dcsimg

Saiba onde ver o lugar que você irá fazer a prova do Enem

Você é um dos mais de cinco milhões de participantes confirmados no Enem? Então, a pergunta “onde vou fazer a prova do Enem” já deve estar pipocando na sua mente.

Descubra quando e onde verificar o seu local de prova com antecedência, saiba o que fazer com a nota do Enem e onde estudar usando o seu resultado no exame!

Onde vou fazer a prova do Enem: quando e como verificar essa informação

Um mês antes da aplicação das provas, fique atento ao site oficial do Enem (enem.inep.gov.br/participante). 

Isso é fundamental porque o Inep (instituto responsável pelo Enem) geralmente divulga o Cartão de Confirmação de Inscrição nos 30 dias que antecedem o exame.

É nesse cartão, disponibilizado somente online, que você descobre onde fará a prova do Enem. E como as avaliações acontecem em novembro, confira o site do Enem no mês de outubro

“Mas o que tem de importante nesse cartão de confirmação?” Nesse documento, você encontra as seguintes informações:

  • O seu número de inscrição no Enem. 
  • Onde você vai fazer a prova do Enem (datas, horários e locais).
  • A opção da sua prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
  • Orientações relativas às avaliações do Enem.
  • Indicação dos atendimentos especializados ou específicos aprovados (caso você tenha solicitado algum).

Como o Inep escolhe o local da prova do Enem 

Após o término do período de inscrição, o Inep compila uma lista com os inscritos confirmados no Enem. Isto é, uma relação com os dados de todos os participantes que ganharam a isenção ou pagaram a taxa no prazo.

A partir desse momento, começa a fase de ensalamento. É nessa etapa que o instituto usa um sistema automatizado para alocar você (e os outros participantes) em locais de prova próximos da sua residência.

Para isso, o sistema analisa diversos dados para atender todos os inscritos adequadamente:

  • A listagem completa dos inscritos confirmados no Enem.
  • O estado e a cidade onde os inscritos solicitaram fazer a prova do Enem.
  • Os atendimentos especializados requisitados pelos participantes.
  • Os atendimentos específicos solicitados pelos inscritos.
  • Os recursos de acessibilidade que os candidatos necessitam nos dias de prova do Enem.
  • O endereço de residência dos participantes.
  • O consórcio aplicador da prova do Enem.

Com o ensalamento finalizado, a prova é enviada para a gráfica e os dados são encaminhados para o desenvolvimento do Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem.

Como usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior

O Enem é aceito como vestibular em diversas faculdades e processos seletivos. Veja como usar a nota do Boletim de Desempenho Individual do Enem para começar uma graduação no próximo semestre:

Participe de uma das edições do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorre duas vezes por ano e concede vagas em cursos de tecnologia, licenciaturas e bacharelados presenciais em universidades públicas brasileiras.

Inscreva-se no ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsa de estudo integral ou parcial para brasileiros sem diploma de nível superior, com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos e que atendam a um dos critérios abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica e membro permanente do quadro de funcionários da escola onde trabalha (bolsa somente para cursos de licenciatura).

Os candidatos aprovados no processo seletivo e na análise da documentação poderão estudar em uma faculdade privada gratuitamente ou pagar somente a metade da mensalidade durante toda a graduação.

Participe do processo seletivo do FIES

Quem participou do Enem e tem renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa pode se inscrever o FIES para financiar os estudos em uma faculdade privada. 

Inscreva-se no vestibular de universidades portuguesas

Cerca de 40 universidades localizadas em Portugal e conveniadas ao Inep aceitam a nota do Enem como forma de ingresso à graduação.

Matricule-se diretamente em uma faculdade privada

Diversas faculdades particulares permitem o ingresso direto à graduação usando a nota do Enem. Isso significa que o candidato pode se matricular sem precisar fazer uma nova prova. E o melhor: também é possível conseguir descontos de até 100% na mensalidade de acordo com o resultado do Enem. 

Onde estudar presencialmente ou a distância com a nota do Enem

Conheça algumas faculdades privadas reconhecidas pelo MEC que permitem o ingresso direto usando a nota do Enem, concedem bolsa de estudos e facilitam o financiamento da graduação sem burocracia:

Veja também:

Descubra por quanto tempo vale o Enem

Saiba como tirar o diploma da faculdade em apenas 2 anos

Agora que você já descobriu a resposta da pergunta “onde vou fazer a prova do Enem”, compartilhe sua decisão conosco: comente aqui embaixo o nome da graduação que pretende fazer.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin