Inep divulga local de prova do Enem 2021

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, nesta quarta-feira (03), o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

O local de prova do exame é divulgado por meio do Cartão de Confirmação, que também contém outros dados importantes, como modalidade da prova e idioma escolhido. Com o local de prova em mãos, é possível se planejar no dia para não passar por imprevistos e realizar a avaliação com tranquilidade.

O Cartão de Confirmação e o local de prova do Enem podem ser acessados por meio da Página do Participante do Enem.

guia da carreira - jovem negro com moletom azul e jeans com notebook sobre o colo aponta para telaComo acessar o local de prova do Enem?

Acesse o portal do Inep e clique em “página do participante” ou clique direto no endereço eletrônico a seguir: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Para entrar, é necessário informar o seu CPF e senha, além de outros dados importantes que confirmam que você é realmente um candidato inscrito na prova.

Neste local, é possível ter acesso ao edital e a cada detalhe importante a respeito da realização desta avaliação. Por isso, leia com carinho e atenção as informações descritas!

Como funciona o Enem?

Apesar das modificações recentes na prova do Enem, por conta da pandemia e também a queda de inscritos ao longo dos anos, esta prova ainda tem relevância nacional e concede a muitos candidatos a realização de um sonho: ingressar em uma instituição de ensino, seja ela pública ou privada, com benefícios.

O Enem é uma prova que conta com questões referentes ao que é ensinado no ensino médio dentro das normas curriculares nacionais. De qualquer forma, a realização do Enem não é obrigatória, portanto, aqueles que desejam fazer a prova geralmente têm algum objetivo a partir da nota final dela.

Dentre eles, podemos citar a possibilidade de fazer uma faculdade pública, seja ela estadual ou federal. De acordo com a quantidade de candidatos que se inscreveram para determinado curso e faculdade, o aluno pode disputar por uma vaga completamente gratuita – dependendo da sua nota final, é claro.

Agora, para aqueles que têm vontade de entrar em uma faculdade particular, seja ela EaD (ensino a distância) ou presencial, o Enem também pode ajudar bastante. Afinal, por meio da prova é possível participar de programas como o Fies, que possibilita o financiamento estudantil de todas as mensalidades do curso, do início ao fim e também o Prouni que confere aos estudantes bolsas parciais (de 50%) ou integrais (de 100%) aos alunos.

Ademais, também existe a possibilidade do aluno prestar  o Enem para obter o diploma e certificado de conclusão do ensino médio. Isso é importantíssimo, afinal, apenas é possível entrar em um ensino superior após concluir o ensino médio oficialmente. 

O que esperar da prova?

A prova do Enem é dividida em dois dias. No ano passado, o cronograma foi assim, veja só:

1º dia – Áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia

2º dia –  Áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia

Já em relação aos horários de aplicação da prova, eles costumam seguir o seguinte padrão:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

Onde estudar com a nota do Enem?

O Enem é a principal prova de acesso ao Ensino Superior no País e isso pode ser feito por meio de programas de governo como o Fies, Prouni e Sisu, ou por meio de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que também aceitam a nota da prova para substituir o vestibular próprio e, em alguns casos, disponibilizar bolsas de estudo para candidatos que obtenham notas altas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que concede financiamento das mensalidades de um curso de instituições privadas. Dessa forma, o aluno só começa a pagar o valor da graduação, em parcelas reduzidas, após a conclusão do curso.

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições particulares, para pessoas de baixa renda. 

Por fim, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza vagas em universidades públicas. Em todos os programas do governo, a seleção de alunos é feita a partir das maiores notas.

Posso fazer EaD com nota do Enem?

Com a pandemia, muita gente descobriu que se dá muito bem com o modelo EaD (ensino a distância) de ensino. E é muito possível que você queira entrar em uma faculdade a distância.

Este modelo de ensino é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e possibilita que os alunos tenham acesso a um conteúdo de qualidade de maneira virtual. Portanto, um aluno de EaD assiste às aulas, apresenta trabalho e realiza atividades avaliativas por meio de um aparelho eletrônico com conexão via internet.

O EaD confere ao aluno diversos benefícios, como economia financeira – afinal, cursos EaD costumam ter mensalidades mais baixas. Além disso, existe também uma economia financeira em relação ao deslocamento e alimentação fora de casa e economia significativa de tempo, pois o aluno não precisa sair do conforto de sua casa para assistir às aulas.

É super possível começar um curso EaD com uma ajudinha da nota do Enem. Abaixo, listamos algumas faculdades que oferecem oportunidades presenciais, mas também nesta modalidade de ensino e de ingresso. Veja a seguir. 

E então, o que achou do nosso conteúdo? Conseguiu entender como usar a nota do ENEM e como saber o seu local de prova? Em caso de dúvidas, nos escreva nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!