então, não abdique de noites de sono nem para estudar mais nem para se divertir.

Claro que você precisa de momentos de lazer, mas deixe as saídas com os amigos para os finais de semana.

Cuide de sua alimentação

Na ânsia de estudar, muitos candidatos se esquecem de se alimentar ou comem qualquer coisa enquanto resolvem um exercício. Não faça isso, pois uma boa alimentação é essencial para manter seu corpo e mente em perfeito funcionamento.

Coma frutas, legumes,verduras e carnes, e se alimente nas horas certas. Nada de ficar estudando o dia todo sem comer e se empanturrar à noite, certo?

Resolva questões mais fáceis

Na hora de resolver as questões, comece pelas mais fáceis. Ganhe tempo!

Claro que isso não significa deixar as questões mais complicadas de lado, pois elas podem valer mais pontos no Enem. Estamos dizendo apenas para você não dedicar boa parte de seu dia para resolver um exercício muito complicado.

Caso tenha dificuldade, peça ajuda para seu professor ou um colega que é fera naquela matéria.

Dê prioridade às matérias que você tem mais dificuldade

Para se dar bem no Enem é preciso estudar muitas matérias, desde as complicadas até as mais fáceis. Então, não dá para escolher se dedicar apenas àqueles conteúdos que você gosta.

Se Matemática e Física não são seu forte, você precisa dedicar um tempo extra à elas, pois além de ter a possibilidade de questões relacionadas a esses conteúdos valerem mais pontos, a prova conta com muitos exercícios dessas disciplinas.

Caso você tenha muitas dificuldades para estudar determinado conteúdo, faça parceria com um colega que é bom nessa matéria e que tenha dificuldade em disciplinas que você domina bem. Assim, um ajuda o outros e as probabilidade de se dar bem no Enem são maiores.

Mas onde posso usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em faculdades públicas por meio do Sisu, conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição particular pelo ProUni ou ainda estudar utilizando recursos do FIES.

No mais, algumas instituições particulares como a Anhanguera e Cruzeiro do Sul aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, sem a necessidade de o candidato fazer o vestibular.

A seguir, vamos citar algumas instituições particulares bem conceituadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Veja quais são elas!

As faculdades Anhanguera e Cruzeiro do Sul ainda têm programas de concessão de bolsas de estudos especificamente para quem participa do Enem.

O valor do desconto varia de acordo com a pontuação do estudante — quanto maior a nota, maior a porcentagem da bolsa. Esse não é um bom motivo para se dar bem no Enem 2019?

Para saber mais sobre os programas, acesse o site das faculdades, pois nas páginas estão as informações completas sobre regras e como se candidatar a uma bolsa.

Veja também:

Saiba quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso

Descubra quais são as datas do Enem 2019

O que você anda fazendo para se dar bem no Enem 2019? Conte para a gente nos comentários como está sua rotina de estudos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin