dcsimg

Veja onde achar provas anteriores do Enem e como se preparar

Saiba como acessar provas e gabaritos oficiais de edições anteriores do Enem para treinar e garantir uma nota alta!

Praticar com provas anteriores do Enem é uma ótima estratégia de estudo, que ajuda o candidato a chegar muito mais tranquilo e confiante nos dias de aplicação.

Isso porque a partir das provas antigas, o candidato já vai se familiarizando com o estilo das questões do Enem, além de identificar assuntos cobrados com mais frequência em cada disciplina.

É ainda uma forma de avaliar os conhecimentos em cada área e assim saber onde é preciso reforçar os estudos.

Com as provas e gabaritos de edições anteriores, também é possível simular a aplicação para aprender a controlar o tempo no dia do exame.

Sendo assim, surge a dúvida, onde achar as provas e gabaritos de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem?

Onde encontrar provas anteriores do Enem?

As provas e gabaritos do Enem, desde a primeira edição do exame, em 1998, estão disponíveis para baixar no Portal Inep. Porém, é mais indicado usar somente as provas aplicadas a partir de 2009, quando o Enem adotou o formato atual.

O Instituto  Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, vinculado ao Ministério da Educação, é responsável pela realização do Enem, desde a formulação das provas até sua correção.

Portanto, o Portal Inep é a fonte mais confiável para baixar provas anteriores do Enem.

Como estudar por provas antigas do Enem

Ao resolver questões de provas anteriores do Enem você já estará se familiarizando com o padrão de questões que o exame costuma apresentar. 

Depois de resolver cada prova, consulte o gabarito para ver quantos acertos você teve e identifique em quais matérias ou tópico é necessário estudar mais.

Também dá para fazer seu próprio simulado Enem e assim começar a treinar o controle do tempo, que costuma ser uma grande dificuldade dos candidatos.

O Enem costuma ser aplicado em dois domingos consecutivos, então, separe dois dias para fazer seu simulado. Procure um local 

No Enem os candidatos costuma ter 5,5 horas para fazer as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação e 5 horas para as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, bem como a de Matemática e suas Tecnologias. Esses serão seus limites de tempo para fazer as provas anteriores!

Mantenha um relógio por perto (já que o celular é proibido nos dias de prova) e procure resolver cada questão em no máximo 3 minutos, mas sem deixar que a preocupação com o tempo atrapalhe seu raciocínio.

Você pode fazer vários simulados para ir ganhando confiança e chegar mais tranquilo aos dias reais de prova.

Onde estudar com a nota do Enem

Depois do Enem, é hora de ter seus esforços recompensados: usar seu resultado para ingressar na universidade!

Com a nota do Enem, você pode tentar uma vaga em instituições públicas pelo Sisu, uma bolsa de estudos na rede privada pelo ProUni ou até o financiamento do seu curso superior pelo FIES.

Porém, o jeito mais simples e rápido de usar a nota do Enem para entrar na faculdade é o chamado ingresso direto. 

Ingresso direto é quando você usa seu resultado do Enem para ingressar em uma instituição privada sem precisar fazer o vestibular.

A grande vantagem desse sistema é que algumas faculdades concedem bolsas de estudo de até 100% para os estudantes que optam por usar a nota do Enem, como as da lista a seguir, todas reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação:

Você também pode se interessar por: 

Descubra quais conteúdos você deve estudar para o ENEM

Redação do ENEM – Dicas Importantes para a Redação no ENEM

Depois de descobrir onde achar provas antigas do Enem e entender como elas podem ajudar na sua preparação, responda nos comentários: qual faculdade você quer fazer depois do Enem?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin