Descubra que horas sai o resultado do Enem 2020

Para quem se candidata ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ansiedade não termina assim que o exame é entregue aos fiscais. Existe ainda uma longa espera e muita expectativa até que a nota seja revelada, e para este dia os estudantes até mesmo perdem o sono a fim de saber que horas sai o resultado do Enem.

Pela demora na apuração, muitos estudantes tentam controlar a adrenalina conferindo a publicação dos cadernos de prova e seus respectivos gabaritos, mas infelizmente contar os acertos não prevê uma média aproximada da pontuação da prova, e muito menos revela a nota da temível redação.

Esta curiosidade só pode ser sanada com a publicação do Boletim Individual, mas que horas sai o resultado do Enem 2020?

Se você também está se fazendo esta pergunta, continue lendo este artigo que nós, do Guia da Carreira, vamos te dizer não apenas que horas, mas quando e como descobrir mandou bem na prova e o fazer quando estiver com o resultado nas mãos. Confira!

Que horas sai o resultado do Enem 2020?

Como de costume, são quase dois meses de espera entre a realização das provas e a liberação das notas do Enem. Com todas as mudanças ocasionadas pela pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) não estabeleceu um horário exato para a divulgação do resultado do Enem 2020. No entanto, historicamente ele é liberado na manhã do dia agendado.

Sendo assim, não adianta virar a noite tentando atualizar a página em busca de respostas, hein! O Boletim de Desempenho com as notas de cada uma das 5 provas poderá ser acessado na manhã do dia 29 de março de 2021.

Onde posso acessar meu Boletim de Desempenho?

Assim como tudo relacionado ao Enem, não há mistérios para acessar o resultado. O Boletim de Desempenho será liberado no site oficial do exame e para acessá-lo, basta entrar com o CPF e a senha na Página do Participante.

Importante frisar que o Boletim não apresenta a média do aluno e sim as notas individuais em cada uma das cinco provas realizadas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Redação
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Além do Boletim, um outro resultado muito aguardado poderá ser acessado pelos concorrentes: o espelho da redação. No entanto, para este detalhamento o MEC ainda não divulgou uma data específica, mas é bem provável que seja liberado em torno de um mês depois da divulgação do Boletim.

O que é o Espelho da Redação?

Também conhecido como vista, o espelho da redação é o detalhamento da correção da prova, contendo a explicação da pontuação de acordo com cada uma das cinco competências avaliativas.

No espelho, o aluno consegue identificar seus pontos fortes e fracos, além de visualizar seus erros e acertos ao longo do texto. Para quem está em busca de um parecer técnico, ler o espelho com atenção é uma ótima alternativa para aprender mais sobre os critérios da redação do Enem.

O que fazer com a nota do Enem?

Com as notas em mãos é possível avaliar para quais universidades você pode se candidatar. Veja a seguir quais processos seletivos aceitam a nota do Enem e a partir de quando estarão abertos:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo seletivo utilizado pelas universidades federais e algumas estaduais de todo Brasil. Os candidatos que desejam concorrer a uma dessas vagas devem estar atentos à abertura das inscrições, que estão previstas para abril de 2021.

Pode se inscrever no Sisu o aluno que obteve nota maior que zero, tanto na redação quanto nas provas objetivas do Enem 2020.

Prouni e Fies

Em decorrência da pandemia do coronavírus, a seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ocorrerão de forma um pouco diferente este ano.

Como boa parte das universidades iniciarão suas aulas em fevereiro, ficou definido que para o ProUni serão utilizadas as notas de 2019 e posteriormente o MEC pretende abrir uma segunda oportunidade para quem acabou de sair do ensino médio e pretende aplicar a nota do Enem 2020.

Já os candidatos ao Fies podem utilizar a melhor nota de qualquer uma das edições a partir do ano de 2010. Assim como o Prouni, as datas para inscrição devem ser liberadas antes mesmo da divulgação dos resultados do Enem por conta do início das aulas, portanto toda atenção é necessária.

Em ambas as modalidades podem se inscrever alunos que não tenham zerado a redação e que tenham alcançado ao menos 450 de pontuação média.

Ingresso direto

Respeitando critérios próprios de cada universidade, o Ingresso Direto é mais uma modalidade que aceita a nota do Enem e pode garantir a você uma passagem direto para o Ensino Superior.

Inúmeras faculdades privadas oferecem este processo seletivo, por tanto as datas de abertura do processo podem variar. Então entre nos sites e confira os editais! Não perca a chance de começar seus estudos em 2021.

Onde fazer faculdade com a nota do Enem?

Como vimos acima, tendo o resultado do Enem em mãos as possibilidades são quase infinitas. No entanto, é necessário tomar uma decisão para o seu futuro. Seja aguardar o Sisu ou tentar o Prouni, Fies ou Ingresso Direto, o que importa é escolher uma faculdade que possua ensino de qualidade.

Se você ainda não tem ideia de qual faculdade deseja fazer, nós do Guia de Carreira separamos algumas opções certificadas pelo MEC para você conferir abaixo:

Veja também: Saiba o que é o espelho da Redação do Enem 2020

E então, agora que você já sabe que horas sai o resultado do Enem já decidiu, também, onde estudar? Deixe aqui nos comentários qual faculdade e curso deseja fazer.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!